Sou gulosa por pratos que me encham a alma, não o escondo. Busco sempre a perfeição e as expetativas acabam quase sempre por me tornar demasiado crítica em relação ao que como, seja da minha autoria ou não.
Mas tenho tendência a achar que são os pratos que mais tempo demoram a fazer que mais próximo da perfeição estão. Recentemente descobri que não é necessariamente verdade.
O prato que hoje apresento é num abrir e fechar de olhos que se faz, é belíssimo e, se não disserem aos convivas, os ingredientes que contém, estou certa que os hummmmms e os elogios rasgados serão mais que muitos.
E no final da refeição, depois de desvendar o segredo, vai acabar por converter mais um. Cá em casa foi assim… As caras feias para o mexilhão são sempre mais que muitas, mas depois lambem os dedos quando este prato vai para a mesa. Aceitam o desafio??
É esta a minha irreverente sugestão com peixe para mais uma edição do Dia um... Na cozinha! Acho que vai surpreender!
_____________________
Filetes de peixe com molho de açafrão e mexilhão
[serve 4 pessoas]
Ingredientes:
- 4 filetes de linguado
- 60 gr de mexilhões
- Sal qb
- Azeite qb
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 talo pequeno de aipo
- 200 ml de natas ligeiras
- 1 colher de chá de açafrão em pó
- ½ malagueta
- 1 mão cheia de tomates cereja
- Manjericão qb
Preparação:
Coloque os filetes na varoma e tempere com um pouco de sal. Coloque o tabuleiro da varoma por cima e distribua o miolo de mexilhão que irá cozinhar ao mesmo tempo. Coloque cerca de 1 litro de água no copo e programe 15 minutos, varoma, velocidade 1.
Findo o tempo, retire e reserve. Escorra a água do copo e coloque a cebola, os dentes de alho e o talo do aipo. Adicione um fio de azeite e pique 5 segundos, velocidade 5. Baixe os resíduos com a espátula e programe 5 minutos, varoma, velocidade 1.
Adicione o açafrão, o miolo de mexilhão cozido (guarde 12 para empratar), as natas e a malagueta e processe 10 segundos, velocidade 5. Baixe os resíduos, retifique temperos e programe 3 minutos, velocidade 2, 100º.
Quando servir, coloque os filetes no prato, regue com o molho e distribua o tomate cereja cortado ao meio, 3 mexilhões por prato e algumas folhas de manjericão.
Alternativa de Preparação:
Cozinhe ao vapor os filetes, temperados com um pouco de sal, e o miolo de mexilhão. Assim que estiverem cozidos, reserve.
Pique a cebola, os dentes de alho e o talo do aipo miudinhos e refogue com um fio de azeite. Adicione o açafrão, o miolo de mexilhão cozido (guarde 12 para empratar), as natas e a malagueta e reduza estes ingredientes a puré. Retifique temperos e deixe cozinhar em lume brando cerca de 3 minutos.
Quando servir, coloque os filetes no prato, regue com o molho e distribua o tomate cereja cortado ao meio, 3 mexilhões por prato e algumas folhas de manjericão.
_____________________
Oh Sónia,
ResponderEliminarEu cá adoro mexilhão mas este teu prato deve ser deveras delicioooooooooooooooooooooso e que requintada está esta apresentação. Adorei. Bjs
Gostei bastante da apresentação, que maravilha!
ResponderEliminarTêm um aspecto maravilhoso...e apresentação muito bonita, dispenso os mexilhões, de resto perfeito! :)
ResponderEliminarBeijinhos*
Adorei a tua sugestão ,além de ter tudo para me agradar tem um apresentação de dar água na boca
ResponderEliminarbjs
Embora não seja grande apreciadora de mexilhõs, esta apresentação é bastante sugestiva. ;)
ResponderEliminarAdorei!
Bjs
Margarida
Sónia,
ResponderEliminaracredito que ouças elogios a este pratinho delicioso e tão bem apresentado.
Adoro os sabores que contem e o peixe escolhido é perfeito.
As fotos abrem-nos o apetite de imediato
Excelente apresentação! Gosto muito de todos esses sabores que combinaste nesta receita.
ResponderEliminarBeijinhos, Paula
Está com um aspeto fantástico! Deve ter ficado uma delícia. beijinhos
ResponderEliminarhttp://nacozinhadasara.blogspot.pt/
Olá,
ResponderEliminarGostei da apresentação mas eu sou das esquesitas e não sei se consegui-a comer o mexilhão mas o peixinho ia todo.
Beijos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/
Excelente apresentação e deve ter ficado bem delicioso.
ResponderEliminarBjs.
paula
Esse molho deve ser delicioso, ficou um prato lindo!
ResponderEliminarBeijinhos
Fiquei com vontade de experimentar esta receita mas, tenho uma dúvida, os mexilhões usados foram frescos ou congelados? Obrigada pela partilha!!
ResponderEliminarFiquei com vontade de experimentar esta receita mas, tenho uma dúvida, os mexilhões usados foram frescos ou congelados? Obrigada pela partilha!!
ResponderEliminarOlá Clara. Costumo usar congelados com concha. Quando consigo arranjar frescos de confiança, opto sempre por frescos. Um beijinho e obrigado pela visita
Eliminar