Avançar para o conteúdo principal

.

A melhor massa de pizza do mundo!

Em férias o tempo dá para tudo, sinto-me com o controlo do que é meu por direito – o tempo e o que faço com ele. E ainda que devesse aproveitá-lo para descansar, uma parte considerável do tempo é passado na cozinha, cuja janela junto à bancada me inspira. Claro está que é um tempo na cozinha diferente, sem pressas, sem horários impossíveis de cumprir. É uma cozinha mais partilhada com o meu marido e com a minha pequena princesa que já começa a dar mostrar de uma enorme curiosidade culinária e de uma vontade imensa de fazer misturas, improvisações. Sim ela só tem 3 anos e meio, mas de avental vestido, muito compenetrada, até me esqueço…

Num dos serões das férias quisemos fazer pizza para experimentar a nova aquisição – um tabuleiro de granito que mandei fazer para o forno. Já tinha lido bastante sobre o assunto, das maravilhas que faz com as bases de pizza e com o pão e como é algo que fazemos com alguma frequência em casa, achamos por bem o investimento. Na verdade, sempre soube que as marcas de fornos, quase todas, têm estes tabuleiros à venda como acessórios, mas para mim gastar 200 € não era uma opção.

Lembrei-me de procurar na zona de Milfontes uma loja de mármores e acabei por encontrar uma na Boavista dos Pinheiros, a loja que habitualmente faz as pedra tumulares (!!).

Encomendei uma pedra de granito com 1 cm e meio de altura, apenas polido de um dos lados. Com a medida exata da largura de comprimento do meu forno.

E para inaugura-la, é claro, fizemos a melhor pizza do mundo, com a melhor massa de pizza da face da terra.

A pequenina quis fazer uma pizza doce para o final do rodizio de pizzas e quis ser ela a escolher os ingredientes. Confesso que pensámos que ficasse intragável… Mas não!!!!!! Ficou deliciosa!!!! Nem acredito que publico aqui a primeira receita da minha bebé! Deve ser algum record do Guiness quase de certeza.

Quanto ao tabuleiro… Foi aprovadíssimo! Fizemos uma pizza num tabuleiro vulgar e fizemos uma outra em cima da pedra. As diferenças são evidentes: uma base mais estaladiça muito semelhante às que são cozidas num forno a lenha!

Os únicos cuidados a ter são:

1. Como a pedra é porosa, deve-se ter o cuidado de nunca lavar com detergente para que a comida que se coloca a cozer em cima não fique com esse sabor.

2. Não se deve sujeitar a pedra a diferenças de temperatura muito grandes. Deve aquecer no forno e arrefecer no forno.

3. Não senti necessidade de untar a pedra, mas há quem aconselhe a untar com um pouco de óleo antes da primeira utilização.

Recomendo!

____________________

Massa de Pizza


Ingredientes:

- 10 gr de fermento de padeiro

- 320 gr de água morna

- 1 colher de café de açúcar

- 60 gr de azeite

- 500 gr de farinha T55

- 1 colher de chá de sal


Preparação:

Coloque o fermento, a água e o açúcar no copo da Bimby e deixe repousar por cerca de 5 minutos, até que comece a aparecer espuma no cimo da água. Adicione os restantes ingredientes e programe 5 minutos, velocidade espiga.

Coloque esta massa num taperware untado com um pouco de óleo vegetal e deixe repousar esta massa, tapada com película aderente, por 1 hora.

Espalhe um pouco de farinha numa bancada e amasse a quantidade que desejar e estique até que a massa obtenha a espessura que quiser.

Para fazer a pizza doce, da autoria da minha pupoca, polvilhe a base com açúcar, canela e açafrão. Remate com mirtilos e morangos e leve ao forno cerca de 5 a 10 minutos em forno pré-aquecido a 220º ou até que a massa esteja crocante.


Alternativa de Preparação:

Coloque o fermento, a água e o açúcar numa tigela e deixe repousar por cerca de 5 minutos, até que comece a aparecer espuma no cimo da água. Adicione os restantes ingredientes e amasse bem até obter uma massa macia mas firme.

Coloque esta massa num taperware untado com um pouco de óleo vegetal e deixe repousar esta massa, tapada com película aderente, por 1 hora.

Espalhe um pouco de farinha numa bancada e amasse a quantidade que desejar e estique até que a massa obtenha a espessura que quiser.

Para fazer a pizza doce, da autoria da minha pupoca, polvilhe a base com açúcar, canela e açafrão. Remate com mirtilos e morangos e leve ao forno cerca de 5 a 10 minutos em forno pré-aquecido a 220º ou até que a massa esteja crocante.


Nota: Esta quantidade deu para fazer ‘rolinhos de pizza’ e mais 5 pizzas (!) ao longo da semana. Basta manter a massa dentro do taperware, tapado, dentro do frigorífico.

______________________

Receita da massa de pizza inspirada DAQUI.

______________________

 

Comentários

  1. A tua menina é linda e talentosa como a Mãe.
    A pizza ficou uma maravilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que linda e grande esta a Joaninha :)
    Adorei a tua pizza!!!
    Beijinhos grandes amiga :)

    ResponderEliminar
  3. Que fofinha a tua filhota! Vai longe...
    Adoram dar uma ajudinha.
    As pizzas ficaram deliciosas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tenho saudades destes dias... Foi uma maravilha comer a pizza da minha princesinha. Amei estas pizzas e aconselho todos a experimentarem.
    Os parabens á minha Chef.

    Mário Marques, não pares princesa, mesmo em dieta, fascinas-me com os pratos confeccionados.

    ResponderEliminar
  5. Linda a tua filhota e já é mini chef.
    Adoro pizza mas com fruta nunca fiz,mas acredito que fique uma delicia.
    bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  6. Uma bela maneira de experimentar a nova aquisição, e tua filha é linda e vem ai uma excelente cozinheira :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Que delicia essa tua filhota.
    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  8. Eu já tinha lido sobre usar uma base de tijoleira, suponho que o resultado seja o mesmo. Ficou uma maravilha essa massa! E adorei as fotos da pequena cozinheira, é linda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que filhota mais fofa e já se nota o gosto pela cozinha, bonitas imagens estas.
    Ficou uma pizza com tão bom aspecto e esta aquisição parece ser fantástica.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que delícia de post, do princípio ao fim! Uma menina linda e a pizza da cara é maravilhosa!
    Beijinhos
    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Filho de peixe sabe nadar! hehehe :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Que bonitos cozinheiros ajudantes Catarina, e olha que sairam umas pizas fantásticas.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  13. Sónia desculpa, troquei-te o nome.

    Beijoca

    Paula

    ResponderEliminar
  14. Tens toda a razão, quando não há pressas apreciamos tudo e conseguimos fazer tudo e mais alguma coisa!
    Adorei as sugestões!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic