Avançar para o conteúdo principal

Salmão & Alperces

Ja expliquei AQUI o quanto adoro salmão. É realmente uma forma muito saudável de comer peixe, para além de se prestar a uma diversidade enorme de receitas bem rápidas!

Desta vez, fiz na Actifry, enquanto dava banho à Joana, terminava um post e ainda preparava uma aula de dança... Exactamente porque os dias são cada vez mais assim, bem agitados, em que temos de ter o dom da omnipresença, que estas ''maquinetas' dão um jeitão! Neste momento a Bimby é o meu braço direito e a Actifry o esquerdo... O meu obrigado a todos os engenheiros e designers que facilitam as nossas vidas!

Bem... Quanto à receita... Honestamente não me lembro o que me passou pela cabeça para fazer esta mistura de ingredientes, mas que a fiz, fiz! E que adoramos, lá isso adoramos!

Será para fazer muito mais vezes porque adoramos a combinação do doce com o salgado. Delicioso!

E já agora, obrigado Mel de Portugal pelo vinagre delicioso que me fizeram chegar! Amei!

_____________________________

Salmão com alperce e pimento verde

[4 pessoas]


Ingredientes:

- 4 lombos de salmão

- meio pimento verde

- 12 alperces secos

- 4 dentes de alho inteiros

- 2 colheres de sopa de vinagre de mel

- 2 colheres de sopa de molho Teryaki de compra (pode substituir por uma mistura igual de mel e soja)

- sal e azeite qb


Preparação:

Coloque os lombos de salmão no tabuleiro da Actifry (na 2em1 coloque no superior). Numa tigela, misture sal a gosto, o vinagre e o molho Teryaki. Com um pincel, distribua este tempero pelos lombos de salmão.

Adicione o pimento cortado em tiras e os dentes de alho com casca. Regue com um fio de azeite.

Carregue no botão 2em1 até aparecer a imagem do peixe. Por defeito, aparece 8 minutos. Adicione mais 2 minutos.

A meio adicione os alperces.

Acompanhe com uma salada ou um esparguete cozido.


Alternativa de preparação:

Numa tigela, misture sal a gosto, o vinagre e o molho Teryaki. Com um pincel, distribua este tempero pelos lombos de salmão.

Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e passe os lombos cerca de dois minutos de cada lado. Retire e reserve.

Adicione os dentes de alho, os pimentos em tiras e os alperces e em lume brando salteie ligeiramente ate cozinhar. Junte ao salmão.

Acompanhe com uma salada ou um esparguete cozido.

______________________

Comentários

  1. Adorei a sugestão, e pelo aspecto vou adorar este prato :)
    Como eu te compreendo quando falas que o tempo voa, já fazemos tanto, mas mesmo assim parece que ainda falta tempo para fazermos mais, enfim valha-nos a tecnologia que apesar de às vezes não ser favorável à existencia humana em certas àreas facilitou-nos o dia à dia e a vida:P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Ehehehehe como te percebo!!! Eu tb sinto o mesmo em relação á Bimby e à Actifry :D
    Esse salmão ficcou com um aspecto delicioso!!!
    Beijinho amiga :) Boa semana !

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito da combinação doce-salgado, por isso acredito que ia apreciar bastante este salmão!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Também gosto muito de salmão e achei a tua sugestão uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Hummmm que maravilha!!! Como la em casa todos gostamos e muito de salmao esse pratinho seria mesmo bem vindo!!! Como te compreendo tao bem em relaçao ao tempo... minha amiga eu tenho tantos projetos nas maos que precisava que o dia tivesse 48 horas!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  6. O salmão é sem dúvida muito saboroso e muito versátil...
    A minha cara metade adora...
    E é sempre bom ter sugestões boas como estas para sair da rotina...
    Gostei... e vou levar...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    P.S. Tens uma surpresa lá no blog... Parabéns.... Aguardo o teu mail com uma morada de envio... ;)

    ResponderEliminar
  7. Lá em casa também adoramos salmão! E desde que fiz na actifry agora não faço de outra maneira!!!! =) O teu deve ter ficado uiii que maravilha!! Sim senhora!!! Gostei ;) Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Sem dúvida que são máquinas muito versáteis e óptimas ajudantes!

    ResponderEliminar
  9. Parece muito fora do meu prato comum, mas deve ser óptimo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá...
    Que aspecto espectacular ;)... Adorei :)... Bjokas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Tem mesmo bom aspecto!! Bem a Actifry vou comprar muito em breve e a Bimby será no Verão :) só ouço maravilhas destas máquinas

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Nem queiras saber a dificuldade que tenho hoje em dia de comer salmao, antes adorava, agora cada vez que como enjou logo. Mas olha acho que esta combinacao de sabores e capaz de fazer o meu enjou passar...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. eu também adoro salmão e nunca tinha pensado em combinar com alperces...deve ficar muito interessante!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Uma combinação diferente, mas que imagino divina!
    Lia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…