Não, não são iogurtes de laranja. São iogurtes cor-de-laranja!
Adoro batata-doce e ainda que seja um produto que associo muito mais ao Outono, na verdade vou comprando batata-doce ao longo do ano para ir matando saudades.
Num destes dias, comprei uma batata doce com polpa cor de laranja e se metade deu lugar a uma salada fantástica, a outra metade acabou por resultar neste iogurte delicioso. E como já há muito que não trazia uma receita de iogurte ao blog, achei que esta seria a altura ideal…
Resolvi juntar a esta batata-doce uma ameixa vermelha e um pêssego amarelo e acabou por resultar numa polpa de fruta bem laranja e deliciosa. Só experimentando conseguem perceber o quanto a mistura resultou.
Por aqui ainda é verão e esta cor fantástica faz-me lembrar isso mesmo, mesmo que já esteja a trabalhar e estes sejam os primeiros iogurtes que vou levar na marmita na primeira semana de trabalho. Espero que me tragam a força necessária para entrar com o pé-direito, cheia de energia!
_________________________
Iogurte laranja
[fez 8 iogurtes]
Ingredientes:
- 1 litro de leite meio gordo
- 1 iogurte natural
- 30 gr de leite em pó
- 80 gr + 20 gr de açúcar
- ½ batata doce cozida (120 gr de polpa)
- 1 pêssego + 1 ameixa (150 gr de polpa)
Preparação:
Coloque no copo da Bimby a batata doce cortada em cubos, o pêssego e a ameixa descascadas e cortadas em pedaços. Junte 80 gr de açúcar e pique 3 segundos, velocidade 5. Com uma espátula baixe os resíduos e programe 5 minutos, 90º, velocidade 2. Retire para uma taça e deixe arrefecer.
Sem necessitar de lavar o copo, junte 120 gr da polpa de fruta e batata que acabou de fazer, o leite, o iogurte, o leite em pó e 20 gr de açúcar. Programe 4 minutos, 50º, velocidade 4.
Distribua o iogurte por frascos de iogurte esterilizados e abafe bem com uma manta polar durante cerca de 12 horas.
Depois de estarem sólidos coloque os iogurtes no frigorífico e distribua a polpa de fruta e batata reservados por cada copinho.
Alternativa de preparação:
Coloque a batata doce cortada em cubos, o pêssego e a ameixa descascadas e cortadas em pedaços e 80 gr de açúcar num robot de cozinha e desfaça. Se preferir, use a varinha mágica. Coloque esta polpa num tachinho e leve ao lume até começar a fervilhar. Assim que levante fervura, retire para uma taça e deixe arrefecer.
Sem necessitar de lavar o tacho, junte 120 gr da polpa de fruta e batata que acabou de fazer, o leite, o iogurte, o leite em pó e 20 gr de açúcar. Deixe aquecer até que sinta que o líquido está morno, isto é, se colocar um dedo dentro do líquido sente quente mas não ao ponto de ter de retirar por estar a queimar.
Distribua o iogurte por frascos de iogurte esterilizados e abafe bem com uma manta polar durante cerca de 12 horas.
Depois de estarem sólidos coloque os iogurtes no frigorífico e distribua a polpa de fruta e batata reservados por cada copinho.
______________________
Olá,
ResponderEliminarFicaram com um aspecto maravilhoso.
Cá também se fazem iogurtes caseiros.
Beijinhos,
Clarinha
http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt
Eu adoro iogurte caseiro, esse tem um aspecto delicioso, adorei
ResponderEliminara maneira que vc preparou.
Bjs