Avançar para o conteúdo principal

.

A melhor sopa

Cá por casa é frequente discutirmos em torno de quem faz a melhor sopa. É um discutir saudável, mas tenho de admitir que as melhores sopas são do Mário, tudo porque inclui mais azeite na confeção do que eu. E como é lógico acabo sempre por esgrimir esse argumento – “a tua é melhor, mas faz pior à saúde!”.

Para me provar que não utiliza assim tanto azeite, resolveu fazer ele a sopa e tirar as medidas…

Estava ótima, como sempre e olhando para a lista de ingredientes parece-me uma sopa perfeitamente normal, como tantas as que se fazem lá para casa…

Ninguém me tira da ideia que ele foi lá despejar um pouco mais de azeite no final… Mas é só uma suspeita! Que estava maravilhosa lá isso estava! Fosse do azeite ou fosse do amor que ele inclui sempre em tudo o que faz… E isso faz todaaaaaaaaaaaa a diferença.

__________________

Sopa de Agrião


Ingredientes:

- 1 cebola pequena (75 gr)

- batata (250 gr)

- 2 dentes de alho (10 gr)

- 400 gr de abóbora

- 700 gr de água

- 30 gr de azeite

- 10 + 250 gr de agrião (equivale a duas mãos cheias)

- sal qb


Preparação:

Coloque 250 gr de agrião na varoma. Os restante legumes coloque no copo da Bimby (inclusive 10 gr de agrião referidos nos ingredientes). Adicione a água, um pouco de sal e o azeite. Aplique a varoma na tampa e programe 25 minutos, varoma, velocidade 1.

Findo o tempo, retire a varoma, tape a tampa com o copinho e processe nas velocidades 3-5-7 cerca de 1 minutos. Adicione os agriões que estão na varoma e mexa.

Prove e retifique temperos se necessário. Se gosta da sopa mais aguada, junte um pouco de água e programe mais 5 minutos, 100º velocidade 1.


Alternativa de Preparação:

Coloque os legumes, em pedaços, a cozer (inclusive 10 gr de agrião referidos nos ingredientes) com a água, um pouco de sal e o azeite.

Quando estiverem tenros passe bem com a varinha mágica. Adicione os restantes agriões e deixe cozer uns minutinhos.

Prove e retifique temperos se necessário. Se gosta da sopa mais aguada, junte um pouco de água e deixe cozinhar mais um pouco.

__________________

 

Comentários

  1. Olá, querida!

    Que sopa maravilhosa, e nesta louça ficou ainda mais bonita.

    Gostei muito. Belas fotos.
    Um abraço, Fábio

    ResponderEliminar
  2. Adoro sopas, em especial sopa de legumes. Uma vez experimentei uma dessas em um restaurante na Itália da qual nunca me esqueci, tenho que tentar fazer qualquer dia desses.

    Abs,
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
  3. Lá que têm bom aspecto isso têm...bem cremosa!
    beijinhos e uma óptima semana :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro sopa de agrião! E esta que ficou tão cremosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Adoro de paixão sopa de agrião... E é mesmo como essa com abóbora!! Só há uma coisa mais que gosto de fazer....Com sopa de agrião gosto de juntar um ovo cozido!!!!E fico logo jantada!!!! =D Mais que jantada!!! ;)

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro sopa de agrião :D E essa tem muito bom aspecto, sem dúvida :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  7. Ai amiguinha linda.... Que saudades de uma sopinha de agrião!!
    E que maneira mais carinhosa de falar do teu Mário!! Que lindo.... Acho que é por causa disso que a sopa ficou maravilhosa!
    Da proxima que fizeres, mas de agriao, avisa, que eu vou buscar uma malguinha! Sim porque eu adoro comer as sopas nas malgas!! Tonterias, que queres fazer!!
    Beijinhos
    Mena.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic