Avançar para o conteúdo principal

.

Milaneza

O blog cinco quartos de laranja lançou um desafio, em parceria com as massas Milaneza. O desafio consiste em apresentar um prato de massas, mas a laranja tem de ser um ingrediente obrigatório.

Confesso que o citrino que mais utilizo é o limão e comecei a ver os dias a passar sem me surgir nenhuma ideia de um prato com que pudesse participar...

Mas ontem, mesmo com a pressão de ter de pôr o jantar na mesa em 30 minutos (a Joana chegou-me voraz do colégio e quis assaltar o armário das bolachas) e ter apenas descongelado uns bifes de perú, resolvi arregaçar as mangas e criar algo comestível com que pudesse participar no desafio.

Apesar de todos os contratempos que tive pelo caminho (alguns dos ingredientes em que tinha pensado parece que ganharam pernas e fugiram do frigorifico) consegui servir uma refeição fantástica na restrição horária que tinha.

O marido adorou, a pequena repetiu e eu fiquei bastante orgulhosa por ter feito um prato equilibrado, com uns simples bifes de perú e laranja!

Efectivamente os pratos de massa têm uma versatilidade imensa e conseguem ser relativamente saudáveis se não incluirmos natas ou queijos. Não que não goste deles... Gosto e muito! Acho que, a par com o tomate, são ingredientes que nasceram para ser casados... Mas nos dias que correm, temos preocupações acrescidas na escolha de refeições mais saudáveis para as nossas famílias.

Espero que gostem!

_____________________________________

Salteado de perú com laranja, alecrim e cajus

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 350 gr de bifes de perú cortados em strogonoff

- 45 gr de cajus sem sal

- 4 + 3 dentes de alho

- 1 folha de louro

- raspa de uma laranja

- sumo de meia laranja

- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico

- 6 folhas de salvia

- sal e azeite qb

- 2 hastes de alecrim

- 200 gr de ondas da Milaneza


Preparação:

Tempere a carne com sal a gosto, o sumo de meia laranja e o vinagre balsâmico. Deixe absorver os sabores por uns minutos, enquanto prepara os restantes ingredientes.

Retire as folhas das hastes de alecrim e pique miudinho.

Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e salteie o alecrim picado, as raspas da laranja, a folha de louro, as folhas de salvia, 3 dentes de alho com casca, 4 dentes de alho cortados em lâminas e os cajus.

Retire e reserve assim que o alho estiver louro e as folhas de salvia crocantes. Escorra bem do azeite.

No azeite que ficou na frigideira salteie a carne até que fique loura e os líquidos evaporem.

Entretanto aqueça água com sal e um fio de azeite. Assim que levantar fervura junte a massa e deixe cozer por 7 minutos. Findo o tempo escorra bem.

Assim que a carne estiver pronta, junte os cajus, alhos, raspas e ervas e envolva bem com a massa. Sirva de imediato.


_______________________________________

 

Comentários

  1. Hummm que coisa boa!
    A combinação da laranja com o caju resulta muito bem :)
    Beijinho e boa sorte !

    ResponderEliminar
  2. Que receita deliciosa :)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Pedra e Sal,
    muito obrigada pela tua participação.
    Adorei a tua receita. Tem um aspecto muito apetitoso.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Delicia!
    Boa sorte!
    Também concorri. Vamos ver no que vai dar. ;)

    Beijinhos.

    Aurea Sá

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic