Avançar para o conteúdo principal

.

Dia um... Na Cozinha - Brownies

Para festejar o dia da criança trago uma receita de brownies. Devem estar a pensar “ela não pode estar no seu perfeito juízo!”. Então e o lema do ‘tentar comer melhor’??? Sim os brownies são normalmente um bolo tentador, guloso, pecaminoso e carregado de calorias! E sim concordo que às vezes mais vale fazer uma vez bem feito, na sua verdadeira essência e originalidade, do que tentar fazer uma versão light, que não satisfaça devidamente!

Mas… Às vezes os desafios batem-nos à porta e as experiências correm bem (muito bem!!!)… Eu explico.

O Cooking World, grupo a que orgulhosamente pertenço, resolveu criar um desafio mensal. E este mês o tema é ‘Brownies’. Achei o desafio muito interessante porque realmente deve existirem tantas maneiras de fazer brownies quanto há de cozinhar bacalhau! Cada um mais sumptuoso que o outro e por isso não tenho duvidas que vou babar com cada uma das publicações das restantes cozinhas participantes. E são muitas, ora vejam:


http://cookingworldpt.wordpress.com/

http://asaventurasdeumamama.blogspot.com/

http://www.blogdochocolate.com/

http://ogostopelacozinha.blogspot.pt/

http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

http://docemaisoumenos.blogspot.pt/

http://entretachosesabores.blogspot.pt/

http://thewildkitchenportuguesa.blogspot.pt/

http://www.maisumsobreculinaria.blogspot.pt/

http://bembons.blogspot.com/

http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

http://www.obarriguinhascomebem.com/

http://www.oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt/

http://tertuliadasusy.blogspot.pt/

http://www.docesemcasa.blogspot.pt/

http://www.receitasparaafelicidade.com/

http://www.tachosvspanelas.blogspot.com/

http://www.acozinhadakinhas.blogspot.ch/

 

Pois eu resolvi ir noutra direção…. Resolvi criar uma nova receita de brownies, para os gulosos que não querem abdicar da cremosidade de um brownie e do seu tradicional aspeto pecaminoso, mas que ao mesmo tempo se preocupam com a sua saúde e da sua família. Não virem já costas!!!! Leiam o resto!!!

A verdade é que os hábitos começam bem cedo e se bem cedo os habituarmos a comer bem, com certeza a probabilidade de se tornarem crianças e adultos obesos, com problemas crónicos de tensão alta, colesterol e diabetes será menor… Claro que falamos em probabilidades, e há sempre exceções à regra, mas temos de fazer alguma coisa nesse sentido… Ainda mais no dia em que se comemora o dia da criança!! Claro que não sou purista. A Joana come doces. Mas tento que a dose seja equilibrada e o faça por exceção e não por regra. Pensem nisso… E às vezes é preciso fazer tão poucas alterações.

Para os que não acreditam que seja possível, aconselho a experimentarem esta receita… Este brownie é um atentado… Um atentado para quem gosta de brownies… Porque jamais imaginaria poder comer um brownie sem culpa! Bastou substituir o tradicional chocolate por cacau em pó (100% cacau, uma bomba) e utilizar abóbora cozida que não só é doce (e por isso ajudou a reduzir a quantidade de açúcar) como lhe deu a humidade tão desejada num brownie.

Esta receita foi testada pelos gulosos cá de casa e aplaudida de pé! Só mesmo experimentando se acredita que não é um brownie tradicional. A mistura com os frutos vermelhos não tem explicação de tão boa que é!

Resistem????

____________________

Brownies de cacau puro e abóbora

[faz 18 + ou -]


Ingredientes:

- 250 gr de puré de abóbora cozida

- 50 gr de manteiga

- 50 gr de Becel Líquida

- 30 gr de cacau puro (100% cacau)

- 180 gr de açúcar

- 110 gr de farinha Branca de Neve

- 2 ovos M

- açúcar em pó qb para polvilhar


Preparação:

Aplique a borboleta na Bimby e coloque no copo a manteiga, a Becel, o cacau e o açúcar. Programe 3 minutos, velocidade 3 e ½. Junte os 2 ovos inteiros e programe mais 2 minutos velocidade 3 e ½. Junte o puré de abóbora e programe 1 minuto e meio, velocidade 2.

Pré aqueça o forno a 190º.

Retire a massa para um recipiente e envolva a farinha peneirada, sem bater, com uma vara de arames.

Num tabuleiros para brownies (30 x 23 cm) unte um pouco de Becel líquida e coloque um papel vegetal igualmente untado. Distribua a massa pelo tabuleiro e leve ao forno por 20 minutos.

Findo o tempo, desligue o forno e com a porta entre aberta conte 5 minutos. Finalizado o tempo, retire o tabuleiro e deixe arrefecer.

