Avançar para o conteúdo principal

.

Um folar diferente...

Há dias em que não vale a pena tentar fugir ao inevitável… Se passo o dia a pensar em comer um bolo, é inevitável que tenha de chegar a casa e fazê-lo…

No entanto, o tempo é contado ao segundo e os remorsos são mais que muitos… “Se não tens tempo para ir ao ginásio, como arranjas tempo para fazer um bolo e comê-lo?” diz-me o diabinho pendurado no ombro… Pois… Eu sei que é verdade, mas é como um mal estar que se instala e que só passa quando me encaminho para a cozinha com uma ideia do que quero fazer… E desta vez eu sabia que tinha de ser o Monkey Bread, uma receita que tinha vista no blog da Mena, “As aventuras de uma Mamã”, que por sua vez já o tinha visto num outro blog, que por sua vez já tinha adaptado de dois outros! A blogosfera é realmente um universo inspirador e como nos contos, cada um que pega numa receita, acrescenta-lhe mais qualquer coisa e eu não fui exceção. A minha é um misto do que encontrei no blog “A cozinha coletiva” e no blog “As aventuras de uma mamã”. O resultado final fui muito para além das expetativas! O resultado final é delicioso quente ou frio e em termos de sabor achei-o muito idêntico ao do ‘Folar de Olhão’, sem a gordura em demasia que o mesmo tem. Claro que esta receita também não é isenta de pecado… Se fosse, com certeza não seria tão boa, como na realidade é!!!!

Como estamos na Páscoa e não sou grande fã dos folares doces que se fazem um pouco por todo o país, nesta altura do ano, acho que vou adotar esta receita, que vos proponho hoje, para passar a constar da tradição familiar a par com a do folar de carnes, essa sim, já na minha família há duas ou três gerações e que partilhei AQUI no ano passado.

Espero que gostem tanto quanto eu… É deliciosa!!! Obrigado Mena por dares o mote, é realmente uma receita fantástica daquelas que vale MESMO a pena ser feita e partilhada. Uma delicia!

___________________________

Monkey Bread


Ingredientes:


Para a massa:

- 110 gr de água

- 200 gr de leite (usei magro)

- 50 gr de manteiga (usei Becel Líquida)

- 20 gr de fermento de padeiro

- 50 gr de açúcar

- 550 gr de farinha T65 + qb


Para a montagem:

- 320 gr de açúcar mascavado

- 6 colheres de chá de canela

- 80gr de corintos brancos

- 200 gr de manteiga (usei Becel líquida) + qb para a forma

- 2 colheres de sopa de mel multifloral*


* usei Mel de Portugal


Preparação:

Coloque a água, o leite e a manteiga no copo da Bimby e programe 3 minutos, 50º, velocidade 1. Adicione o fermento e o açúcar e misture apenas 15 segundos, velocidade 3. Junte a farinha e programe 10 minutos, velocidade espiga.

Coloque a massa num recipiente enfarinhado e coloque dentro do forno (com ele desligado) a levedar durante 1 hora ou até dobrar de volume.

Findo o tempo, tenda a massa numa superfície enfarinhada com o auxilio de um rolo da massa e corte quadrados relativamente iguais, de cerca de 3 x 3 cm. No meu caso, rendeu 48 quadradinhos.

De cada quadradinho faça um bolinha com as mãos.

Num recipiente coloque o açúcar mascavado misturado com a canela e as passas. Noutro recipiente coloque a manteiga derretida à temperatura ambiente (se utilizar Becel líquida, como fiz, não necessita de ter essa preocupação). Coloque a forma, untada com manteiga, por perto e com o auxilio de uma colher de sopa, coloque cada bolinha no recipiente da manteiga e depois na do açúcar e canela, colocando cada uma das bolinhas, por fim, dentro da forma. Vai empilhando as bolinhas na forma, sem apertar ou qualquer ordem/cuidado em especial.

Quando terminar de arrumar todas as bolinhas de pão na forma, coloque novamente no forno (desligado) a levedar por mais uma hora. Findo o tempo, retire a forma, distribua o mel por cima e pré-aqueça o forno a 200º.

Assim que colocar a forma dentro do forno, reduza para 180º e deixe cozer por 35 minutos. Findo o tempo, deixe repousar por 5 minutos e desenforme.


Alternativa de Preparação:

Aqueça a água, o leite e a manteiga apenas o suficiente 8isto é, se colocar o dedo dentro consegue suportar a temperatura sem se queimar). Adicione o fermento e o açúcar e misture apenas o suficiente para garantir que não há grumos. Junte a farinha e com uma batedeira, com varas para massas pesadas, bata por 10 minutos ou até que a massa esteja brilhante.

Coloque a massa num recipiente enfarinhado e coloque dentro do forno (com ele desligado) a levedar durante 1 hora ou até dobrar de volume.

Findo o tempo, tenda a massa numa superfície enfarinhada com o auxilio de um rolo da massa e corte quadrados relativamente iguais, de cerca de 3 x 3 cm. No meu caso, rendeu 48 quadradinhos.

De cada quadradinho faça um bolinha com as mãos.

Num recipiente coloque o açúcar mascavado misturado com a canela e as passas. Noutro recipiente coloque a manteiga derretida à temperatura ambiente (se utilizar Becel líquida, como fiz, não necessita de ter essa preocupação). Coloque a forma, untada com manteiga, por perto e com o auxilio de uma colher de sopa, coloque cada bolinha no recipiente da manteiga e depois na do açúcar e canela, colocando cada uma das bolinhas, por fim, dentro da forma. Vai empilhando as bolinhas na forma, sem apertar ou qualquer ordem/cuidado em especial.

Quando terminar de arrumar todas as bolinhas de pão na forma, coloque novamente no forno (desligado) a levedar por mais uma hora. Findo o tempo, retire a forma, distribua o mel por cima e pré-aqueça o forno a 200º.

Assim que colocar a forma dentro do forno, reduza para 180º e deixe cozer por 35 minutos. Findo o tempo, deixe repousar por 5 minutos e desenforme.


Notas importantes: Quanto mais pequenos forem os quadradinhos/bolinhas, mais gordura e açúcar vai acabar por adicionar à receita, já que cada bolinha vai ser passada por manteiga e açúcar. Assim, se quiser tornar o bolo menos calórico, é uma questão de cortar quadrados um pouco maiores. Claro que quanto menos gordura e açúcar também tiver, menos saboroso e molhadinho ficará e provavelmente mais difícil será de cortar fatias sem que ele se desmanche. É uma questão de analisar o custo/benefício de cada uma das opções. Se optar por bolinhas maiores, reduza a quantidade de açúcar mascavado, canela e manteiga em proporção. O segundo pormenor a ter em atenção é utilizar uma forma de buraco, mas que não seja de fundo amovível já que a gordura acabará por escorrer, seja enquanto leveda, seja depois na cozedura.

_____________________

 

Comentários

  1. Hummmmm e eu que ando á procura de um folar para fazer para este ano... Este parece me um excelente candidato!!!!v =) Gostei!!! Pena não o ter provado... =)

    ResponderEliminar
  2. Ficou MARAVILHOSO! Adorei! :D*

    ResponderEliminar
  3. Esse é um dos bolos que ando para experimentar mas vou lj«he mudar o recheio de cada bolinha,já ando com ideias mirabolantes...
    Ficou realmente tentador o teu e mesmo assim mais "gordo"eu comia uma fatia das grandes!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Uauuu, que delicia!!!!

    Esse bolo pode ser calorico, mas perdoa o mal que faz pelo bem que sabe... excelente!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspecto :)
    Todos os cantinhos nos inspiram! É preciso que todos os dias me apetece fazer um bolo!!

    ResponderEliminar
  6. Adorei esse folar, que aspeto tão bonito e diferente,
    kiss

    ResponderEliminar
  7. K lindo... Ai que apetite me deste!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ficou com um aspecto divinal :D Que vontade enorme de provar! :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

    ResponderEliminar
  9. Lindíssimo e de certeza que muito saboroso, já tenho visto esta receita...tenho de um dia me aventurar e fazer cá em casa!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Ja o tinha visto Mena e adorado e o teu esta outro pecado igual!! Voces sao umas tentadoras!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá...
    Que aspecto espectacular ;).... Vou levar algumas fatias :).... Adorei a tua sugestão :D.... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Estou a salivar ... Ainda não conhecia e não consigo evitar de voltar atrás e ver as fotos ... Sim! É oficial... tou a babar !! :P
    Vou fazer claro!!!
    Beijinho doce e uma Páscoa feliz :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou perdida de risco contigo, porque descreveste o que tantas vezes me acontece quando me ponho a visitar os blogs amigos :-)

      Eliminar
  13. A maravilha das maravilhas!! Acho que o vou repetir para a minha Páscoa na sibéria!! E tu para o pores ainda melhor colocaste mel? És ainda mais gulosa do que eu!! Agora deu me vontade de ir outra vez pra cozinha e fazer outro!!
    É daqueles bolos que comes, mas fechas os olhos, tal é o luxuria que te transmite!!
    Manda pra ca uma fatia pra eu provar, outra vez!!
    Um beijinho grande siberiano!!
    Mena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda, obrigado por esta receita.... É mesmo brutal e cá por casa vai tornar-se obrigatória na Páscoa :-) adorei!

      Eliminar
  14. Agora também fiquei com apetites de folar :-) esse deixou-me com água na boca

    Bjokas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Outra vez!
    Vocês estão mesmo a desafiar-me!
    Eu a fingir que não o vejo e ele sempre na minha frente!
    Acabei de ver um folar com 8 camadas de massa, açúcar e canela e fugui... agora chego aqui... esta luxuria! Suas pecaminosas!
    Votos de uma Páscoa muito feliz.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bem que te percebo Lenita... Depois de o ver na Mena, ha mais de um mês, confesso que nao tenho pensado noutra coisa! Tive mesmo de o fazer :-) é sem duvida delicioso...

      Eliminar
  16. Confesso que ja ca vim babar nesta receita vezes sem conta!!!

    Para a lista de espera pois ta claro!!!

    Canela como eu amo canela!!


    Adoro o teu blog, tenho ca vindo cuscar e agr que me iniciei na arte de blogar espero vir ca mt mais :)


    Beijinhos

    http://jantarpara3.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juliana nos cá por casa somos três, por isso, haverá mais do que muitas razoes para visitar o teu cantinho! Espero muito sucesso! Quanto ao Monkey Bread, se provares vais ficar fã... É realmente uma tentačao fantástica... Adoramos aqui por casa! Obrigado pela visita e aperece sempre que queiras!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Molho cervejeira

Quem estuda economia ou gestão costuma falar sobre a curva de crescimento das empresas. Na verdade, todas as empresas têm o seu momento de crescimento, expansão e algures no tempo, a estagnação e a morte. Mais cedo, ou mais tarde, é o que acontece. Claro que há empresas que levam mais tempo do que outras a chegar ao declínio… Veja-se a Coca-cola, veja-se a MacDonalds… Independentemente da concorrência, são empresas com história que se mantêm até hoje como lideres, que ultrapassaram todos os momentos de expansão e contração da economia. Em minha opinião isto acontece por variadas razões, seja pela gestão, pelas ações de marketing, pela publicidade, mas acima de tudo, pelo segredo que os seus produtos encerram. Pela inovação que trouxeram quando chegaram ao mercado. Tentando passar isto para o panorama nacional, veja-se a Portugália e o seu molho que se mantém inalterado desde sempre (dizem). Passou de uma cervejaria de Lisboa, a uma cadeia de restaurantes espalhada por todo o país.