Avançar para o conteúdo principal

.

Tapioca

No outro dia, por acaso, encontrei tapioca na secção gourmet do Continente. Ja há que tempos que andava mortinha por experimentar. E confesso que nem fazia ideia do que eram, na verdade, estes grãos.

Um amigo tinha-me dito que quando era pequeno a mãe usava estes grãos na canja, em substituição do arroz ou da massinha, mas também já tinha lido que a utilização mais comum é em sobremesas...

Na embalagem referem o que são bolinhas de tapioca, que são, na verdade bolinhas de mandioca, e explicam como devem ser preparadas e cozinhadas e basicamente segui as instruções, com algumas adaptações minhas. Assim que percebi que no final seria suposto assemelhar-se à forma como se faz arroz doce ou aletria, acabei por converter um pouco a minha receita familiar destes doces a esta nova iguaria.

Pois correu muito bem e gostamos bastante cá por casa. É uma sobremesa totalmente despretensiosa, muito simples, mas nem por isso, menos recomendada a ser experimentada. Gostamos! Será para repetir com toda a certeza!

________________________

Tapioca

[fez 8 taças]


Ingredientes:

- 120 gr de grãos de tapioca

- 100 gr de açúcar

- 800 gr de leite

- 1 casquinha de laranja

- 1 casquinha de limão

- 1 pau canela

- 3 gemas de ovo L

- 1 pitada de sal

- canela em pó qb


Preparação:

Coloque os grãos de tapioca de molho, como se fosse uma leguminosa, mas apenas por duas horas.

Findo o tempo escorra a água e coloque num tacho com todos os ingredientes, excepto as gemas. Deixe levantar fervura e conte uns 5 minutos.

Numa tigela à parte misture as três gemas e junte-lhes uma colherada do creme quente e mexa bem. Aos poucos junte as gemas à tapioca, já fora do lume, e mexa bem para que as gemas se misturem com o creme e não cozam separadas.

Verta para as tacinhas e polvilhe com um pouco de canela em pó a gosto.


Nota: em termos de sabor final, fica muito semelhante ao arroz doce e à aletria. No entanto, não deixa de gerar alguma curiosidade nos miúdos e graúdos pelo aspecto redondinho.

____________________

 

Comentários

  1. As tacinhas com canela estão lindas. Adoro tapioca bem fresquinha.
    Era a sobremesa que a minha mãe me deixava fazer soznha em criança.
    Agora que tenho duas, elas não gostam :( , mas continuo a fazer :)
    Bjinhs

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    A Tapioca pode ser encontrada na secção das Farinhas, e de certeza que será bem mais barata do que essa que compraste, na secção Gourmet do Continente.
    Eu adorava e adoro tapioca, pois a minha mãe fazia-me muito para o lanche, quando era criança. Entretanto, há pouco tempo, quando encontrei no supermercado, voltei a comprar para matar saudades e já fiz um creme de tapioca, para sobremesa que ficou delicioso. As tuas tacinhas de doce deixaram-me com água na boca :)
    Bjnhs
    Romã :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho a menor duvida! Já vou dar uma vista de olhos na próxima visita ao super!

      Obrigado!

      Eliminar
  3. Nunca provei Tapioca ou mandioca, mas só pelo aspecto já me convenceu. O arroz doce é das minhas sobremesas preferidas e o aspecto parece-me semelhante, estou por isso tentado a experimentar. ;)
    beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Célio, para mim é muito idêntico a arroz doce... Ainda que prefira arroz doce :-). Mas acho que vais gostar, é muito interessante

      Eliminar
  4. Comi tapioca a primeira vez há uns 15 dias em casa de uma amiga brasileira e gostei bastante.
    Essa esta com bom aspeto também.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic