Avançar para o conteúdo principal

.

Bifes de frango saltimboca

Num destes jantares a correr, em que se chega a casa às 19:10 e é suposto pormos o jantar na mesa às 19:30, sob pena de termos uma pirralha de 3 anos agarrada às nossas pernas, resolvi fazer algo muito simples, mas cheio de sabor – Bifes de frango Saltimbocca. Consigo imaginar o Senhor que inventou esta receita a revirar-se no túmulo, porque é um uso abusivo do nome, mas chamar-lhe ‘bifes de frango enrolados em presunto e sálvia’ era demasiado comprido para utilizar numa publicação e se calhar não tão apelativo! Vamos chamar-lhe um golpe de marketing, hehehe!

A receita original, pelo que sei, é feita com carne de vaca e depois de fritar os bifes é adicionado um pouco de vinho branco à frigideira para fazer um molhinho. Mas cá por casa estamos a tentar ‘comer melhor’ [leia-se dieta] e não há cá molhos no prato. E honestamente não se perdeu nada porque ficou mesmo delicioso. Aconselho a utilizarem um presunto bem sequinho e de boa qualidade.

Claro está que sobre a pressão do tempo lembrei-me logo de fazer arroz branco para acompanhar, para gaudio da minha filha Joana, ou mesmo uma massa. Mas seria demasiado simples e se o Jamie Olivier faz uma refeição completa em 15 minutos, também posso ser mais imaginativa. E ainda bem que fiz esse esforço suplementar, porque acabei por fazer duas saladinhas que ligaram muito bem e que nos ajudaram a manter na máxima do ‘comer melhor’.

Assim, a publicação de hoje, é mais ou menos ou três em um, à moda da Sónia!

________________________

Bifes de frango Saltimbocca

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:


Para os bifes:

- 4 bifes de frango grandinhos

- 4 fatias de presunto

- 4 folhas de sálvia

- 2 dentes de alho

- 1 folha de louro

- azeite e tomilho fresco qb

- alho em pó


Para as saladas:

- Rúcula, amêndoa, queijo parmesão, limão e 1 cogumelo castanho (Salada número 1)

- tomate, 1/2 cebola e 1/2 pepino, sal, azeite e vinagre (Salada número 2)


Preparação:

Tempere os bifes de frango com alho em pó. Enrole o presunto em torno do bife de frango (no sentido da largura) e coloque por cima a folha de salvia e prenda com um palito.

Numa frigideira coloque os dentes de alho com casca, o louro e uns raminhos e tomilho fresco. Deixe o azeite tomar um pouco do gosto e coloque os bifes a alourar. Retire quando estiverem lourinhos de ambos os lados. Deixe repousar.

Para a primeira salada, Passe a amêndoa em lâminas um pouco numa frigideira antiaderente sem gordura. Assim que estiver lourinha, coloque numa saladeira junto com a rúcula, lascas de queijo parmesão (utilize um descascador de batatas) e o cogumelo cortado em lâminas (sim, cogumelo cru é delicioso). Tempere apenas com umas gotinhas de limão.

Para a segunda salada, corte tomate, pepino e cebola em brunoise (parece um palavrão mas não é!), isto é, em cubinhos pequenos. Quase como se estivesse a preparar um gaspacho.. Tempere com sal, azeite e vinagre e sirva.

______________________

 

Comentários

  1. Que refeição maravilhosa!

    Nunca comi, mas sempre que vejo dá água na boca!*

    ResponderEliminar
  2. Um refeição cheio de sabor e bem apelativa!
    Gostei...

    ResponderEliminar
  3. Ando para fazer uns bifinhos desses à imenso tempo, ficam com um aspecto delicioso!
    Adorei as saladas :)
    beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  4. Que bifinhos tão tentadores :D Gostei muito da sugestão :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

    ResponderEliminar
  5. E assim saiu uma refeição deliciosa e saudavel

    ResponderEliminar
  6. Uma refeição bem saborosa!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  7. Uauuuu, gostei de tudo... que maravilha, que charme, que requinte!!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Estes bifes ficaram com óptimo aspecto, gosto muito de fazer bifes enrolados :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Gostei do nome e do aspecto.
    Devem ser uma maravilha.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Adorei a sugestão! O teu marketing funcionou :) Beijocas!

    ResponderEliminar
  11. Fiquei com água na boca!
    Adorei :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que bifinhos tão saborosos ;) E cá em casa também preferimos o frango. Estão muito bem acompanhados com essas saladinhas, uma refeição deliciosa sem dúvida:) beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic