Avançar para o conteúdo principal

Salada... De Outono!

Se olharmos para o calendário sabemos que a época das saladas, dos pratos mais frescos está a chegar. Mas se olharmos lá para fora, o tempo não inspira ainda muito a comeres mais leves e frios. As notícias fazem vaticínios do que será o Verão em Portugal e eu tento não me deixar abater por uma depressão imensa porque sinto falta do calor, do sol, que tanta boa disposição me traz e é para mim inimaginável não haver Verão este ano. Não desejo aquele calor insuportável que nos tira o fôlego. Mas um sol generoso que nos aquece a pele, o coração e a alma…

Mas parece que até o tempo se voltou contra o país. Como se todos os fatores universais estivessem em conluio para não nos deixar ser felizes – porque não o merecemos!. Como se de repente os ‘Vitores Gaspares’ desta vida mandassem também no tempo e quase que os oiço em surdina dizer ‘estamos em crise, ninguém deve sorrir, festejar ou viver, temos de andar curvados, como se transportássemos o mundo nas costas, com um ar carrancudo, pesaroso e preocupado’. O tempo está de acordo com o espírito de sacrifício que diariamente é pedido… E ninguém deve ir de férias enquanto o buraco financeiro do país existir.

Não sei se levada por este sentimento, decidi fazer uma salada muito mais outonal que primaveril. Não é por isso menos boa, mas parece, talvez, desenquadrada da estação do ano em que vivemos… É só isso. Em termos de sabor, não sentimos qualquer necessidade de a temperar. Consegue-se sentir cada um dos ingredientes individualmente e globalmente conjugam-se todos muito bem. Gostamos e será para repetir… Pelo menos enquanto a Primavera/Verão cismar em não aparecer.

________________________

Salada de banana pão e cogumelos

[serve 6 pessoas]


Ingredientes:

- 150 gr de espinafres frescos

- 6 cogumelos castanhos (pode utilizar paris se preferir)

- sementes a gosto (usei girassol, papoila e sésamo)

- 1 alface

- 8 tomates cherry

- uma mão cheia de ervilhas tortas

- 3 dentes de alho

- 1 banana pão

- 1/2 courgete

- uma mão cheia de coentros

- sumo de meia lima

- rebentos de alho francês (opcional)

- sal, azeite e tomilho seco a gosto


Preparação:

Corte a banana pão às rodelas (2 a 3 milímetros), tempere de sal e tomilho seco. Coloque um fio pequeno de azeite numa frigideira anti aderente e aloure as rodelas de banana pão dos dois lados (para quem nunca utilizou este ‘fruta’, na verdade o sabor é bastante neutro e não sabe a banana, é o tempero que lhe damos que vai ajudar ao sabor). Reserve.

Na mesma frigideira, coloque dois alhos picadinhos e um fio de azeite e salteie as ervilhas tortas (remova os cantos e o fio) e os espinafres (bem sequinhos). Tempere com um pouco de sal e polvilhe com as sementes (usei, mais ou menos, uma colher de sopa cheia). Salteie um pouco mais, uns 2 minutos e retire e reserve.

Na mesma frigideira, coloque o ultimo dente de alho picadinho com um fio de azeite e salteie os cogumelos. Para limpar os cogumelos, utilize apenas um pano húmido bem escorrido e seque-os bem com papel absorvente. Corte-os em lâminas (2 a 3 milímetros) e salteie em lume forte para não cozer e não libertar demasiada água. Este processo deverá demorar cerca de 3 a 4 minutos. Reserve.

Pegue na courgete (quanto mais pequena e mais fina, menos áspera será) e com um descascador de batatas vá retirando lâminas e colocando num recipiente (eu utilizei courgetes baby pelo que nem retirei a casca). Tempere com o sumo de meia lima e adicione folhas de coentros (não utilizei os talos). Reserve

Lave bem as folhas de alface e corte em juliana grossa. Coloque numa travessa. Por cima coloque os tomates cortados em quatro, os espinafres e ervilhas tortas. Distribua a courgete em lâminas com os coentros pela travessa, assim como os cogumelos e a banana pão. Termine com rebentos de alho francês a gosto. Ainda que seja um ingredientes opcional, faz um vistão e em termos de sabor realça bastante a frescura desta salada. Para fazer rebentos de alho francês, basta colocar sementes num frasco, destapado, e com um borrifador, diariamente, colocar-lhe água. Ao fim de uma semana estão prontos a comer e são ótimos em termos de sabor, além de tenros.

________________________

 

Comentários

  1. Já não como banana pão há quanto tempo :D Agora fizeste-me ficar com saudades! :D

    Beijinhos e boa semana! :D

    ResponderEliminar
  2. De facto, o tempo está mesmo baralhado! E que bela saladinha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou linda esta salada e deve ser deliciosa! Bem apropriada a este nosso quase Verão tão estranho...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sónia, mas que salada tão maravilhosa! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito da tua salada,ficou perfeita.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  6. Linda salada! Adorei!!!

    Começamos a semana bem.
    Abração,

    Fábio.

    ResponderEliminar
  7. Como te percebo ... :( quero o meu solinho ! Já n nos bastava tudo o resto até o tempo tem de estar do avesso ...
    Quanto a salada está com um aapecto delicioso ! Adoro banana pão , e ja n como à tanto tempo!
    Beijinho bem doce amiga

    ResponderEliminar
  8. tenho andado a devorar saladas e esta parece-me maravilhosa!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…