Tudo começou no Natal… No Natal ofereci uns miminhos a alguns amigos e familiares. Coisas feitas por mim, na minha cozinha e que me dão muito prazer oferecer nesta época.
Pois a Maria e o Dionicio, do restaurante Dominicano “Recuerda Amor”, de que somos fãs, retribuíram com um doce de laranja selvagem feito à maneira dominicana.
Nós amamos e não descansamos enquanto não o deitamos abaixo. Um dia e meio depois de o recebermos e devorarmos sabíamos que tínhamos de fazer algo idêntico em casa. E depois de muito pesquisar resolvi fazer uma receita antiga do Chef. Silva que fui buscarAQUI.
Claro está que aproveitei que estava a fazer, para fazer uma grande quantidade para ir oferecendo. Mas quem quiser fazer menos quantidade, já sabe que utiliza o dobro do peso da fruta de açúcar e de água. Fica uma delícia……….
_______________________
Doce de laranja inteira
Ingredientes:
- 1,850 kg de laranjas de casca fina
- 3,500 kg de açúcar
- sumo de 2 limões
- 3,5 l de água
Preparação:
Lave bem as laranjas esfregando-as bem para sair o encerado da casca, já que vai utilizar a fruta inteira no doce.
Fatie as laranjas em rodelas bem finas e corte cada rodelas em 4, formando pequenos triângulos. Coloque numa panela grande e cubra com água. Deixe repousar durante 8 horas.
Findo o tempo leve ao lume a cozer até que as cascas estejam moles (cerca de 2 horas, reduza para metade se tiver menos quantidade de laranjas).
Junte o açúcar e o sumo de limão e deixe cozinhar até que o doce atinja o ponto (cerca de 1 hora e meia/2 horas).
Verta para frascos esterilizados e coloque-os de cabeça para baixo até arrefecer (para fazer vácuo).
_____________________
Parece delicioso esse doce!
ResponderEliminarTem um aspeto maravilhoso!!! e deve ser tão bom.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Hmmm parece-me delicioso!!! Beijinhos
ResponderEliminarOlá Sónia ficamos muito contentes por terem apreciado o doce de laranja selvagem dominicano e ainda mais, que tenha impulsionado a confecção do doce, que agora nos apresentam. Obrigada e beijinhos Maria e Dionicio
ResponderEliminarAbsolutamente fabuloso este doce de laranja e a textura é fabulosa!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.