Avançar para o conteúdo principal

.

Alimentaria - o post mais longo de sempre!

A primeira semana a seguir às férias é sempre dolorosa, não há qualquer dúvida. Mas a semana que passou foi um autêntico pesadelo em termos de cansaço e ansiedade… Ansiedade porque as coisas foram acumulando, fugindo ao controlo e mesmo assim, senti que estive em falta com tudo e todos. 6ª feira à noite estava arrasada e sem perspetivas para dar a volta ao assunto durante o fim-de-semana…

Mas as boas notícias chegaram e a portadora foi a Ana Rita do blog ‘Bem Bons’. Tinha sido uma das vencedoras do passatempo que estava a decorrer no ‘Cinco Quartos de Laranja’! E por isso domingo ia ser um quatro em um: ia conhecer a Isabel (Laranjinha), ia assistir ao vivo e a cores a um showcook, ia estar com a Ana Rita (que é um doce) e ia poder ver a exposição! Para uma blogger de culinária é assim quase o terceiro céu! É como largar uma viciada em compras no Harrods em Londres com saldo ilimitado no cartão, com a diferença de que não tinha saldo ilimitado, claro! Falo da Alimentaria & Horexpo, como é explicado no site, é “Um projecto que concentra no mesmo espaço a oferta e a procura da fileira da indústria alimentar, hotelaria e distribuição, onde cada salão, – Alimentaria, Horexpo e Tecnoalimentaria – mantém a sua própria identidade e alarga a sua oferta de modo a facilitar e potenciar a realização de contactos e de transações comerciais.” Resumindo e baralhando, tem comida e coisas de cozinha!

Pois bem!!!! Tive de esperar quase dois dias para que este post saísse minimamente coerente e legível porque estava tão excitada no domingo à noite que não consegui escrever uma linha… Sabem quando têm imensa coisa para contar, mas não conseguem??? Porque é demasiada informação e quem está do outro lado a ouvir/ler não percebe nada????? Porque falo/escrevo demasiada coisa ao mesmo tempo e demasiado rápido???? Pois… Domingo foi assim. Acho que ainda hoje sinto um pouco da adrenalina… Aconteceu tanta coisa boa que ainda não acredito no quão sou abençoada de tantas formas e feitios…

Bem, comecemos pelo início. Conheci a Laranjinha e foi assim um ‘amor à primeira vista’. Achei-a muiiiiiito simpática e acessível, muito próxima de quem estava ali para a ver, sem peneiras algumas de estrela. Foi uma conversa entre amigos que quase parecia que se conheciam há muito, muito tempo… Acho que quando bloggers se juntam acontece muito isso, eu pelo menos tenho tido essa sorte. É aquela empatia de quem tem tanto em comum… O comer sempre a refeição fria porque nada vai para a mesa sem ser fotografado, é o medir exaustivamente tudo o que se adiciona na panela para que quando se publicar a receita nada falte, são as aventuras e desventuras de quem experimenta, de quem se sente permanentemente influenciado e inspirado por tudo, sei lá… É um rever-nos, sentirmos que há mais pessoas que partilham da mesma paixão avassaladora pela comida, o respeito tremendo pelos ingredientes… [suspiro…] Adorei conhecer a Isabel… Adorei ter partilhado este momento com a Ana Rita e marido. Adorei ter conhecido a Mafalda do "Masterchef de Algibeira" (que afinal já nos tínhamos cruzado no workshop da Luísa). Adorei ter-me cruzado com uma das manas do "Marmita Lisboeta". Enfim, uma pequena grande família que tem o condão de nos fazer sentir em casa.

Como se tudo isto não bastasse ainda caíram por terra três terríveis preconceitos… Sabem, nunca poderia ser Chef… Sou demasiado ‘esquisita’ e ainda tenho alguns tabus que são um pouco incompatíveis com aquilo que deve ser o palato de um Chef… A Isabel conseguiu, com os dois pratos que fez, deitar por terra três deles e abrir-me a mente para uma panóplia de combinações possíveis que até então estavam vedadas… Passo a contar-vos…

O primeiro prato feito pela Isabel foi uma salada fria de quinoa com batata doce e queijo feta. E o segundo prato foi um arroz de lulas com vinho tinto.

Sempre tive muitas reticências relativamente à quinoa e foi a primeira vez que a experimentei. Fiquei tão fã, mas tão fã que no dia seguinte fui ao supermercado comprar todos os ingredientes e repliquei-a em casa para que o Mário provasse. Esta deve ser provavelmente uma das melhores saladas que já provamos. E será muitas vezes replicada e reinventada cá por casa.

Quanto ao arroz… Jamais seria a minha primeira escolha fosse em que ementa fosse… Mas… Estava divinal, soberbo, maravilhoso… Mesmo!!! Mesmo tendo vinho tinto (que é algo que nunca utilizo porque achava que não gostava), mesmo tendo sido utilizado arroz carolino (normalmente não utilizo, preferindo o agulha). Amei!!!! E em breve, claro, será feito cá por casa!

Obrigado Isabel por este feito e o agradecimento não é apenas meu, mas também do meu marido que adorou (olha que andou a assaltar o frigorífico de noite para ratar um pouco do almoço do dia seguinte!!). Obrigado também pelas palavras que me deixou na dedicatório do livro. Adorei conhecê-la!

Como não há bela sem senão, uma das coisas que correu menos bem foi o facto de o Mário não ter estado presente… No blog, como em tudo na vida, somos uma equipa e para eu estar ali, ele teve de ficar com a bebé... Mas sei que ele teria delirado tanto quanto eu… Especialmente porque o showcook foi realizado no stand da Ivo Cutelarias - uma marca portuguesa que está no mercado desde 1954, mas mais numa vertente exportadora. Pois eu fiquei fã dos produtos e como é lógico fiz compras… O Mário adora facas e tenho a certeza que o rombo nas finanças teria sido maior se lá estivesse estado presente, menos mal. Claro está que adorou as compras e já as estreou – tem um belo corte num dedo!!!! Recomendo vivamente a espreitarem AQUI, já que podem fazer compras online.

De resto… De resto a visita foi fantástica! Novos produtos a serem lançados no mercado, inovações absolutamente incríveis e em minha opinião que serão de grande sucesso. De tanto que vi/provei/conheci destaco:

1. O bacon vegetariano! Não fazia a menor ideia do quanto já se fez neste campo. E o ‘Talho Vegetariano’ disponibiliza uma quantidade enorme de produtos surpreendentes.

2. Vi e provei alguns dos novos produtos de qualidade inquestionável que a ‘Quinta dos Açores’ têm para oferecer – iogurtes, gelados, etc.

3. Provei alguns dos produtos da nova gama dos queijos Tété, que muito me surpreenderam pela qualidade.

4. Provei alguns dos molhos que a Vitacress disponibiliza para saladas, cada um melhor do que o outro, veja AQUI.

5. E a aventura que mais considerei surpreendente foi passada no stand da Paladin/Peninsular. Nem imaginam a quantidade nova de produtos que a marca vai lançar… Fiquei apaixonada pela gama de produtos picantes a que chamam ‘Sacana’ e que são DO MELHOR que já provei até hoje… Nunca mais me irei esquecer do sabor do picante de ananás…

Por último quero deixar um enorme beijinho à Ana Rita e ao marido que foram companhias perfeitas para este dia único. Obrigado a ambos pelo livro que me trouxeram! Para qualquer blogger de cozinha, o presente ideal!

Como não podia deixar de ser, neste post só poderia deixar-vos a receita da salada de quinoa da Isabel e que foi feita no showcook. Vem no livro, que não poderia recomendar mais a comprar, e é fantástica. Apenas alterei um pouco as quantidades para aproximar mais dos gostos cá de casa. Vão adorar!!!!

_____________________

Salada de Quinoa vermelha com batata doce e queijo feta

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:


Para a salada:

- 1 batata doce (200 gr)

- 150 gr de quinoa vermelha*

- 120 gr de queijo feta

- 1 pepino (170 gr)

- 1 cebola roxa pequena (40 gr)

- 15 gr de salsa (1 ramo generoso)

- 2 tomates de cacho (130 gr)

- azeitonas (usei 80 gr de azeitonas verdes, na receita original são utilizadas pretas)


Para a vinagrete:

- azeite

- vinagre de vinho tinto

- sal e pimenta preta qb


*Pode ser adquirida em lojas tipo Celeiro ou Supermercados Brio. Encontra-se em pacotes de 500 gr que dá para inúmeras vezes.


Preparação:

Coloque a quinoa a cozer num tacho, com água temperada de sal, cerca de 20 minutos (tempo contado a partir do momento em que comece a ferver). Este tempo é referencial já que depende de um conjunto largo de fatores. Estará cozida quando o grão parece abrir e se vê o interior branco. Num outro tacho coloque a batata doce a cozer cortada em rodelas largas, com um pouco de sal. Deve demorar o mesmo tempo, não convém ficar demasiado cozida para não ficar espapaçada na salada. Findo o tempo, elimine a casca e corte em cubos. Deixe arrefecer.

Pique a cebola roxa miudinha e reserve. Faça o mesmo com a salsa.

Pele o tomate e elimine as sementes e corte em cubinhos. Reserve.

Descasque o pepino e corte em quadrados do mesmo tamanho do tomate. Reserve.

Corte o queijo em quadrados. Reserve.

Quando a quinoa estiver cozida, escorra e deixe arrefecer. Depois de fria coloque numa saladeira juntamente com os restantes ingredientes.

Faça a vinagrete e tempere a salada a gosto.


Nota: Pode fazer uma refeição apenas desta salada ou pode servir de acompanhamento a outros pratos.

_______________________

Receita inspirada na salada de batata doce com quinoa vermelha do livro 'Cozinha para Dias Felizes' da Isabel Zibaia Rafael.

____________________

 

Comentários

  1. Bem...Nem sei por onde começar...Agradeço te a companhia foi um dia incrivel, as conversas deliciosas e adorei andar a depenicar as comidas e aromas em cada stand contigo!!! Já sabes que sempre que houver patuscadas, exposições, feiras e mercados conta conosco,mas com o Mário e a pequena J.
    Espero que o corte do Mário não seja grave,olha se tivesses trazido aquela facalhona de Chef de 25 cms????My God!
    A tua saladinha, está...mesmo ,mesmo igual á da Isabel tirando as azeitonas que eram pretas e as tuas verdes ( mas não lhe digas nada,eu gosto mais dessas,xiuuuuu...ehehehehh)
    E pronto resta me também agradecer ás outras bloggers que conhecemos .Formámos um grupo muito porreirinho e divertido (com umas grandes gargalhadas pelo meio) e agradecer á Isabel Zibaia e ás facas Ivo que nos presentearam com esta fantástica experiência que espero ser uma de muitas!!!
    Bjokinhas a todos aí por casa,
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Bemmmmm Sónia,
    Conseguiste descrever exactamente o que também se passou comigo... Foi realmente uma experiencia espectacular e adorei mesmo conhecer a Isabel e todas vocês... :)
    Também já fiz a salada e hoje quando a trouxe para o trabalho fui assaltada por milhares de garfos a quererem provar...hehehehe.
    Só falta uma coisa: a Faca IVO corta que é uma maravilha... estou fã, adorei.
    Um beijinho grande e quando publicar a minha aviso...
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-) realmente as facas IVO tambem fizeram sucesso vapor casa :-)

      Eliminar
  3. Imagino, deve ter sido um dia fantástico.

    Parabéns pelo prémio e pela partilha de momentos felizes que passastes.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  4. Ora um post longo, tem que ter comentarios longos!!
    Ainda bem que a dita experiencia, serviu para te animar!!!
    Gostei da tua comparaçao com o Harods que so conheço de nome e sei que deve ser algo extraordinario!! Mas olha conhecendo me como me conheço, prefiriria o dito showcook, às compras no Harods!!
    É que afinal ganhas mto mais, nao é?
    Quanto à quinoa, ja nao me é desconhecida, só não sabia que havia vermelha!! Já experimentei tb numa saladinha!! E a tua está como sempre, deliciosa!!!
    Beijinhos
    MEna.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom sentir que ha ovos espécimes como nos... :-) eu no harrods nao gastei um Tusto... Su mesmo esquisita :-)

      Eliminar
  5. oh quem me dera lá ter estado também! adoro estas feiras, com imensa comida grátis para experimentar, demonstrações e, acima de tudo, boa companhia!

    ResponderEliminar
  6. Olá Sónia,

    nem imaginas como as tuas palavras me deixaram feliz. Estou com um sorriso enorme de gratidão. Obrigada.

    Foi um prazer ter estado em tão boa companhia. A conversa e a partilha foram muito boas.

    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel eu é que tenho a agradecer. Por tudo! A vida de blogger é de partilha e realmente estar contigo foi a prova viva disso. Obrigado! Obrigado por abrires os meus horizontes :-)

      Eliminar
  7. Que maravilha de post.
    Estou deliciada com tudo e com a saladinha que é de um aspecto divino!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Olá Sónia,
    Gostei de te ler, da descrição de um dia bem passado, com pessoas fantásticas e em que percebemos que absorveste tudo como uma esponja :) é assim mesmo, temos que aproveitar todos os momentos para melhorarmos.
    A tua salada está com umas cores lindas e de certeza que estava deliciosa. nunca provei quinoa, mas já me aguçaste o bicinho da curiosidade
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Foi um dia bem passado! Gostei da salada , que está umas cores lindas, e fiquei curiosa quanto à quinoa vermelha.

    ResponderEliminar
  10. Amiga,

    Já sentia a tua ansiedade no sábado :) e, como tal, não me espanta toda essa alegria aqui tão espelhada pelos bons momentos que passaste com pessoas com quem se contacta tão frequentemente no dia-a-dia.

    Obviamente que há empatias e sente-se, nesta tua publicação, que essas empatias aconteceram de forma muito natural e espantânea.
    Que bom que aproveitaste ao máximo e que aprendeste, que é sempre o que se tenta fazer nestas ocasiões e eventos, aprender as pessoas, aprender os momentos. :)

    Fico muito feliz por ti, também eu adorei conhecer esse rostinho que está por detrás destes magnifico espaço. :)

    A tua saladinha está excelente, não a vi a original mas acredito que não fique nada atrás !

    Beijinhos*


    ResponderEliminar
  11. Que dia fantástico :)
    Nunca experimentei quinoa, mas fiquei curiosa

    ResponderEliminar
  12. deve ter sido muito giro:)
    fique "de olho" nessa salada!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic