Avançar para o conteúdo principal

Dia um... Na cozinha! - 11ª edição

Este mês foi um mês de algumas avarias... Bolos, sobremesas, enfim... Quando saiu o tema deste mês do "Dia um... Na cozinha!" Pensei logo para mim mesma que não ia participar! Doces conventuais?? Logo este mês?? Acho que vou mesmo ficar de fora...

Mas ontem não aguentei de remorsos... E mesmo depois de 200 km de viagem e muita roupa para tratar (acho que sabem do que falo) lá resolvi ir para a cozinha. Se era para participar que participasse com a minha sobremesa preferida - leite creme. Amo leite creme com todos os meus poros... Não aquele leite creme tipo pudim, que parece de pacote, engrossado com maizena ou farinha comum. Não... Gosto do leite creme com sabor a limão, engrossado com gemas, gemas de ovos de galinhas a sério. Um leite creme amarelinho, queimado pouco antes da primeira colherada. Hummmmmm... Depois da primeira colherada pouco ou nada há a dizer...

____________________

Leite creme

[faz 5 taças]


Ingredientes:

- 1/2 litro de leite gordo do dia

- 8 a 12 gemas XL (quantas mais gemas levar, mais consistente irá ficar)

- 150 gr de açúcar

- 1 vagem de baunilha

- casca de meio limão


Preparação:

Leve ao lume o leite com as sementes de uma vagem de baunilha e a casca de limão (só a parte amarela). Assim que levantar fervura, conte 2 minutos e deixe em infusão mais 10 minutos.

Bata as gemas com o açúcar, até ficar um creme fofo. Junte um pouco de leite e mexa bem para que as gemas não cozam. Junte a gemada ao leite e mexa bem e leve ao lume, em banho-maria, até engrossar, sem nunca levantar fervura. Se tiver um termómetro, é até chegar aos 85º. Se não tiver, é até cobrir as costas da colher de pau.

Retire e coloque em gelo para arrefecer. Coloque em tacinhas no frio e antes de comer, polvilhe com açúcar (branco ou amarelo) e queime.

____________________

Receita inspirada num receita ensinada no curso de sobremesas da Academia Feed Me.

_____________________

 

Comentários

  1. Adoro leite creme ... adoro! E é assim mesmo, queimadinho e tudo!
    Excelente participação amiga !
    Beijinho doce e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. E que lindo leite creme trouxeste, amiga, valeu a pena o esforço porque decerto que todos se lambuzaram com ele e nós com as tuas fotos ! :)
    Muito obrigada pela tua participação e por teres decidido estar connosco em mais esta edição !

    Um grande beijinho *

    ResponderEliminar
  3. Adoro e muito raramente faço.
    Esse ficou uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Uma delicia, bem amarelinho e queimadinho como eu gosto.

    Boa escolha.
    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que participaste, pois um leite creme destes é sempre bem vindo. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Essa tacinha, com esse torradinho no topo delicioso, está mesmo a chamar por mim :)
    Participações destas são sempre bem-vindas para nos encher os olhos e nos fazer crescer água na boca :)
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que participaste!!! ;) Ficou bem bonito!!!

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que participaste, que desperdício seria não ver estas lindas tacinhas de leite creme :)
    Também adoro e assim queimadinho fica delicioso
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Já comia uma tacinha dessas :) adoro leite creme e queimadinho, então, nem se fala!
    Beijinhos, Paula
    http://cookit-simple.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. hummm que maravilha... quero 2 para a sobremesa se faz favor.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Adoro! Ficou perfeito! Levo duas tacinhas. Estão irresistíveis. ;)

    Beijinhos. :*

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro leite-creme, feito pelas mãos da minha tia...o que me faz lembrar o Natal, época em que ela faz travessas desse doce para delírio de toda a família! O sabor e a textura do creme dela, nunca encontrei em lado nenhum, além de ter uma crosta de açúcar e canela queimada por cima, que o torna único, para mim :)
    Esta tua receita também é muito singular, deve ser uma delícia! E sim, ovos de galinha a sério, é mesmo o requisito mais importante para um doce assim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Tem um aspecto delicioso :)

    https://www.facebook.com/entretralhasepanelas

    ResponderEliminar
  14. Uma sugestão deliciosa para este dia 1.... Adorei!
    Bjs
    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Adoro leite creme e este teu está super apetitoso e lindo nos copos.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  16. Este é o leite creme perfeito, sem farinha... adoro! Ficou lindo, uma cor maravilhosa e o açúcar mesmo como eu gosto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que aspeto delicioso tem o teu leite creme... evtal como tu gosto dele caseiro e nap desses preparados de super mercado!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  18. Adoro leite creme! As tuas taças estão lindas e deve estar delicioso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá Sónia!
    Não sendo das minhas sobremesas preferidas, não consigo dizer que não a uma linda taça de leite creme como as tuas. Gosto tanto de sentir aquela camada de caramelo crocante. Uma delicia. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito...especialmente dessa crosta por cima!
    Bela escolha, Sónia!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Com essa descrição, este leite creme deve ser mesmo maravilhoso... Gostei muito!

    Beijinhos,
    Raquel
    http://amor-as-camadas.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…