Avançar para o conteúdo principal

.

Bolo de arroz e laranja

Adoro citrinos. Já tive oportunidade de o dizer diversas vezes. Gosto de os usar em doces e salgados e é fruta que não falta cá por casa... De tal forma que resolvi comprar um limoeiro e estou em vias de comprar uma laranjeira...

Não seria nada do outro mundo, não se desse o caso de viver num apartamento e apesar de ter varanda, não ter terreno, serão plantados em vasos...

Enfim... Veremos se dará frutos...

Enquanto dá e não dá, a minha mãe faz-me chegar as primeiras laranjas da sua laranjeira... Cheia de orgulho, com folhas ainda... O perfume é algo inesquecível... Efectivamente nada se compara a isto, à natureza no seu verdadeiro esplendor...

Claro está que tive de por mãos à obra! E como tenho estado na onda de simplificar, resolvi fazer novamente um bolo simples... Para 'acompanhar' um curd de laranja que tinha feito para uns iogurtes que em breve publico também.

Espero que gostem do bolo... Nós por cá, adoramos. Será para ser repetido!

____________________________

Bolo de arroz e laranja com curd de laranja


Ingredientes:

- 80 gr de manteiga

- 170 gr de açúcar branco (+ um pouco para polvilhar)

- 4 ovos

- 80 gr de sumo de laranja (1 laranja grande)

- 1 iogurte natural

- 1 colher de chá de fermento em pó

- 85 gr de farinha de arroz*

- 180 gr de farinha banca de neve

- manteiga e farinha qb para untar e polvilhar a forma


* pode fazer farinha de arroz na Bimby pulverizando arroz em grão na velocidade 9 até estar reduzido a pó.


Preparação:

Coloque a borboleta no copo da Bimby e coloque a manteiga. Programe 2 minutos, 60º, velocidade 1. Junte o açúcar e programe 4 minutos, 37º, velocidade 3.

Junte os ovos, o sumo de laranja e o iogurte e bata 3 minutos, velocidade 3.

Junte o fermento e as farinhas peneiradas e programe 1 minuto, velocidade 2.

Pré aqueça o forno a 200º. Unte uma forma com buraco e polvilhe com farinha.

Deite a massa do bolo na forma e deixe cozer por 30 minutos. Nos últimos 5 minutos polvilhe a superfície do bolo com açúcar a gosto.

Desenforme ainda morno e acompanhe com curd de laranja e uma chávena de chá.


Alternativa de Preparação:

Derreta a manteiga uns segundos no micro-ondas. Bata bem com o açúcar ate obter uma mistura esbranquiçada e fofa.

Junte os ovos, o sumo de laranja e o iogurte e bata até misturar bem os ingredientes.

Junte o fermento e as farinhas peneiradas e misture bem até a massa fazer bolhas na superfície.

Pré aqueça o forno a 200º. Unte uma forma com buraco e polvilhe com farinha.

Deite a massa do bolo na forma e deixe cozer por 30 minutos. Nos últimos 5 minutos polvilhe a superfície do bolo com açúcar a gosto.

Desenforme ainda morno e acompanhe com curd de laranja e uma chávena de chá.


Nota: para o curd de laranja, segui AQUI a receita, mas substitui o sumo de limão, pelo sumo de laranja e reduzi o açúcar para 100 gr.

___________________________

 

Comentários

  1. Olá.
    Adorei seu blog, suas postagens são muito bem escritas, parabéns.
    Estarei sempre por aqui.
    Até mais

    ResponderEliminar
  2. Este bolinho ficou um espectáculo! Que aspecto maravilhoso! Não há nada como um bolinho caseiro :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei!
    Adoro bolos de arroz e com laranja deve ficar fenomenal.

    Beijinhos e bom Domingo;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  4. Que bolo maravilhoso! Também ando com vontade de fazer curd de laranja... qualquer dia faço!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula, é bastante aromático e ficou perfeito com um bolinho simples com este :-).

      Eliminar
  5. Que aspecto delicioso tem o teu bolo, uma verdadeira tentação!

    ResponderEliminar
  6. Também adoro citrinos! E esta sugestão é muitoooo boa! :)*

    ResponderEliminar
  7. Que delícia de bolo e o curd, uma maravilha.
    Também sou louca por citrinos e tudo o que os leve, está logo aprovadíssimo!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Sónia,

    Obrigada pela visita lá no meu cantinho. Vou passar aqui e olhar com cuidado as suas sugestões, mas logo de início, já adorei esta sua receita de bolo de laranja! Já está anotada e farei provavelmente em breve.

    Bjs

    Andréa

    ResponderEliminar
  9. Querida Sonia :)

    Também adoro citrinos e também no final do ano passado plantei uma árvore de clementinas ! :) Já tenho um limoeiro e uma laranjeira, adoro vê-los crescer, florescer e exibir com orgulho os seus frutos que, apesar de poucos, são óptimos ! :)

    Adoro bolo de laranja, a Mãe fazia imenso quando morava com ela e ficava uma maravilha, tal como esse que vejo e que ficou com um aspecto muito convidativo !
    Adorei a cor do bolo e do curd, fazem uma dupla imbatível ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel nunca pensei tirar tanto prazer de algo tão simples como ver crescer uma arvore e dar frutos. Vivo na cidade e nunca tive contacto algum com o campo, mas a medida que fui crescendo a vontade de estar próxima da terra sempre foi muito forte... Cada vez mais... Se nao podemos mudar toda uma vida, mudar de rumo radicalmente, pelo menos fazem-se estes pequenos gestos que nos aproximam e nos faz sentir parte do todo. Obrigado, uma vez mais, pela tua simpática visita.

      Eliminar
    2. Como te compreendo, querida ! :)

      Beijinho

      Eliminar
  10. Mais um bolinho tão bom:) Adoro este tipo de bolos, sabem sempre tão bem!

    Beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pela visita! Este teu bolinho também me parece ótimo, simples e aromático! Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic