Se há algo que seria capaz de comer todos os dias? Há! Massa! Não interessa qual, não há nenhuma de que não goste.
Na verdade a massa é daqueles ingredientes chave que têm o condão de se prestar a qualquer ocasião e das entradas às sobremesas, de um almoco entre amigos a uma jantar mais formal, pode-se fazer um verdadeiro festim. Simples, com peixe, com carne, com vegetais, honestamente, não me interessa. Gosto de todas!
E quando a primavera teima em não chegar, quando ficamos por casa enroscados no sofá, quando não nos apetece sair para jantar, mas também não apetece passar horas na cozinha, às vezes saem receitas de babar. Esta é uma delas. O doce do tomate, o exótico do camarão, o salgado do parmesão e o acre das nabiças. Uma combinação deliciosa...
E quando terminamos a refeição, voltamos a aconchegarmo-nos no sofá, num ruminar satisfeito e preguiçoso que só uma boa massa e uma boa companhia proporcionam.
_________________________
Tagliatelle com camarão e nabiças
[serve 2 pessoas]
Ingredientes:
- 8 a 10 camarões de bom calibre
- 2 tomates granditos maduros
- 2 mãos cheias de nabiças (mingam bastante)
- 1 cebola pequena
- 4 dentes de alho
- azeite qb
- sal qb
- lascas de parmesão qb
- massa tagliatelle qb
Preparação:
Descasque o camarão e com uma faca abra as costas de maneira a retirar a tripa. Tempere com um pouco de sal e salteie num fio de azeite. Retire e reserve.
Pique os alhos e a cebola e coloque na frigideira onde salteou os camarões com um pouco mais de azeite. Assim que comece a amolecer junte o tomate cortado em pedaços, sem casca e sem sementes. Deixe o tomate cozinhar uns 10 minutos em lume brando.
Junte ao tomate as nabiças bem lavadas e cortadas em juliana (não precisa de ser muito fina) ou, caso sejam tenras e de folhas pequenas, basta só adicionar. Deixe cozer o tempo necessário para que fiquem tenras (depende muito, mas normalmente 10 minutos). Junte os camarões.
Numa panela com água e sal, coza tagliatelle, ou esparguete se preferir (já fiz as duas versões e gostamos de ambas).
Findo o tempo de cozedura, reserve um pouco da água e escorra a massa. Junte o tomate, nabiças e camarão e misture bem na massa. Junte um pouco da água da cozedura se necessário.
Distrua pelos pratos de servir e polvilhe com lascas de parmesão a gosto.
________________________
Ai eu também, para minha desgraça adoro massa!
ResponderEliminarGostei da tua sugestão, também eu sou fã de massas!
ResponderEliminarOlá, querida Sónia!
ResponderEliminarLike!!! Eu sou igual a ti neste aspecto... Adoro massa! E com este tempo só apetece comidinha assim, para mal dos nossos pecados.
Um grande beijinho e bom domingo,
Ana
http://danossacozinha.blogspot.pt
Olá Sónia: embora não seja tão "fanática" quanto a massas, gostei imenso do aspeto do teu pratinho. Confesso que, de vez em quando, sabe mesmo bem.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Nada me satisfaz mais que um belo prato de massa e esta receita tem um aspecto fantástico
ResponderEliminarConcordo, eu tb acho que conseguiria comer massa todos os dias.
ResponderEliminarBjs