Avançar para o conteúdo principal

.

Um cheesecake...

Em plena época festiva, são muitos os blogs, páginas e marcas a lançar desafios culinários em troca de prémios bastante interessantes. Com muita pena minha, o meu ritmo diário não me permite aderir a todos e muitas vezes, quando dou conta, até já deixei passar o prazo...

Por isso, há que fazer escolhas! E depois, com muita imaginação, criar algo novo, que faça a diferença, independentemente de acreditarmos ou não que vamos ganhar...

E às vezes, é durante estes processos criativos, que me surgem receitas fantásticas... Foi o caso da receita que deixo hoje. Em termos de aspecto pode não ser fascinante, ou tão apelativa, comparativamente com outras que estão a concurso, mas garantidamente estou certa que em sabor ganha aos pontos!

Como queria oferecer um presente de Natal aos amigos com quem almoço, esta sobremesa acabou por ter dois objectivos: concorrer ao passatempo da Royal e desejar boas festas a todos aqueles que tornam a minha hora de almoço sempre tão bem disposta. Como o chocolate é sempre uma escolha vencedora, foi motivo de sucesso, muitos elogios e sorrisos.

Uma pena que a equipa Royal não prove as receitas. Não sabem o que perdem! Agora é só fazer figas e esperar que seja uma das vencedoras de uma Bimby...

___________________________

Cheesecake de Chocolate (e caramelo)


Ingredientes:


Para a base:

- 350 gr de bolachas digestivas

- 20 gr de cacau magro

- 100 gr de manteiga/margarina


Para o cheesecake:

- 370 gr de requeijão de cabra (usei caseiro)*

- 220 gr de açúcar

- 200 gr de chocolate negro (usei com 70% cacau)

- 1 carteira de gelatina neutra Royal

- 3 colheres de sopa de água

- 400 ml de natas frescas


Para a cobertura:

- caramelo líquido a gosto Royal ou topping de chocolate/caramelo da Royal


* pode utilizar queijo fresco ou requeijão de vaca ou mesmo queijo tipo Philadelphia.


Preparação:

Coloque as bolachas e o cacau no copo da Bimby e programe 20 segundos, velocidade 4. Adicione a manteiga/margarina em cubos e programe 20 segundos, velocidade 6.

Com o auxilio das costas de uma colher de sopa, calque bem esta base numa forma de fundo amovível e leve ao frio.

Prepare o cheesecake. Com o copo bem limpo, coloque a borboleta. Junte as natas e bata cerca de 2 minutos, velocidade 3 e 1/2 (este tempo é variável dependendo das natas que utilizar e tenha atenção para que não passem a manteiga). Adicione 100 gr de açúcar e bata 15 segundos, velocidade 3 e 1/2. Reserve.

Corte o chocolate em pedaços pequenos e derreta em banho-maria (não deixe que o recipiente chegue directamente ao calor ou à água quente para que o chocolate não passe o ponto. Depois de passar, será difícil trabalhá-lo). Reserve.

Coloque no copo da Bimby o queijo e 120 gr de açúcar e bata 20 segundos, velocidade 4.

À parte, dilua o pacote de gelatina neutra em água quente (3 colheres de sopa). Com a Bimby a trabalhar na velocidade 4, adicione ao queijo a gelatina dissolvida e o chocolate e deixe nesta velocidade 30 segundos. Com uma espátula e movimentos de baixo para cima, misture as natas com o queijo.

Distribua por cima da base de bolacha e leve ao frigorifico até prender.

A cobertura fica ao critério de cada um. Torne-a uma sobremesa mais natalícia fazendo um desenho de uma arvore de Natal com açúcar em pó, ou distribua topping de chocolate ou de caramelo por cima. Eu usei caramelo liquido! Acho que ficou fantástico.


Alternativa de Preparação:

Coloque as bolachas e o cacau num robot de cozinha e processe até transformar em pó. Adicione a manteiga/margarina em cubos e misture bem até que se transforme numa massa fácil de distribuir (tipo cobertura de crumble).

Com o auxilio das costas de uma colher de sopa, calque bem esta base numa forma de fundo amovível e leve ao frio.

Prepare o cheesecake. Monte as natas em chantilli e adicione 100 gr de açúcar. Reserve.

Corte o chocolate em pedaços pequenos e derreta em banho-maria (não deixe que o recipiente chegue directamente ao calor ou à água quente para que o chocolate não passe o ponto. Depois de passar, será difícil trabalhá-lo). Reserve.

Desfaça bem o queijo e junte 120 gr de açúcar.

À parte, dilua o pacote de gelatina neutra em água quente (3 colheres de sopa). Sem parar de bater, adicione ao queijo a gelatina dissolvida e o chocolate e misture bem. Com uma espátula e movimentos de baixo para cima, misture as natas com o queijo.

Distribua por cima da base de bolacha e leve ao frigorifico até prender.

A cobertura fica ao critério de cada um. Torne-a uma sobremesa mais natalícia fazendo um desenho de uma arvore de Natal com açúcar em pó, ou distribua topping de chocolate ou de caramelo por cima. Eu usei caramelo liquido! Acho que ficou fantástico.

___________________________

 

Comentários

  1. Uma deliciosa participação.
    Boa Sorte.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummm...como eu adoro cheesecake!
    Deve estar mesmo muito bom e não compreendo como é que uma receita é escolhida apenas pelo aspecto!
    Um aparte, tenho uma boleira igual a essa, mas em cinzento! :-)

    Boa sorte!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. OLá!
    Adoro cheesecake e com chocolate, melhor ainda :)
    Boa sorte para a participação.
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Ficou muito bonito!
    Boa sorte :)

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela visita e pelos carinhosos comentários. Gosto de participar mesmo sabendo que nao serei uma favorita à partida. Nem que seja porque é nestas ocasiões que nascem sobremesas inspiradas como esta acabou por ser. Ficou deliciosa.

    ResponderEliminar
  6. Hummmm miga ... ficou mesmo a sorrir para mim :)
    Boa sorte com a participação, que bem mereces;)

    Beijinho bem docxinho amiga e bom fim de semana !

    ResponderEliminar
  7. Minha querida, os senhores da Royal podem nao provar esta delicia, mas eu vou faze-lo, certamente. Nao resisto a esta maravilha e vou mesmo roubar a receita.
    Muitos beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Uma delícia de cheesecake e será com certeza uma receita vencedora, pois o efeito e resultado final, tanto em termos de apresentação, como, imagino, de sabor, são fabulosos!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Adorei este cheesecake.
    A experimentar de certeza ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Molho cervejeira

Quem estuda economia ou gestão costuma falar sobre a curva de crescimento das empresas. Na verdade, todas as empresas têm o seu momento de crescimento, expansão e algures no tempo, a estagnação e a morte. Mais cedo, ou mais tarde, é o que acontece. Claro que há empresas que levam mais tempo do que outras a chegar ao declínio… Veja-se a Coca-cola, veja-se a MacDonalds… Independentemente da concorrência, são empresas com história que se mantêm até hoje como lideres, que ultrapassaram todos os momentos de expansão e contração da economia. Em minha opinião isto acontece por variadas razões, seja pela gestão, pelas ações de marketing, pela publicidade, mas acima de tudo, pelo segredo que os seus produtos encerram. Pela inovação que trouxeram quando chegaram ao mercado. Tentando passar isto para o panorama nacional, veja-se a Portugália e o seu molho que se mantém inalterado desde sempre (dizem). Passou de uma cervejaria de Lisboa, a uma cadeia de restaurantes espalhada por todo o país. ...

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes...

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res...