Avançar para o conteúdo principal

Arroz de legumes e um passatempo.

Hoje trago uma receita simples, mas que não é por isso que é menos merecedora de um destaque no blog. Nem sempre há tempo para malabarismos, inspirações e ao contrario do que os meus camaradas de marmita acham, nem sempre estou inspirada. E quando a inspiração falha, normalmente refugio-me nas coisas simples. A verdade é que tento sempre variar bastante, porque nunca gostei de comer sempre o mesmo e porque acho importante corrermos a pirâmide alimentar e não ficarmos apenas por um dos estratos e por isso as possibilidades acabam por ser infinitas.

Num destes fins de semana recebi o meu sobrinho cá por casa e tendo duas crianças em casa mais do que nunca me empenhei em servir um almoço colorido, atraente que os cativasse a comer, que tivesse cheio de vitaminas... Coisas de mãe, eu sei! Mas queria aproveitar o efeito socialização em meu favor e que explica o facto de eles comerem alfaces e brócolos na escola e em casa recusarem tudo o que seja verde. Por isso, tendo o primo à mesa, achei que era um boa altura para testar a teoria.

Resolvi fazer uns bifes de frango com queijo e molho de tomate no forno e a acompanhar um arroz de legumes. Tinha acabado a receber os fantásticos arrozes da Orivarzea ao abrigo da parceria com o blog e achei que o Baby Rice era a escolha indicada. E não me enganei, não sei se do amor que coloquei neste arroz,não sei se do processo de socialização ou da extrema qualidade deste arroz impar, a verdade é que só ele podia ter sido a refeição, de tão apreciado que foi!

Por isso, achei que era uma boa escolha para participar no passatempo a decorrer no blog Receitas da Sedução. Espero que gostes Áurea.

Espero que aceitem o desafio e o experimentem porque fica fantástico e na verdade podem utilizar o mix de legumes que gostarem ou tiverem no frigorifico.

______________________

Arroz de Legumes

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- 1 folha de louro

- uma lata pequena de milho de conserva

- 1 mão cheia de ervilhas congeladas

- 1 mão cheia de lombardo

- 1 mão cheia de cenoura cortada aos cubos

- 1 mão cheia de courgete cortada aos cubos

- 250 gr/ml de arroz Baby Rice Bom Sucesso

- 500 gr/ml de água a ferver

- azeite qb

- sal qb


Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho miudinhos e coloque num tacho ao lume com a folha de louro e um fio de azeite. Refogue até que fiquem transparentes, mas não deixe ganhar cor. Junte o arroz e deixe que o azeite incorpore bem o arroz.

Coloque água a ferver.

Junte os legumes ao arroz, com excepção do milho e junte a água. Tempere de sal a gosto e deixe cozer 8 minutos em lume brando, adicionando o milho mesmo no final do tempo. Depois de desligar o lume, deixe o arroz abrir por mais 2 minutos.

Bom apetite!

_________________________

 

Comentários

  1. Sem dúvida, uma boa forma de incentivar os miúdos a comer legumes!

    ResponderEliminar
  2. Sabes que o colorido é atraente, e contribui para nos apetecer saborear o prato. Ficou simples mas bem bom. Ainda não experimentei esse, só o aromático e também gostei imenso.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  3. Ficcou lindo e de certeza saboroso!
    Excelente participação!
    Mas tem que publicar a foto e a receita na página do Facebook de Receitas de Sedução. Está no regulamento! Pode ser?
    Obrigado pela participação. Boa sorte!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  4. Que belo arrozinho!
    Beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  5. arroz de legumes é tão reconfortante, sabe a comida caseirinha.
    o teu ficou lindo!

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto muito de arroz de legumes, para mim está delicioso
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Simples e muito gostoso... Huuuuuuuuummmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Brasil - Rio de Janeiro)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Que belo aspeto tem esse arroz e deve ser delicioso. Não admira que os meninos tenham gostado.
    Bj
    márcia

    ResponderEliminar
  9. óptimo arroz!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Molho cervejeira

Quem estuda economia ou gestão costuma falar sobre a curva de crescimento das empresas. Na verdade, todas as empresas têm o seu momento de crescimento, expansão e algures no tempo, a estagnação e a morte. Mais cedo, ou mais tarde, é o que acontece. Claro que há empresas que levam mais tempo do que outras a chegar ao declínio… Veja-se a Coca-cola, veja-se a MacDonalds… Independentemente da concorrência, são empresas com história que se mantêm até hoje como lideres, que ultrapassaram todos os momentos de expansão e contração da economia.Em minha opinião isto acontece por variadas razões, seja pela gestão, pelas ações de marketing, pela publicidade, mas acima de tudo, pelo segredo que os seus produtos encerram. Pela inovação que trouxeram quando chegaram ao mercado.Tentando passar isto para o panorama nacional, veja-se a Portugália e o seu molho que se mantém inalterado desde sempre (dizem). Passou de uma cervejaria de Lisboa, a uma cadeia de restaurantes espalhada por todo o país. Ainda…

Tarte de maçã

Quando percebemos que este é o tipo de alimentação em que nos revemos uma das preocupações surgiu com as visitas para jantar. O que servir? 
Na verdade os amigos já mostram curiosidade assim que percebem que mudamos a forma de comer, embora achem que é uma moda passageira. Ainda assim, quando nos convidaram a primeira vez para almoçar ficaram apreensivos e ligaram a perguntar o que nos podiam servir ao almoço. Estavam verdadeiramente preocupados...
Claro que lhes explicamos que podiam fazer uma carne ou um peixe porque a única coisa que mudava era o acompanhamento. Aproveitei e ofereci-me para levar uma salada, que por sinal foi do agrado de todos, e ajudou a derrubar barreiras.
Num destes dias surgiu um jantar improvisado cá por casa com uns amigos de que gostamos muito. Para finalizar uma refeição soberba, que acho que foi do agrado de todos, fizemos uma tarte de maçã. Dizia-me a minha amiga "não sei como tens tantas ideias, eu nem sei por onde começar". Eu partilhei o meu se…