Avançar para o conteúdo principal

.

Bundtmania

Adoro o Outono, não fosse a estação do ano em que nasci. Gosto dos cheiros, do aconchego de casa, das frutas e legumes desta estação... Adoro! Assim como adoro a bela chávena de chá/café e a fatia de bolo...

E ainda que os bolos sejam raros por aqui, a verdade é que já tinha saudades de fazer um... E a meia lata de polpa de maracujá à espera de ser utilizada no frigorifico acabou por dar o mote.

Resolvi fazer um bundt. A mãe portuguesa dos bundts é a querida Mena do blog As Aventuras de uma Mamã. E ainda que ande pouco activa na blogosfera e pouco participativa em desafios, porque não fazer um bolo para a bundtmania? Assim em jeito de obrigado pela persistência que esta menina tem tido para comigo...

Espero que gostem. Nao se deixem intimidar pelo nome porque na verdade e simplificando é apenas um bolo que coze numa forma própria - a forma de bundt. De resto, basta que tenha os ingredientes à temperatura ambiente e os bata muito bem. Nada mais simples! E o resultado final, melhor ainda!

Quem tiver a hipótese de utilizar maracujá fresco, faça-o porque vai ficar ainda mais maravilhoso! E estão no auge nesta altura em Portugal!

Espero que gostem e um excelente domingo!

_______________________

Bundt de polenta e maracujá


Ingredientes:

- 120 gr de farinha Branca de Neve

- 120 gr de polenta (pode utilizar farinha de milho)

- 130 gr de amêndoa moída em farinha

- 1 colher de cha de bicarbonato de sódio

- 1 colher de cha de fermento para bolos

- 250 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente

- 250 gr de açúcar amarelo

- 3 ovos L (70 gr cada um) à temperatura ambiente

- 250 gr de polpa de maracujá (usei com sementes)

- raspa de 1 limão


Preparação:

Misture os ingredientes secos numa tigela (polenta, farinha, amêndoa moída, bicarbonato, fermento e raspa de 1 limão).

Bata a manteiga e o açúcar cerca de 10 minutos até obter um creme fofo. Com a batedeira em funcionamento, junte os ovos um a um, batendo entre cada adição.

Adicione à gemada, de forma alternada, a polpa de maracujá e a mistura seca.

Pré-aqueça o forno a 160º e unte uma forma de buraco (ou de bundt cake) e verta a massa do bolo.

Leve ao forno cerca de 45 minutos ou até que o bolo esteja cozido, isto é, fazendo o teste do palito este saia limpo.

Desenforme em cima de uma rede e tente resistir a comê-lo de uma assentada ainda morno. É um bolo cheio de humidade e delicioso...

Esta primeira fatia foi minha, acompanhada de um belo café, alguém servido?


Nota: se não gostar de sentir as sementes do maracujá, passe a polpa por uma peneira antes de misturar no bolo. Eu preferi assim para dar alguma textura ao bolo e beleza, é muito engraçado cortar fatias com pintinhas pretas.

________________________



 

 

 

Comentários

  1. Eu adoro maracujá, e o bolo feito com ela fica muito perfumado! Gostei muito da sua receita! Que lindo bolo! Tão fofo, macio e húmido! Perfeito! ;)
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  2. é bom saber que alguém fica com vontade de trabalhar, quando eu peço!! :)) E é um gosto ver-te trabalhar!!
    A unica pena que eu tenho, é mesmo nao ter uma fatiazinha dessas aqui deste lado!! E como se nao bastasse, fazes de maracujá, que aqui é fruto proibido!! Nao encontro nem a polpa!! Um dia destes vou fazer uma aventura tipo Indiana jones, em busca do dito!!!
    Minha querida Soninha, é bom ver-te aqui no teu cantinho e com um bundt para esta maluca!! :)
    Obrigado por teres participado e ja sabes que continuarei a"chatear-te"!
    Um beijinho grande, como tu!
    Mena.

    ResponderEliminar
  3. Huuummm.. que aspecto maravilho!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Agrada-me muito a textura....para além do aspeto exterior!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. O teu bundt ficou lindo! Eu adoro maracujá e essa textura meio húmida deixou-me a salivar ... e só se imaginar o estalinho das sementes .... Meu Deus ... :P Que delicia!
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  6. Vou levar a receita para experimentar!

    ResponderEliminar
  7. Quem não gosta de uma bela bebida quente e uma fatia de bolo?
    Ficou com excelente aspecto :)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto magnífico querida e que combinação de sabores magnífica. Deve ter ficado um estrondo de sabor, como o está de aspecto!
    Obrigada por participares e amanhã sai o novo tema, eheheh!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Que belo bundt!
    A conjugação de ingredientes é qualquer coisa de muito boa... :)

    ResponderEliminar
  10. Delicioso! Essa fatia está com a textura perfeita... eu aceito essa mesmo, com o café! :D
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Minha querida,
    não és só tu sem tempo, eu também estou e ando-me a valer de publicações agendadas para ir mantendo o blogue activo,
    Por isso só agora consegui chegar até ti e vir ver o teu bundt que é diferente em todos os sentidos!!
    Espero ver-te na proxima edição :)

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Eu também adoro o Outono, amiga, os cheiros, os tons, o conforto do lar nesta altura... tão bom !
    E tão bom esse teu Bundt, participação fantástica na nova moda da nossa Mamã e da noss Lia ! :)
    Adorei o aspecto e provava-o com prazer dando assim uma oportunidade ao maracujá, ao qual não sou lá muito chegada ! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Deve ser tão bom, adorei os ingredientes!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Molho cervejeira

Quem estuda economia ou gestão costuma falar sobre a curva de crescimento das empresas. Na verdade, todas as empresas têm o seu momento de crescimento, expansão e algures no tempo, a estagnação e a morte. Mais cedo, ou mais tarde, é o que acontece. Claro que há empresas que levam mais tempo do que outras a chegar ao declínio… Veja-se a Coca-cola, veja-se a MacDonalds… Independentemente da concorrência, são empresas com história que se mantêm até hoje como lideres, que ultrapassaram todos os momentos de expansão e contração da economia. Em minha opinião isto acontece por variadas razões, seja pela gestão, pelas ações de marketing, pela publicidade, mas acima de tudo, pelo segredo que os seus produtos encerram. Pela inovação que trouxeram quando chegaram ao mercado. Tentando passar isto para o panorama nacional, veja-se a Portugália e o seu molho que se mantém inalterado desde sempre (dizem). Passou de uma cervejaria de Lisboa, a uma cadeia de restaurantes espalhada por todo o país.