Avançar para o conteúdo principal

2º Aniversário

E já passaram dois anos que me meti nesta aventura... Parece que foi ontem... Recordo-me das insistências do Mário, mas ainda mais me recordo da minha insegurança habitual que gritava "para que vais criar um blog se não vais trazer nada de novo?"

Dois anos volvidos, alguns momentos altos, outros nem por isso, este acabou por ser o veículo de muitas partilhas, frustrações e até o diário das muitas vivências cá de casa.

Nestes dois anos muita coisa aconteceu... Há dois anos atrás a minha bebé tinha dois anos e dois anos volvidos está uma menina crescida que já não usa fraldas ou chucha... Foram inúmeras as aventuras e desventuras vividas e à mesa celebramos esta felicidade que tanto nos une. Esta minha reguila, esta minha princesa, passou a participar das receitas da mãe e do pai e o que se fazia a uma mão, passou a ser feito a duas e às vezes mesmo a três...

À parte da vida familiar, mantenho dois trabalhos. No meu trabalho principal, como bancária, sinto-me mais realizada. Mas à parte o trabalho em full time, continuo a assegurar aulas de dança 4 dias por semana... Em horário pós-laboral.

No meio de tudo isto, continuo a fazer almoços e jantares diários, iogurtes e pão e a mimar a minha família pontualmente... Sim, tenho um enormeeeeee braço direito, mas confesso que tenho dias em que o stress se adensa e me leva a pensar em desistir... Do que não é essencial.

Bom... Nestes dois anos sempre tentei contextualizar todas as receitas que publiquei, indicar as fontes que me inspiravam, mesmo que a receita já nada tivesse a ver com a original, ainda que isso não evitasse que plagiassem receitas minhas, numa revista!

A cada receita, arrisquei dar um cadinho de mim, mesmo que não saiba quem me lê do outro lado, porque acredito que tenho poucos seguidores, mas são seguidores próximos, um publico alvo de amigos e colegas que seguem o que faço atentamente, alguns até provam e às vezes aprovam as experiências culinárias (boas e más) e sugerem e pedem esta ou aquela receita. É arrebatadora a sensação de sabermos que algo que criamos em horas de stress, com uma criança de volta das pernas com fome, sai bem, muito bem, é digno de parabéns e até de repetições por quem acredita nas receitas que publico.

Não tenho fotos trabalhadas, que apetem comer. Não há tempo. Não são receitas de encher o olho; cá por casa com uma criança e dois empregos não há tempo para grandes criações, na verdade, poucas vezes há tempo para pouco mais do que improvisos... Improvisos que têm corrido bem, muito por intuição, qb de inspiração, e que modéstia à parte têm evoluído positivamente...

E sempre que revejo as receitas que já publiquei, aquele sentimento que por vezes se abate sobre mim de desistir, simplesmente desaparece. Para quem não tem formação na área, para quem não tem tradição gastronómica familiar, com linhagem de cozinheiras de mão cheia, para quem não é mais do que uma simples curiosa, na verdade conquistei muito...

E porque me orgulho desse trajeto que tenho feito, não quis deixar de partilhar convosco fotos da primeira receita que publiquei no dia 25 de março de 2012. Em jeito de parabéns, a todos vocês que já fazem parte da minha vida e que me seguem desse lado, gostaria de dizer-vos que independentemente das mudanças que a vida traga, seja mais ou menos frequente a minha presença por aqui, tenciono continuar a partilhar convosco as receitas que vão fazendo sucesso cá por casa e as histórias que as envolvem...

Obrigado a todos. De coração.

_________________________

 

Comentários

  1. Um grande, grande beijinho de coração. Parabéns !

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns e a mim apetece-me sempre comer aquilo que tu publicas, continua assim.
    Muitos bjs, Susana

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns minha querida e ainda bem que estás aqui :)
    Venham muitos anos de partilha e coisas boas.
    Um beijinho doce

    ResponderEliminar
  4. Parabéns e que continues por mais anos
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Muitos Parabéns! E venham + 2 e + 2 e + 2... :-)

    ResponderEliminar
  6. Muitos Parabéns Sónia, que sejam muitos mais, sempre com boa disposição e bem estar.

