Avançar para o conteúdo principal

A amizade e os pedidos inusitados

Quando se tem um blog por vezes surgem pedidos inusitados. Ou melhor, quando gostamos de comer e por vezes fazemos doces para levar aos colegas de trabalho, com quem partilhamos as refeições, sujeitamo-nos a pedirem-nos coisas… diferentes. E quando damos conta temos já uma lista imensa onde consta uma delicia de banana (e eu não gosto de banana) e um bolo de chocolate sem farinha de trigo, sem ovos e sem leite (para alguém que é alérgico a tudo isto, mas ama chocolate)…

Ano e meio depois, resolvi fazer a delicia de banana… Tinha 3 bananas na fruteira a olhar para mim, estava com a uma neura enorme porque o dia de trabalho tinha sido DAQUELES e quem me tinha pedido para fazer este doce é um amigo com quem me identifico bastante e que achei que estava a precisar MESMO de um doce.

E às 22:30 de um dia da semana lá resolvi avançar e guiando-me pela referência da internet que ele me tinha dado, lá consegui fazer algo parecido…

Na verdade, foi um doce que se fez muito rapidamente e eu estava tão cansada que dormi a noite inteira! Valeu a pena!

Realmente é um doce bem interessante, mesmo para quem não aprecia banana. Da próxima vez talvez experimente com outra fruta, maçãs por exemplo. Mas gostei. Assim como quem me ‘encomendou’ o doce, o que me deixou muito contente.

Porque cozinhar é também isto, explicar aos outros para quem cozinhamos que estamos lá para o que der e vier e que no fim, tudo vai correr bem.

_______________________________

Delícia de banana


Ingredientes:


Para a banana caramelizada:

- 200 gr de açúcar

- 100 gr de água

- 3 bananas (450 gr)


Para o creme:

- 400 gr de leite condensado

- 400 gr de leite

- 2 colheres de sopa rasas de Maizena

- 2 gemas de ovo (L)


Para o suspiro:

- 2 claras de ovo (L)

- 5 colheres de sobremesa de açúcar

- 1 colher de chá de fermento para bolos


Preparação:

Comece pelo caramelo. Coloque a água e o açúcar numa frigideira e, sem mexer, espere até começar a ganhar um tom acastanhado. Junte lentamente as bananas em rodelas. Deixe alourar cerca de 3 a 4 minutos até que a banana se ligue com o caramelo. Coloque num tabuleiro de forno.

No copo da Bimby coloque os ingredientes para o creme e programe 12 minutos, 100 graus, velocidade 3. Caso não esteja suficientemente grosso, programe mais 3 minutos.

Distribua este creme por cima da banana.

No copo da Bimby bem limpo e seco, aplique a borboleta, coloque as claras e programe 3 minutos, velocidade 3 e ½. A meio do tempo junte as colheres de açúcar, uma a uma e no final a colher de fermento.

Espalhe este merengue por cima do creme e leve ao forno por 8 minutos ou até o merengue estar bem lourinho.

Assim que estiver frio, coloque no frigorífico. Coma bem fresquinho.


Alternativa de Preparação:

Comece pelo caramelo. Coloque a água e o açúcar numa frigideira e, sem mexer, espere até começar a ganhar um tom acastanhado. Junte lentamente as bananas em rodelas. Deixe alourar cerca de 3 a 4 minutos até que a banana se ligue com o caramelo. Coloque num tabuleiro de forno.

Num tachinho coloque os leites e leve ao lume até começar a querer ferver. Numa tigela, misture as gemas com a Maizena, tentando desfazer bem para não ganhar grumos. Vá juntando aos poucos um pouco de leite quente, mexendo bem.

Depois da mistura estar bem homogénea e não corremos o risco de as gemas cozerem, vá juntando a gemada ao resto do leite que está ao lume. Mexa bem, em lume brando, até engrossar.

Distribua este creme por cima da banana.

Bata as claras em castelo e quando começarem a montar junte as colheres de açúcar, uma a uma e no final a colher de fermento.

Espalhe este merengue por cima do creme e leve ao forno por 8 minutos ou até o merengue estar bem lourinho.

Assim que estiver frio, coloque no frigorífico. Coma bem fresquinho.

_________________________

Receita baseada no site www.tudogostoso.com.br

_________________________

 

 

 

 

 

Comentários

  1. Quando estamos de "neura" nada melhor do que uma fuga para a cozinha para prepararmos algo do nosso agrado. A receita parece-me fantástica... espero que tenha ajudado a aliviar a neura.. eh eh eh.

    ResponderEliminar
  2. Sei exactamente o que sentes hehe :)
    Quanto à sobremesa, uma agradável surpresa, parece uma delicia :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  3. Nunca foi muito apreciadora de bananas mas comecei á pouco a comer uma todos os dias .
    Acho que ia gostar desta sobremesa , achei simples de fazer e gostei muito do aspecto
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  4. Identifico-me em cada palavra que escreves... eheh. Pedidos desses são o meu dia-a-dia. Mas de vez em quando sabe bem ceder a esses pedidos e satisfazer o paladar de alguém, mesmo que seja com ingredientes que não gostamos. Porque a cozinha é mesmo isso, experimentar, ensair e surpreender, porque como dizes e muito bem, no final, tudo vai correr bem. :)
    E esse doce ficou com muito bom aspecto e acredito que tenha sido muito apreciado.
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…