Avançar para o conteúdo principal

.

Iogurtes... Porque sim!

Quem segue o blog sabe que não há uma semana em que não faça iogurtes... Por vezes esqueço-me de apontar a receita e nem sempre publico, mas desta vez, apontei as duas variedades que fiz! Hoje sai uma e em breve sai outra.

As inspirações são sempre muitas, talvez por isso faça iogurtes há dois anos e nunca os repita, semana após semana... Desta vez a inspiração veio de uma embalagem nova de cardamomo oferecida pela Espiga. Achei que rimava bem com coco e não me enganei. Quem nunca provou esta especiaria não deixe de o fazer. Basta fazer uma busca aqui no blog por este ingrediente e vai encontrar inúmeras receitas doces e salgadas onde se pode inspirar!

Claro que a facilidade é que, se antes tinha de ir a uma loja especializada em produtos orientais/indianos para comprar, agora está nas prateleiras de qualquer supermercado! Obrigado Espiga!

______________________

Iogurtes de coco & cardamomo

[fez 7 iogurtes]


Ingredientes:

- 1 litro de leite meio gordo

- 1 iogurte natural

- 60 gr de coco (usei desidratado)

- 8 sementes de cardamomo Espiga

- 40 gr de leite em pó

- 90 gr de açúcar amarelo RaR

 

Preparação:

Coloque no copo da Bimby o leite e o coco e programe 6 minutos, varoma, velocidade 1.

Esmague ligeiramente as vagens do cardamomo e coloque numa bolinha de chá. Coloque-a dentro do copo da Bimby e deixe o leite arrefecer até aos 50º.

Retire a bolinha de chá. Coloque os restantes ingredientes e programe 4 minutos, 50º, velocidade 4.

Retire para copinhos esterilizados (coe com um passador de rede) e coloque em ambiente morno a fermentar enrolado numa manta polar (fiz à noite e coloquei no frio pela manha, cerca de 9 horas de fermentação).


Alternativa de preparação:

Coloque o leite e o coco ao lume e deixe levantar fervura.

Esmague ligeiramente as vagens do cardamomo e coloque numa bolinha de chá. Coloque-a dentro do tacho com o leite e o coco e deixe aromatizar. Deixe arrefecer até que, colocando um dedo no leite, sinta quente mas suportável.

Retire a bolinha de chá e misture bem os restante ingredientes (pode colocar num liquidificador para misturar).

Retire para copinhos (coe com um passador de rede) e coloque em ambiente morno a fermentar enrolado numa manta polar (fiz à noite e coloquei no frio pela manha, cerca de 9 horas de fermentação).


Nota: para mais informações sobre como fazer iogurtes consulte AQUI.

_________________________

 

Comentários

  1. Que óptima sugestão, adorei a combinação de sabores :)

    ResponderEliminar
  2. olá

    Adorei a tua sugestão, já costumo fazer todas as semanas, mas só com coco, agora vou experimentar esta versão.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também fiz esta semana mas só com bolacha pois o mais que tudo ainda só gosta dessa versão (guloso)... Vou comprar mais copos de iogurte para fazer esta tua versão pois gosto muito de coco.

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Em minha casa também se fazem iogurtes todas as semanas, mas nunca mais publiquei! Estes ficaram bem gulosos, gostei muito desta receita!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de cardamomo, fico curiosa com o resultado!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Querida,

    Tens toda a razão, felizmente que hoje em dia já se encontram especiarias e outros produtos mais invulgares nas prateleiras das grandes superficies, anteriormente tinha de correr meia cidade e nem sempre encontrava !

    Fiquei muito curiosa com o sabor desses teus tão convidativos iogurtes, ainda não os comecei a fazer, confesso que no Inverno não me chamam tanto, mas em breve farei e vou decerto testar esta tua receita.
    Obrigada pela tua partilha, amiga ! :)

    Beijinhos grandes :)

    Isabel

    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Olha que delicia fe iogurtes bem ao meu gosto pois gosto de tudo o que leve coco... tb costumo fazer, mas raramente posto!

    Hummmmmm delicia!!


    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Gostei imenso desta receita, vou fazer pois gosto bastante de coco.
    Gostava de saber onde posso comprar copos para os iogutes iguais aos teus.
    Obrigada.

    Mónica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mônica pode comprar iogurtes da emmi nas grandes superfícies e reaproveitar os frascos,pode comprar os frascos em qualquer deposito d marinha grande (solução mais barata) ou encomendar na vitromarin q eles enviam para todo o lado do pais. Espero ter ajudado!

      Eliminar
  9. Gostei imenso desta receita, vou fazer pois gosto bastante de coco.
    Gostava de saber onde posso comprar copos para os iogutes iguais aos teus.
    Obrigada.

    Mónica

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    aí está uma combinação de sabores que deve ser excelente, coco e cardamomo :) os iogurtes devem ter ficado fantásticos.
    Também faço iogurtes uma ou duas vezes por semana, numa máquina linda e antiga que era da minha mãe, já nem vejo nenhuma igual, mas faz uns iogurtes maravilhosos e cá em casa devoram-nos num instante :)
    Vou anotar a receita
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Com essa combinação magnífica, só podem ser os melhores iogurtes do mundo!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic