Esta semana tenho andado em modo automático… Eu sei que já devia estar a descansar, sei que já devia estar a gozar umas merecidas férias, mas resolvi investir num curso intensivo de dança, à noite, o que me tem obrigado a atalhar caminho no que toca a jantares… [Esta receita foi preparada para publicar no final de Julho de 2012. Mal sabia eu que tinha de ser forçada a parar com uma fractura no cóccix. Ainda assim, resolvi manter o texto original.]
Num destes dias, julgava eu que tinha tirado umas bifanas, mas afinal tinha tirado uns cubos de carne de porco e vi-me com 15 minutos para improvisar o jantar e 15 minutos para o engolir.
Ainda pensei em carne de porco à alentejana ou à portuguesa, mas já não tinha massa de pimentão em casa, por isso… tive de procurar outra solução.
E como é nestas alturas que mais me sinto inspirada, acabei por fazer uma refeição soberba… O incrível desta história é que usei cerveja preta na sua confecção… Não é que seja algo do outro mundo, mas… O facto de estar fora da validade desde 2009 realmente torna esta receita única.
Mas a verdade é que ficou deliciosa e nenhum de nós apanhou qualquer intoxicação alimentar! E sem dúvida será uma receita a repetir muitas e muitas vezes, mas espero que com cerveja dentro da validade…
[serve 3 pessoas]
Ingredientes:
- 750 gr de carne de porco da pá em cubos (pode usar lombinho)
- 8 camarões
- 3 colheres de chá de pimentão-doce em pó
- 1 colher de chá de sal grosso marinho
- 4 (+ 4) colheres de sopa de cerveja preta
- 8 dentes de alho
- 4 folhas de louro
- azeite qb
- coentros qb
Preparação:
Tempere a carne de porco com sal e pimentão-doce. Adicione 4 colheres de sopa de cerveja preta e deixe marinar enquanto prepara o restante.
Descasque os alhos e dê uma pancadinha com a faca. Descasque os camarões e abra as costas para retirar a tripa.
Coloque um fio de azeite numa frigideira anti-aderente e cozinhe os camarões, devendo ser suficiente cerca de 3 minutos de cada lado. Retire e reserve.
Escorra a carne da marinada e frite no azeite (se necessário junte mais um pouco), juntamente com os alhos esmagados e as folhas de louro. Quando estiver lourinha retire e junte aos camarões.
Na frigideira deite a marinada reservada e junte mais 4 colheres de sopa de cerveja preta. Deixe ferver e reduzir. Junte a carne e o camarão e desligue o lume. Polvilhe com coentros a gosto e acompanhe com batatas fritas aos cubos.
____________________________________
Uma improvisação maravilhosa e com uma aspecto divino!!
ResponderEliminarBeijinhos grandes e boa semana,
Lia.
Obrigado Lia pela tua visita e carinho :-).
ResponderEliminarFicou bem apetitoso esse pratinho!!!
ResponderEliminar:D
Beijocas grandes !!!
Boa semana ;)
Obrigado Cris. Que saudadinhas...
ResponderEliminarAgora ri-me a lembrar-me do meu D. sempre a perguntar se os ingredientes estão dentro do prazo de validade ... Em alguns produtos também passo por cima do prazo de validade, aliás, por vezes não é o produto em si que determina a existência de um prazo de validade, mas sim a sua embalagem. Gostei muito desta sugestão. A cerveja preta casa lindamente com a carne de porco.
ResponderEliminarBeijinhos
No caso da cerveja Carla a única coisa que se perde é o gás... Estava óptima. Como nos cá por casa não bebemos álcool, o que compramos para festas de aniversario acabam irremediavelmente na comida ou fora da validade :-)
EliminarResolveste muito bem a questão, tens aí uma delícia de sugestão!
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarE que belo pratinho saiu eu gostei :D
Bjs