Acho que é unânime a opinião que o sucesso de um prato está grandemente dependente da qualidade dos produtos que utilizamos.
Sempre que estou em Milfontes tenho a prova claro e inequívoca desta “lei básica”. Produtos, que nem aparentemente, são parecidos com os que adquiro em Lisboa. Fico perplexa… Não percebo como, num país pequenino como o nosso, possam existir tantas diferenças entre dois sítios que distam apenas 200 km entre eles.
No outro dia via chegar ao talho de Milfontes os frangos que me são vendidos. Uma carrinha frigorífica normalíssima, com a inscrição ‘Avibom’. Vi os frangos saírem, serem colocados na banca, frango que comprei e trouxe comigo para casa. Não percebo porque no talho em que compro em Lisboa (para mim o melhor do distrito), os mesmos frangos Avibom são tão diferentes… Faz sentido a minha dúvida? Sendo uma empresa nacional, os frangos que produz não deveriam ser iguais? Estamos a falar da mesma tipologia de frango – frango do campo. Porquê que o frango do campo é um galo em Milfontes, daqueles de capoeira, duros, saborosos e em Lisboa, parecem uma versão melhorada dos frangos de aviário que demoram menos a cozer que uma batata??? Não entendo…
Bom. Reflexões à parte, estando em Milfontes não poderia deixar de fazer um frango no carvão, como a minha bebé tanto gosta. Honestamente podia nem ter posto qualquer tempero que teria ficado bom na mesma, porque a qualidade da carne é mesmo do melhor.
Não deixo quantidades porque foi mesmo a olho desta vez… Mas sejam generosos e digo-vos que seja feito no forno ou no carvão, este frango é bom de qualquer maneira.
E com esta receita bem simples participo no desafio da Tertulia da Susy cujo ingrediente deste mês é o frango e o blog anfitrião é Prazeres Saudaveis! Não deixem de participar e fazer uma visita!
_____________________
Frango no churrasco
[serve 4 pessoas]
Ingredientes:
- 1 frango do campo cortado em pedaços com pele
- dentes de alho a gosto (usei uns 6)
- folhas de louro a gosto (usei 2)
- sal para grelhados da Casa da Figueira da Foz qb (sal, alho e alecrim)
- 2 colheres de sopa de pimentão doce
- 5 colheres de sopa de azeite
- 3 colheres de sopa de vinagre
Preparação:
Crie uma massa com os temperos do frango e barre-o bem, deixando ganhar gosto, de um dia para o outro, ou caso não tenha essa hipótese, cerca de 1 hora.
Grelhe, preferencialmente no carvão, ou utilize a função grill do forno. Se grelhar no carvão, vá com um pincel de silicone, pincelando com a marinada sobrante.
__________________
Olá querida, obrigada pela tua participação (=
ResponderEliminarApesar de humilde como dizes, está uma maravilha foi ontem o meu jantar adoro frango no churrasco (=
Beijinho muito grande e bom fim de semana
Eu adoro frango de churrasco!
ResponderEliminarUsamos de preferência frangos do campo, e variamos temperos.
Gosto desse sal da Casa do Sal, uso muitas vezes, é perfumado.
Sendo da mesma empresa, é estranho, mas aproveita se são melhores!!
Um beijinho.
Não há nada como um franguinho no churrasco, cheira a verão!
ResponderEliminarEu estive a ler atentamente aquilo que disseste dos frangos e isso cheira-me a esturro! Acho que te andam a enganar em Lisboa! Ai andam andam!!
ResponderEliminarO que interessa é que aproveites os bons produtos que tens em Milfontes! E olha estive de férias e a minha Mãe não me fez nenhum chhurrasco! Era o pratinho dos domingos!
Fiquei cheia de saudades com este teu franguinho!! :)
aproveita essas ferias minha linda!
Beijinhos
Fui eu que grelhei... Nem sabia que era capaz...
ResponderEliminarMário Marques, o aprendiz... Eh eh eh
Adoro frango grelhado, obrigada pela participação, kiss
ResponderEliminarSusana
Amiga,
ResponderEliminarQue bom franguinho de churrasco ! :)
Belíssimo aspecto, uma participação bem saborosa no desafio !
Adorei ! :)
E sim, concordo contigo, os produtos variam muito em qualidade de distrito para distrito !
Até parece que o pessoal de Lisboa é para ser alimentado não importa com o quê !
Beijocas **
Somos muitos... E isso tem um preço em termos de qualidade dos produtos.... E depois ha todas aquelas medidas standard que tudo tem de ter.... Enfim, ficamos a perder...
Eliminar