Se olharmos para o calendário sabemos que a época das saladas, dos pratos mais frescos está a chegar. Mas se olharmos lá para fora, o tempo não inspira ainda muito a comeres mais leves e frios. As notícias fazem vaticínios do que será o Verão em Portugal e eu tento não me deixar abater por uma depressão imensa porque sinto falta do calor, do sol, que tanta boa disposição me traz e é para mim inimaginável não haver Verão este ano. Não desejo aquele calor insuportável que nos tira o fôlego. Mas um sol generoso que nos aquece a pele, o coração e a alma…
Mas parece que até o tempo se voltou contra o país. Como se todos os fatores universais estivessem em conluio para não nos deixar ser felizes – porque não o merecemos!. Como se de repente os ‘Vitores Gaspares’ desta vida mandassem também no tempo e quase que os oiço em surdina dizer ‘estamos em crise, ninguém deve sorrir, festejar ou viver, temos de andar curvados, como se transportássemos o mundo nas costas, com um ar carrancudo, pesaroso e preocupado’. O tempo está de acordo com o espírito de sacrifício que diariamente é pedido… E ninguém deve ir de férias enquanto o buraco financeiro do país existir.
Não sei se levada por este sentimento, decidi fazer uma salada muito mais outonal que primaveril. Não é por isso menos boa, mas parece, talvez, desenquadrada da estação do ano em que vivemos… É só isso. Em termos de sabor, não sentimos qualquer necessidade de a temperar. Consegue-se sentir cada um dos ingredientes individualmente e globalmente conjugam-se todos muito bem. Gostamos e será para repetir… Pelo menos enquanto a Primavera/Verão cismar em não aparecer.
________________________
Salada de banana pão e cogumelos
[serve 6 pessoas]
Ingredientes:
- 150 gr de espinafres frescos
- 6 cogumelos castanhos (pode utilizar paris se preferir)
- sementes a gosto (usei girassol, papoila e sésamo)
- 1 alface
- 8 tomates cherry
- uma mão cheia de ervilhas tortas
- 3 dentes de alho
- 1 banana pão
- 1/2 courgete
- uma mão cheia de coentros
- sumo de meia lima
- rebentos de alho francês (opcional)
- sal, azeite e tomilho seco a gosto
Preparação:
Corte a banana pão às rodelas (2 a 3 milímetros), tempere de sal e tomilho seco. Coloque um fio pequeno de azeite numa frigideira anti aderente e aloure as rodelas de banana pão dos dois lados (para quem nunca utilizou este ‘fruta’, na verdade o sabor é bastante neutro e não sabe a banana, é o tempero que lhe damos que vai ajudar ao sabor). Reserve.
Na mesma frigideira, coloque dois alhos picadinhos e um fio de azeite e salteie as ervilhas tortas (remova os cantos e o fio) e os espinafres (bem sequinhos). Tempere com um pouco de sal e polvilhe com as sementes (usei, mais ou menos, uma colher de sopa cheia). Salteie um pouco mais, uns 2 minutos e retire e reserve.
Na mesma frigideira, coloque o ultimo dente de alho picadinho com um fio de azeite e salteie os cogumelos. Para limpar os cogumelos, utilize apenas um pano húmido bem escorrido e seque-os bem com papel absorvente. Corte-os em lâminas (2 a 3 milímetros) e salteie em lume forte para não cozer e não libertar demasiada água. Este processo deverá demorar cerca de 3 a 4 minutos. Reserve.
Pegue na courgete (quanto mais pequena e mais fina, menos áspera será) e com um descascador de batatas vá retirando lâminas e colocando num recipiente (eu utilizei courgetes baby pelo que nem retirei a casca). Tempere com o sumo de meia lima e adicione folhas de coentros (não utilizei os talos). Reserve
Lave bem as folhas de alface e corte em juliana grossa. Coloque numa travessa. Por cima coloque os tomates cortados em quatro, os espinafres e ervilhas tortas. Distribua a courgete em lâminas com os coentros pela travessa, assim como os cogumelos e a banana pão. Termine com rebentos de alho francês a gosto. Ainda que seja um ingredientes opcional, faz um vistão e em termos de sabor realça bastante a frescura desta salada. Para fazer rebentos de alho francês, basta colocar sementes num frasco, destapado, e com um borrifador, diariamente, colocar-lhe água. Ao fim de uma semana estão prontos a comer e são ótimos em termos de sabor, além de tenros.
________________________
Tem um aspeto muito gostoso!
ResponderEliminarBjs
Já não como banana pão há quanto tempo :D Agora fizeste-me ficar com saudades! :D
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana! :D
De facto, o tempo está mesmo baralhado! E que bela saladinha!
ResponderEliminarBjs
Ficou linda esta salada e deve ser deliciosa! Bem apropriada a este nosso quase Verão tão estranho...
ResponderEliminarBeijinhos
Sónia, mas que salada tão maravilhosa! Bjs
ResponderEliminarGostei muito da tua salada,ficou perfeita.
ResponderEliminarBoa semana
bj
Linda salada! Adorei!!!
ResponderEliminarComeçamos a semana bem.
Abração,
Fábio.
Está mesmo digna de foto o prato!:)
ResponderEliminarComo te percebo ... :( quero o meu solinho ! Já n nos bastava tudo o resto até o tempo tem de estar do avesso ...
ResponderEliminarQuanto a salada está com um aapecto delicioso ! Adoro banana pão , e ja n como à tanto tempo!
Beijinho bem doce amiga
Que salada deliciosa!
ResponderEliminarPara mim está perfeita...
bjs
tenho andado a devorar saladas e esta parece-me maravilhosa!
ResponderEliminar