    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Sónia, fico contente em saber que à parte este blog e as eventuais alegrias que ele te possa trazer, tens uma vida preenchida e realizada, cheia de coisas que te também, e sobretudo essas, te fazem feliz!
    Já a tua primeira receita, como tudo a que nos tens habituado, era deliciosa e original! Toucinho do céu de batata doce, se bem vi.
    Muitos parabéns e que continues assim: autêntica.

    Beijo,
    Aida

    ResponderEliminar
  8. Muitos Parabéns! Que venham muitos mais cheios de cor e sabor para deste lado podermos apreciar. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Muitos Parabéns!!!
    E que mantenhas essa garra e paxão por continuar este cantinho...porque, eu por aqui, acho que é fantástico :)
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar
  10. Muitos Parabéns!
    Eu conheci o Uma Pedra de Sal há um par de meses, e apesar de nem sempre comentar, este cantinho já se tornou visita regular de cada vez que há uma novidade! Que venham muitos mais aniversários de boas partilhas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelos dois anos e força! Continua, nós estamos aqui. :-)

    ResponderEliminar
  12. Amiga,

    Parabéns, um grande beijinho e continuação de sucesso, boas partilhas e bom convivio ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  13. Dois anos passam a voar!! E com uma vida como a tua, estar sempre presente é quase impossivel, mas tu consegues e é isso que demonstras!
    Os momentos felizes sao para partilhar e os menos felizes... Pois tb!
    Que continues a partilhar essas experiencias durante muito mais tempo!!!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns!! :)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Na verdade, mais do que parabéns pelas receitas, o que me enche de orgulho é ter-te como amiga. Porque são já muitos anos já, os que nos conhecemos e hoje estás uma mulher feita, Mãe e Esposa dedicada que convive com compromissos profissionais intensos.
    Sempre foste uma inspiração e assim continuas. Força nos teus projectos, não pares jamais.
    Beijinhos do teu velho amigo.

    ACASO (ૐ)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens sempre o dom de me deixar os olhos molhados.... Obrigado pela tua amizade!

      Eliminar
  16. Olá
    Vim cá parar hoje pela primeira vez através do facebook... Adorei ler este post!
    As mulheres de garra e que fazem tudo com paixão são assim, conseguem chegar a todos e a todo o lado. Muitos Parabéns pelo aniversário mas também por essa força que este texto transmite!
    Um beijinho e até breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pimentinha, obrigado pela visita e pelas palavras! Espero que seja a primeira visita de muitas! E espero merecer essa confiança.

      Eliminar
  17. É nestes dias especiais que percebemos que são mesmo muitas as pessoas que não conheço e que estão desse lado do ecrã. É também muito caloroso ler os comentários habituais que tanto mimo me dão. Obrigado a todos por me fazerem sentir tão especial. Estarei por aqui. Disponham.

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns pelo aniversário do blogue e por todos os sucessos alcançados. Passar pelo teu cantinho é sempre um prazer e fazer parte do dia a dia do teu cantinho, um privilégio!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  19. Já tinha vindo comentar este teu post mas vá-se lá saber porquê não ficou gravado ...
    Assim sendo e como para mim o teu blog é OBRIGATÓRIO, cá vai ( again...) :)
    Sabes que és uma pessoa especial , e que transmites isso mesmo no que escreves e no que partilhas. Dois anos não passaram... voaram mesmo .. É com grande prazer que visito o teu cantinho e é com o mesmo prazer que te felicito pelos 2 anos ! cá estarei para continuar a fazer parte desta festa ! ;)
    Beijinhos bem doces amiga !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…