Avançar para o conteúdo principal

Uma parceria e um arroz delicioso

Cá por casa, como sabem, adoramos arroz, especialmente a minha criança. Diria que no que dependesse da Joana, comeria arroz branco ao pequeno almoço, almoço e jantar... Eu confesso que já tenho os olhos em bico com tanto arroz branco e sabe-me bem variar de vez enquando...

Foi com enorme satisfação, mas muita responsabilidades, que o blog fez uma parceria com o arroz Bom Sucesso e o trouxe na bagagem assim que viemos de férias.

Se não conhecem este arroz, aconselho a provarem-no porque sem dúvida é muito bom. Para além de ser totalmente português, das nossas lezírias ribatejanas. Mais do que nunca precisamos de impulsionar o que é nosso!

Para começar experimentámos o arroz 'aromático' e tivemos uma agradável surpresa. Um arroz bem saboroso, de grão firme e longo. Gostei. Por exemplo, o arroz basmati é um arroz que apesar de aromático, em minha opinião espapaça muito... Poderia tê-lo utilizado neste prato com raízes orientais... Mas, confesso que não teria sido a mesma coisa... Gostei muito do resultado deste prato! Um arroz fantástico para um prato cheio de personalidade e muito saboroso!

______________________

Arroz oriental com salmão e camarão

[serve 3 pessoas]


Ingredientes:

- 150 gr de arroz Bom Sucesso Aromático

- 200 gr salmão fresco

- 2 rodelas de paio de porco preto (pode utilizar cubinhos de bacon)

- 6 camarões

- 2 colheres de sopa de molho de soja

- 1/2 cebola

- 2 dentes de alho

- 1 colher de sopa de óleo de amendoim

- sal e salsa qb


Preparação:

Coloque água a cozer com um pouco de sal. Assim que levantar fervura junte o arroz. Deixe cozer por 7 minutos.

Numa frigideira anti-aderente larga coloque o paio cortado em cubinhos pequenos, a cebola e o alho picadinhos e o óleo de amendoim. Deixe alourar um pouco.

Corte o salmão em tiras finas e retire a tripa do camarão. Tempere com um pouco de sal e salteie com a cebola, alho e paio.

Escorra o arroz e adicione à frigideira juntando bem com os restantes ingredientes (se vir que tem demasiado óleo, escorra um pouco antes de adicionar o arroz).

Adicione o molho de soja, polvilhe com salsa picada e sirva de imediato.


Nota: a quantidade de molho de soja depende do gosto de cada um e da marca, porque há alguns mais espessos que outros.

_______________________

 

Comentários

  1. Parabéns pela parceria e que bela sugestão nos trazes.
    A combinação é fabulosa e o aspecto, divino!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo presente.
    O arroz está com ótimo aspeto, imagino o cheirinho e o sabor delicioso.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo presente.
    O arroz tem um aspeto óptimo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Tamabém fiquei fã do arroz Bom sucesso e todas as variedades que usei me surpreenderam..andava mesmo a usar o arroz errado!
    Esta tua sugestão é mesmo ao meu gosto!!!E a apresentação está girissima...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. O arroz Bom Sucesso é mesmo uma maravilha e essa tua sugestão está bem apetitosa, bjs

    ResponderEliminar
  6. Tem muito bom aspecto, parabéns pela parceria!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela parceria, essas tacinhas ficaram com um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  8. Aqui em casa a mais pequena só sabe comer arroz branco, daquele que nem cebola pode levar!!

    Eu, pelo contrário, adoro arroz com vida, com história e com um verdadeiro sabor! :) Como o que nos mostras hoje!

    Beijinhos,

    Aida

    ResponderEliminar
  9. Que belas tacinhas!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Mmmm arroz e camarão, que combinação deliciosa :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia :D

    ResponderEliminar
  11. Hunnnn que arroz tão bom, e com salmão o meu peixe preferido

    Bjkas
    http://saboresleveslena.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Eu, arrozeira assumida, vou ficar muito atenta a estas publicações, para me inspirar nos meus cozinhados. Este arroz com salmão e camarão já me seduziu por completo. Venham mais sugestões deliciosas como esta.
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Olá...
    Que excelente aspecto ;)... Adorei :).... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Arroz fica bem com quase tudo também aqui por casa e o teu prato ficou bem bonito e de aspeto delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Obrigado pelos simpáticos comentários! Mais receitas se seguirão!

    ResponderEliminar
  16. Eu gosto muito do arroz Bom Sucesso, sou fã, e nunca tinha reparado neste aromático, gotta try!
    Ana
    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…