Quem gosta destas coisas de cozinha por certo conhece as reclamações das pessoas com quem coabita, "porque a TV só conhece o canal 24 Kitchen?" Certo? Cá por casa, na verdade, as três televisões parecem ter avariado no Disney Júnior, mas assim que a reguila sai de cena, imediatamente o canal muda para o preferido - 24 Kitchen!
Dos muitos programas que me prendem a atenção, há um prefiro que partilho com a minha cara metade e padeiro cá de casa - um programa sobre pão feito pelo Paul Hollywood que tem inúmeros livros sobre pão editados.
Todos os episódios são religiosamente gravados, porque a ditadora Joana nem sempre me deixa ver e assim posso revisitar um pouco mais tarde. Mas num destes dias ela chegou à sala e apanhou-me a ver o programa em que ele ensinava a fazer baguetes e a Joana pôs-se ao meu lado a ver o programa até ao fim, totalmente extasiada pelo pão que via fazer na TV.
Engraçado como uma criança de 4 anos, quando não vê desenhos animados, fica tão atenta a ver programas de culinária. Na verdade até gosta! É mesmo um amor de criatura........
Pois no final deste programa, obriguei o marido a vê-lo, porque se é ele o padeiro, é ele que tem de o ver! Claro que inventou logo a desculpa que não tinha o tabuleiro necessário para cozer e assim nasceu mais uma ida à César Castro. [Que chatice, hehehe.]
E assim que chegamos a casa, de mangas arregaçadas, nasceram as melhores baguetes que já experimentei. Realmente não há como comer o pão acabado de fazer...
E porque esta receita é mesmo soberba, é com ela que decidi participar nesta edição do "Dia um... Na cozinha" cujo tema, já se vê, é o pão.
_____________________
Baguetes
[faz 4 baguetes]
Ingredientes:
- 500 gr de farinha T65
- 1 pacote de fermipan
- 370 ml de água morna
- 1 colher sobremesa de sal
- azeite qb
Preparação:
Coloque todos os ingredientes, excepto o azeite, numa batedeira (com as varas de amassar) e amasse bem, por uns 10 minutos. Este é o tempo necessário para que a massa consiga ficar bem elástica.
Num recipiente coloque um fio de azeite e coloque a massa a levedar dentro dele coberto com película aderente por 1 hora.
Findo o tempo, unte uma bancada de trabalho e divida a massa em 4 doses. Dê a cada porção o formato de baguete e coloque no tabuleiro (usei o que vêem nas fotos, próprio para o efeito, para deixar a baguete bem crocante). Tape com película aderente e volta a levedar mais 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 220º e coloque um tabuleiro com água para criar vapor enquanto o pão está a ser cozido. Dê dois cortes diagonais em cada baguete, polvilhe com farinha de milho e leve ao forno por 20/25 minutos, dependendo se gosta mais ou menos cozidas.
Retire do forno e deixe arrefecer bem em cima de uma rede. Estão cozidas na perfeição se lhes bater por baixo e o som for oco.
______________________
Ficaram lindas as tuas baguetes amiga!
ResponderEliminarBeijinho e bom feriado!
Ficaram fantásticas
ResponderEliminarOla Sonia
ResponderEliminarque fantasticas que ficaram as tuas baguetes, uma receita bem simples que fica com uma textura excelente... vou roubar a receita!!!!
Beijocas
Margarida
Que lindas!!! Vê-se que têm uma crosta estaladiça,mas que o interior é macio e fofo. Estão perfeitas e parecem de compra.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Também vi um episódio desses em que as baguetes eram o tema (o mesmo que tu, certamente) e adorei, fiquei completamente a babar em frente à Tv ;) hehe E cheia de vontade de ir para a cozinhar produzir umas iguais...mas ainda não foi desta ;) Ainda bem que te decidiste a sério a fazê-lo porque ficaram um espetáculo :)
ResponderEliminarBeijinhos e bom feriado *
Vânia
Lindas! Ficaram como devem ser: macias por dentro, leves e estaladiças por fora.
ResponderEliminarBeijinhos
Que aspecto excelente! Apetece mesmo ir a correr buscar a manteiga :)
ResponderEliminarBeijinhos, Paula
http://cookit-simple.blogspot.pt
Ficaram uma perfeição, essas baguettes! Devem ser uma delícia!, Não sabia que requeriam formas próprias...
ResponderEliminarBeijinhos
Que aspecto delicioso Sónia! Devem ser muito saborosas mesmo!
ResponderEliminarDeve-se evitar as idas à César Castro até mesmo online:) tem coisas realmente de perder a cabeça, estou à espera de uma tarteira rectangular de lá.
ResponderEliminarTambém adoro o Paul e tenho apenas um livro dele.
Ficaram lindas, simples mas deliciosas.
beijos
Estas baguetes têm um aspecto maravilhoso! Leve e e com interior fofo!
ResponderEliminarNão sabia que havia formas para as ditas! Obrigada pela partilha!
beijinhos e bom fim de semana
Um pão delicioso, quentinho com manteiga, até nos esquecemos, e não paramos de nos deliciar-mos.
ResponderEliminarBjs.
Paula
Ola,
ResponderEliminarParabens pela tua participação, ficaram umas baguetes deliciosas.
Bjinho
Katia
http://entretachosebimby.blogspot.pt/
Ficaram mesmo boas! Já experimentei a receita,mas a massa ficou demasiado fluída...e o formato não ficou como eu queria...Mas as tuas ficaram lindas!
ResponderEliminarParabéns, Sónia!
Beijinho
Sílvia
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/
Aiiiii Sónia.. que maravilha de baguetes... estou a babar.. :)
ResponderEliminarbeijinhos e bom fim de semana
Olá Sónia,
ResponderEliminarque lindas baguetes, perfeitinhas e a pediram para virem para a minha mesa :)
Adorei e vou ficar com esta receita :)
Bjns
Isabel
Gosto bastante de baguetes, e estas tem um aspecto bem crocante, e não conhecia este tabuleiro para baguetes.
ResponderEliminarBjs
Parabéns, estão com um aspeto delicioso.
ResponderEliminarOlá Sónia!
ResponderEliminarFinalmente consegui vir espreitar as tuas baguetes! Que o Paul Hollywood é uma inspiração ninguém duvida. Se há alguém que percebe de pão é ele. Eu adoro pão e adoro o programa, fico com vontade de fazer quase tudo. ;)
Olha, nunca fiz baguetes, mas é um pão que adoro, pela sua versatilidade. Dá para sandes, bruschettas, para tostar, sei lá, gosto muito. E depois de ver as tuas, que ficaram com uma cor linda, fiquei ainda com mais vontade de experimentar. Talvez um destes dias...
Desconhecia que existia um tabuleiro para baguetes, as coisas boas que aprendemos por aqui. E sim, a Cesar Castro é uma perdiçao, adoro. ;)
Beijinho.
Adoro baguetes! :) Estas estão com um aspeto delicioso ;)
ResponderEliminarUma receita a experimentar, o tabuleiro das baguetes é uma excelente ideia.
Bjs
Margarida
Que belas baguetes
ResponderEliminarQue bonitas ficaram!
ResponderEliminarEu adoro o Paul Hollywood e estas tuas baguettes são mesmo magníficas!!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.
Onde encontro esse tabuleiro para baguetes? Tem um nome específico?
ResponderEliminarOlá ATorres. Conheço-os por tabuleiros de baguetes e podem ser adquiridos na loja César Castro em Lisboa e Porto. Também pode ser adquirido online mas não sei como funciona o envio :-(. Espero ter ajudado. Um beijinho e obrigado pela visita
EliminarOlá. que lindas baguetes. Um bom ano.
ResponderEliminarPode dizer-me o preço desses tabuleiros, por favor?
Obrigada
http://bimbexpress.blogspot.pt
ola suspiro! Na
EliminarPagina custa 8,60. http://www.cesar-castro.pt/Catalogos/FichaArtigo.aspx?ID=119E824804
Alguém sabe onde posso comprar um tabuleiro de baguete?
ResponderEliminarquero muito um :-)
Lena pode comprar na César Castro n referência que está no comentário em cIma. Tb pode encontrar nAs lojas casa
Eliminar