Corte em quadrados/retângulos apenas depois de frio. Polvilhe com um pouco de açúcar em pó e acompanhe com frutos vermelhos (usamos mirtilos e framboesas).


Alternativa de Preparação:

Coloque num recipiente a manteiga, a Becel, o cacau e o açúcar e bata bem até que os ingredientes estejam bem misturados. Junte os 2 ovos inteiros e bata um pouco mais até obter um creme fofo. Junte o puré de abóbora e envolva até obter uma massa homogénea.

Pré aqueça o forno a 190º.

Retire a massa para um recipiente e envolva a farinha peneirada, sem bater, com uma vara de arames.

Num tabuleiros para brownies (30 x 23 cm) unte um pouco de Becel líquida e coloque um papel vegetal igualmente untado. Distribua a massa pelo tabuleiro e leve ao forno por 20 minutos.

Findo o tempo, desligue o forno e com a porta entre aberta conte 5 minutos. Finalizado o tempo, retire o tabuleiro e deixe arrefecer.

Corte em quadrados/retângulos apenas depois de frio. Polvilhe com um pouco de açúcar em pó e acompanhe com frutos vermelhos (usamos mirtilos e framboesas).

_________________________

 

Comentários

  1. Bemmmm, estou espantada :) um brownie com esse aspeto e que se pode comer sem culpas é uma verdadeira proeza :)
    A junção da abóbora faz muita diferença e o sabor também deve ser muito bom.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, originais e magníficos! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que receita tão original :D Adorei o detalhe das framboesas e dos mirtilos ao lado do brownie, fiquei mesmo a babar :D

    Beijinhos e tem um bom resto de fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  4. Tão bons e bonitos e bem leves, quer de chocolate quer de manteiga.

    Otima sugestão.

    Beijinhos

    Paula

    ResponderEliminar
  5. Se o pecado não está nesses quadrados então podes me servir de 2 bem grandes!!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Muito bom desde que os frutos vermelhos não esteja presente o morango :) Realmente que aspeto divinal :)

    Concordo contigo e vou tentar incutir o que não me foi incutido em criança, pois cresci um pouco sem regras alimentares.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Excelente ideia, abóbora para dar doce e consistência!

    ResponderEliminar
  8. Que brownies tão tentadores, adorei a sugestão da abóbora para reduzir no açúcar e continuarem húmidos e saborosos :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Têm um aspecto esses brownies!

    Que pontaria. Fiz brownies à tarde.

    ResponderEliminar
  10. Começo por dar-te os meus Parabéns! Reconheço em ti e no teu blogue um projecto, um caminho que estás a fazer e de verdadeira evolução. Isto para dizer-te que estás a ultrapassar-te, post após post. Fantásticas substituições! Dos vários brownies que vi fazia o teu, com certeza e sem remorsos!
    Um beijinho,
    A Cozinheira
    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Ai que delicia! E com esses frutos silvestres! hummmmmmmmmmmm

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  12. Podias-me pedir mil vezes que tentasse adivinhar ao olhar para eles que ingredientes contêm...não iria na certa conseguir!
    Uns brownies....pecado....
    Brownies de cacau e abobóra....um pecado saudável! Como conseguiste? Parabéns que em aspecto, não perdem nada, pelo contrário, em relação aos outros. De sabor não sei, mas gostava de saber. Ainda há para mim?

    Beijinhos,
    Aida

    ResponderEliminar
  13. Muito bons com a abóbora, e essa preocupação com a saúde é muito importante.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Totalmente aprovados!!! Lindos e com uma textura e cor mesmo como eu gosto! A abóbora deu-lhe um toque mais saudável... perfeito!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Gosto tanto, mas tanto de passar por aqui!! És atrevida e sai-te sempre tudo bem!!!
    Resistir, dizes?? Nao posso! Assim que possa tenho que experimentar né??
    Mazona lindona!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Esta mesmo maravilhoso..que dentada eu lhe dava.
    bj

    ResponderEliminar
  17. Minha linda,

    Os teus brownies são de facto uma agradável surpresa, já que se tornam naquele pecado desejado mas que, no final de contas, não nos deixa sentir tão culpados assim !

    Ficaram lindíssimos, aspecto mesmo de brownie e advinho-lhe uma textura fantástica e humedecida como um brownie deve ser !
    Estás de parabéns, amiga ! :)

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Que belos brownies, a abóbora fica sempre bem, adorei.
    Kiss

    ResponderEliminar
  19. Que agradável combinação de ingredientes! Deixa-nos adivinhar um sabor delicioso ao dar uma dentada num desses brownies!
    Parabéns por esta deliciosa sugestão!
    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  20. Cacau e abobora combina na perfeição! Ficaram perfeitos os brownies :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic