Avançar para o conteúdo principal

.

Mirtilos

Como prometido AQUI, hoje trago uma das utilizações que dei aos mirtilos que comprei em férias. Quando os vi pela primeira vez sabia que seria difícil resistir à compulsão de os comer às caixas… O sabor acre e doce é muito equilibrado e é quase impossível resistir a comer apenas uma baga de cada vez.

Claro está que escondi uma caixa bem escondidinha porque queria fazer uma surpresa ao Mário. Sempre que temos a oportunidade de ir a Londres alimentasse, praticamente, de Muffins de Mirtilos comprados numa loja, estilo Starbuck, da capital. A verdade é que nenhum português que goste de comer, consegue alimentar-se decentemente naquela cidade, sem gastar uma exorbitância de dinheiro… E para enganar a fome, e alimentar a gula, são muitos os muffins que se comem. E a eleição vão para os de mirtilos. Por essa razão e tendo-os frescos na minha posse, jamais poderia deixar escapar a oportunidade de lhe fazer a surpresa.

Como podem ver pelas fotos, ficaram linnnnndoooooos. O cheiro pela cozinha, enquanto estiveram no forno, é algo sem explicação e o sabor… Bem… O sabor só experimentando! Claro está que não ficaram tão fofos como os da loja, porque para isso seria necessário que usasse carradas de manteiga/gordura. Mas não ficaram, nem de longe nem de perto, menos deliciosos e suculentos e foi em três tempos enquanto desapareceram.

Dois deles, fiz em forma de mini bolo inglês. Andava mortinha por utilizar, numa receita especial, umas forminhas que me foram enviadas pela querida Catarina do blog A Cozinha da Kinhas. Minha linda, como vês, não foi esquecimento, foi mesmo esperar pela altura certa para dar o brilho que o teu miminho merecia. Adorei-as!!! São lindas! Deram um toque genial aos meus muffins! Obrigado uma vez mais!

________________________

Muffins de mirtilos

[faz 8]


Ingredientes:

- 150 gr de açúcar

- 400 gr de farinha Branca de Neve

- 4 colheres de chá de fermento

- 1 colher de chá de pasta de baunilha (pode utilizar essência)

- 100 gr de leite de soja (pode utilizar leite de vaca)

- 100 gr de óleo de amendoim (pode utilizar outro)

- 3 ovos M

- 200 gr de Mirtilos frescos


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 190º.

Misture primeiros os ingredientes secos num recipiente. Coloque os ingredientes líquidos no copo da Bimby e programe 10 segundos, velocidade 4. Adicione os ingredientes secos aos líquidos na Bimby e misture mais 10 segundos, velocidade 4.

Com o auxilio de duas colheres, distribua a massa pelas forminhas de papel colocando pelo meio alguns mirtilos e finalize com mais alguns no topo.

Dado que a massa é um pouco pesada, coloque as forminhas de papel dentro de forminhas de empada, só para que mantenham a forma. Leve ao forno cerca de 20 minutos. Delicie-se!!!


Alternativa de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 190º.

Misture primeiros os ingredientes secos num recipiente. Num outro, misture bem os ingredientes líquidos. Progressivamente, junte os sólidos aos líquidos até obter uma massa bem homogénea.

Com o auxilio de duas colheres, distribua a massa pelas forminhas de papel colocando pelo meio alguns mirtilos e finalize com mais alguns no topo.

Dado que a massa é um pouco pesada, coloque as forminhas de papel dentro de forminhas de empada, só para que mantenham a forma. Leve ao forno cerca de 20 minutos. Delicie-se!!!

________________________

 

Comentários

  1. Aiiii que maravilha!!!! ;) Aproveitaste os bem!!! Eu acho que não tinha conseguido resistir!!! ;) Ficaram maravilhoso os muffins ;) Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Adorei os muffins e as forminhas da Catarina também! :)
    Não costumo ter mirtilos por aqui, mas só oiço falar bem! Vou levar um muffin para provar!


    **
    Aida

    ResponderEliminar
  3. Que delícia eu adoro mirtilos
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Oh pá eu tenho tanta invejita de nao poder conseguir assim este tipo de frutas!! A menos que sejam umas misturas e congeladas! MAs nao é a mesma coisa!! Olha que alimentar-se de muffins, nao está mal, não está não senhora!!
    Mudo-me aí para o teu lado, e faço de despercebida pode ser??
    A Kinhas é assim, quando toca a mimos! E o que ficou um verdadeiro mimo, foram os muffins! Certamente que o Mário os achou mto melhores que os tais Starbucks!!
    É que tu és assim!! Um miminho!
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  5. Adoro mirtilos! Estes muffins ficaram mesmo muito bons!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi mirtilos, mas pelo que tenho ouvido devem ser deliciosos. E esses muffins estão com um aspecto divinal... Já comia um... ou dois :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Que muffins maravilhoso... quero 2 se faz favor.. :)
    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  8. Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito,
    porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza,
    a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós
    capacidade de recomeçar.
    Desejo a você, um final de semana cheio de amor e de alegrias.
    Afinal Deus nos a oportunidade de fazer novas amizades,
    ajudar mais pessoas,
    aprender e ensinar novas lições,
    vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
    Sorrir por novos motivos e chorar outros,
    porque amar o próximo é dar mais amparo,
    orar e agradecer .
    Fazer novas amizades é amadurecer um pouco mais
    e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
    É ser grato, reconhecido,
    forte, é ter fé acima de tudo.
    Que o Senhor abençoe a você,
    no doce lar Lugar onde vive!
    Que você possa ver sua
    família crescer e progredir,
    e tenhas uma vida longa,
    com saúde , paz e eterna felicidade.
    Um Feliz Dia Do Amigo : Estou atrasada , mais Nunca esqueceria essa data.
    Tem um mimo
    na postagem fique a vontade para pegar.
    Um abençoado final de semana.
    Deus abençoe VOCÊ!
    Beijos da amiga sempre ,Evanir.

    ResponderEliminar
  9. Realmente já enganava a fome com um muffin desses, que aspeto divinal, o teu marido tem sorte :) hehehehe

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Adorei estes muffins, estão lindos e não me importaria nada de os levar na minha bagagem de férias :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Eu simplesmente adorei a surpresa... Adorei mesmo.

    Mário Marques, o feliz. Obrigado minha Chef.

    ResponderEliminar
  12. Deve ser uma maravilha dos deuses :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  13. Amiga querida,

    Estes Muffins são os meninos da festa !
    Lindos, deliciosos, com uma explosão de cor na massa por acção do forno, prendam-nos o Olhar com uma visão extremamente bela !
    Adoro ! Também já fiz para o Brisa Maritima e não se resistiu a comê-los quase todos de uma só vez ! eh eh eh

    As forminhas são um encanto, adorei ! :)

    Beijocas **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha saudades de te ter por aqui... <3 beijo bem doce minha linda

      Eliminar
  14. Os mirtilos, na sua discrição, acabam, no fim, por revelar-se! Causam sempre sensação, eu diria!... E nas tuas mãos, então!... Que lindos! E nas forminhas da Kinhas! E já estou aqui a divagar, a imaginar o sabor...
    Beijinhos grandes,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Obrigado pela visita e pelos sempre simpáticos comentários!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic