Recentemente compramos um novo livro de pão e temos sido verdadeiramente inspirados com a variedade de receitas fantásticas que inclui.
No entanto, na hora H, na hora de fazer pão, parece impossível mas quase sempre nos esquecemos de abrir o livro. Parece que é mais prático abrir o armário, ver as farinhas que por lá há e deixar soltar o novelo da imaginação.
Este pão foi um desses exemplos, fruto da vontade de fazer um pão mais escuro do que o habitual, mas sem sacrificar o sabor e a textura.
Parece que acertamos em cheio. Ficou, uma vez mais, fantástico. Começo a achar que o Mário na outra encarnação era padeiro...
_______________________________
Pão de mistura com tomilho e sementes de girassolIngredientes:
- 500 gr de água
- 20 gr de farelo de trigo
- 1000 gr de farinha T65
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de sal marinho
- 60 gr de fermento de padeiro fresco
- 2 colheres de sopa de tomilho seco
- 20 gr de sementes de girassol
Preparação:
Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes, com excepção dos dois últimos. Programe 5 minutos, velocidade espiga. Nos dois últimos minutos finais deite pelo buraco da tampa, com a Bimby em funcionamento, o tomilho e as sementes de girassol.
Retire, molde uma bola e deixe levedar num recipiente até dobrar de volume polvilhado de farinha (costumo fazer à hora do jantar e colocá-lo no forno de manhã).
Sem tirar o ar, isto é, sem amassar, coloque num tabuleiro de forno. Deixe levedar mais um pouco enquanto aquece o forno a 180º.
Deixe cozer cerca de 40 minutos ou até estar cozido a seu gosto. Deixe arrefecer sobre uma rede.
Alternativa de Preparação:
Misture todos os ingredientes sólidos (com excepção do tomilho e das sementes de girassol) disponha numa superfície de trabalho e faça um buraco no meio. Coloque no buraco os ingredientes líquidos (incluindo o fermento desfeito num pouco de água). Amasse bem e depois da massa estar homogénea adicione o tomilho e as sementes de girassol. Amasse um pouco mais.
Molde uma bola e deixe levedar num recipiente até dobrar de volume polvilhado de farinha (costumo fazer à hora do jantar e colocá-lo no forno de manhã).
Sem tirar o ar, isto é, sem amassar, coloque num tabuleiro de forno. Deixe levedar mais um pouco enquanto aquece o forno a 180º.
Deixe cozer cerca de 40 minutos ou até estar cozido a seu gosto. Deixe arrefecer sobre uma rede.
_______________________________
Fiquei muito curiosa com um pormenor desta receita: a massa leveda toda a noite à temperatura ambiente? Não azeda?
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Carla.quase todos os pães que faço deixo levedar de um dia para o outro e ficam sempre perfeitos.o único que me azedou foi broa de milho
ResponderEliminarObrigada. Vou experimentar.
EliminarBeijinhos
O teu pão ficou com um interior fantástico, que maravilha!
ResponderEliminarImprovisos bem deliciosos e com resultados magníficos!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.