Avançar para o conteúdo principal

Massa de pimentão

Cá por casa temos o hábito de aproveitar a época alta das frutas e legumes para fazer doces e compotas e algumas conservas.

Neste fim de semana de chuva aproveitei para ligar o forno e finalizar alguns dos presentes de Natal. Sim, é verdade! Faltam apenas 3 meses e ninguém como eu sabe a rapidez com que estes 3 meses irão passar...

Outra das vantagens para adiantar já algumas das tarefas, é aproveitar a época alta do tomate e do pimento. E foi com os melhores pimentos da época, que se compram ao preço mais barato, que fiz uma massa de pimentão caseira!

Sim, qualquer supermercado tem massa de pimentão à venda... Mas estou convencida que se todos imaginassem o quão simples é de fazer, jamais comprariam feita... Ora dêem uma vista de olhos e se experimentarem contem-me depois se o sabor é ou não é totalmente diferente?

________________________

Massa de pimentão


Ingredientes:

- 2 kg de pimentos vermelhos

- sal grosso qb


Preparação:

Abra os pimentos ao meio e retire todas as sementes. Disponha em tabuleiros, com o interior para cima e salpique generosamente com sal grosso.

Coloque estes tabuleiros num local onde não estorvem por 1 semana. Para que nao apanhe po, deve cobrir os tabuleiros com papel absorvente (nao feche por completo o tabuleiro para que o ar circule).

À medida que os dias vão passando os pimentos vão cozendo com o sal e libertando agua. Vá deitando fora esta agua e se necessário adicione a meio da semana um pouco mais de sal.

Quando os pimentos estiverem moles, reduza-os a puré com o auxilio de um robot de cozinha ou varinha mágica.

Distribua este puré por frascos esterilizados e cubra com um fio de azeite para conservar.

Não se esqueça de dar o devido desconto de sal quando utilizar esta massa de pimentão nos seus petiscos.

______________________

 

Comentários

  1. Com ligeira diferença na confecção, também costumo fazer quando consigo que me dêem pimentos vermelhos... não é produto que tenha na horta, mas tenho de pensar nisso ! :)
    Adorei a cor linda e vibrante da tua massa, uma delicia em qualquer cozinhado !

    Beijinhos amiga, espero que estejam todos melhores das viroses que "aterraram" por aí ! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo fazer, é tão fácil e muito mais saboroso

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Também costumo fazer massa de pimentão. Tenho o privilégio de ter a horta dos meus pais e aproveitamos sempre para fazer.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. eu nunca fiz, acabo sempre por comprar pronta, mas gostei da tua sugestão porque é certamente mais deliciosa, saudável e os frasquinhos dão uma excelente prenda para os cabazes de natal! ;)

    gostava de te convidar a participar no passatempo a decorrer no meu blogue: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/09/passatempo-conservas-nero-e-limited.html

    ResponderEliminar
  5. A massa de pimentão que uso cá em casa é sempre caseira!

    ResponderEliminar
  6. Adoro massa de pimentão caseira! Ficou mesmo com bom aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela receita. Já é difícil encontrar caseira e a comercial não tem sabor.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…