Gosto tanto dos produtos que o Outono oferece, que seria imperdoável não fazer uma sopa. Uma sopa diferente, quente, de sabor adocicado a fazer lembrar o calor surpreendente do Verão de São Martinho.
Diria que não é uma sopa consensual… Mas é sem dúvida uma sopa aveludada, especial, diferente, que pode ser servida num jantar especial de família e/ou amigos.
Por ser uma sopa festiva lembrei-me de participar com ela na festa do primeiro aniversario do blog 7 gramas de ternura. Espero que este aniversário se repita por muitos anos porque, sem duvida, veio enriquecer o universo da blogosfera culinária.
______________________________
Sopa de Outono
[serve 6 pessoas]
Ingredientes:
- 450 gr de abóbora aos cubos
- 160 gr de batata-doce
- 4 dentes de alho
- sal e azeite qb
- 100 gr de feijão verde redondo (pode utilizar do comum)
- 300 gr de castanha cozida (peso já sem casca)
- 50 gr de bacon
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque num tabuleiro de forno a abóbora, a batata-doce e os dentes de alho (com casca) temperados de sal e regados com um fio de azeite. Leve ao forno cerca de 20 minutos.
Retire, pele os alhos e coloque tudo no copo da Bimby junto com cerca de 900 gr de água e as castanhas cozidas. Aplique a Varoma com o feijão verde cortado e programe 20 minutos, varoma velocidade 1.
Findo o tempo, passe a sopa cerca de 1 minuto, velocidade 3-5-7. Junte um fio de azeite e rectifique os temperos. Adicione o feijão verde ao puré. Se gostar do puré mais ralo, adicione um pouco mais de água.
Numa frigideira antiaderente passe o bacon cortado em pedaços pequenos. Sirva a sopa polvilhada com um pouco de bacon.
Alternativa de Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque num tabuleiro de forno a abóbora, a batata-doce e os dentes de alho (com casca) temperados de sal e regados com um fio de azeite. Leve ao forno cerca de 20 minutos.
Retire, pele os alhos e coloque tudo num tacho junto com água (até cobrir os alimentos, cerca de 900 gr) e as castanhas cozidas. Aplique um passador de rede por cima, com o feijão verde, para que o mesmo possa ir cozendo ao mesmo tempo que a sopa, mas ao vapor.
Deixe cozinhar cerca de 20 minutos ou até que o feijão verde esteja cozinhado, mas al-dente.
Findo o tempo, passe a sopa com a varinha mágica. Junte um fio de azeite e rectifique os temperos. Adicione o feijão verde ao puré. Se gostar do puré mais ralo, adicione um pouco mais de água.
Numa frigideira antiaderente passe o bacon cortado em pedaços pequenos.
Sirva a sopa polvilhada com um pouco de bacon.
____________________________
Hummm amiga , eu e o feijão verde na sopa não somos lá muito compatíveis... mas com batata doce e as castanhas ... parece-me tão bem !!! Fica realmente bem aveludada e com um ar tão gourmet :))
ResponderEliminarAdorei !
Beijinho doce :)
Esta sopa esta fabulosa. Combinacoes perfeitissimas. Fiquei completamente rendida.
ResponderEliminarBeijinhos
Maria
Adoro tudo nesta sopa, desde os ingredientes utilizados, à apresentação 5*****!!
ResponderEliminarBeijinhos grandes,
Lia.