Adoro pães brancos. Por mais que tente evitar comê-los ou substituí-los por pães mais integrais, com mais fibra, a verdade é que nada me deixa mais a salivar do que pão branco, seja ele qual for… É insubstituível.
Consigo reduzir açúcar e gordura nos bolos, adicionando abóbora, beterraba ou curgete, consigo fazer bacalhau à Brás sem batata, consigo fazer quiches sem base, mas não consigo de todo substituir o pão branco… Paciência.
Para aqueles que lutam com o mesmo problema, rendam-se e façam este pão. Acho que irão perceber a razão porque jamais se consegue criar um substituto para algo assim, que os deixe da mesma forma saciados. Adoro este pão e o padeiro cá de casa esmera-se a cada fornada.
Este tipo de pão tem uma massa bastante líquida, que se agarra aos dedos. Não desespera, é mesmo assim. Vai ver que o resultado final ultrapassa todas as expetativas.
Este pão chama-se Ciabatta por ter uma forma de chinelo e como é lógico tinha de ser rebatizado cá em Portugal e é comum ver algumas grandes superfícies ou padarias chamarem-lhe "chapatas". Sempre imaginativos…
_________________________
Ciabatta
[fez 4 ciabattas]
Ingredientes:
- 500 gr de farinha T65
- 40 ml de azeite
- 400 ml de água morna
- 10 gr de Fermipan
- Sal qb
- semolina qb
Preparação:
Misture a farinha com o sal. Reserve.
Misture o fermento com a água e o azeite, até dissolver. Reserve.
Coloque o gancho de amassar na batedeira e coloque os ingredientes secos e junte os líquidos. Amasse bem por cerca de 15 a 20 minutos até que a massa fique bem lisa e elástica, mas ainda assim pegajosa.
Coloque a massa num recipiente untado com azeite e tape com película aderente. Deixe crescer cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume. Findo o tempo, dobre as pontas da massa para o centro, delicadamente, e volte a deixar repousar mais 1 hora.
Findo este tempo, a massa deve ter crescido bem e ter bolhinhas.
Pré-aqueça o forno a 220º.
Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha e semolina e transfira a massa o mais cuidadosamente possível para manter as bolhas de ar.
Divida a massa em 4 porções. Sem mexer em demasia na massa, estique cada pedaço e tente manter uma forma quadrada. Coloque no tabuleiro onde irá cozer o pão. Deixe repousar mais 10 minutos e leve o pão ao forno por cerca de 25 minutos ou até o pão estar cozido (batendo na base fará um som oco). Deixe arrefecer sobre uma rede.
_________________________
Receita inspirada em Paul Hollywood.
_________________________
Que maravilha de pão. O aspeto não engana. Em tempos comprei chapatas mas eram pães pequenos e baixos, tinham mais côdea do que miolo. Adoro pão, fiquei com água na boca.
ResponderEliminarBeijinho
Bom fim-de-semana
http://anelnacozinhadasmaravilhas.blogspot.pt/
Que maravilha!
ResponderEliminarFicou com uma textura fantástica :)
Olá :)....
ResponderEliminarExcelente sugestão :D....
Beijocas
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/