Avançar para o conteúdo principal

Nham, nham...

Como tenho referido algumas vezes, adoro petiscar. Petiscar na verdadeira acepção da palavra. Coisas pequeninas, que tenham um aspecto tentador e que de uma dentada só me façam levitar.
À minha pequena (grande) biblioteca de livros de culinária juntei recentemente "O livro essencial dos Aperitivos". Um livro fantástico, cheio de ideias, para os apreciadores de comida à séria em tamanho de brincar, como costumo dizer.
Inicialmente ainda pensei que as fotos fantásticas que nos abrem o apetite, não correspondessem ao sabor (quantas desilusões já tive a este respeito). Mas depois de experimentar esta, confesso que me sinto tentada a experimentar as 300 páginas de receitas.
Esta receita fiz para o piquenique organizado na semana passada pela minha amiga Joana M. E fez sucesso. Ainda assim, teria ganho muito mais se tivesse estado permanentemente no frio até ao momento de servir. Os sabores ligam na perfeição e ainda que pareça muito complexa de montar, a verdade é que o resultado final compensa e bem qualquer adversidade. Será sem dúvida para repetir inúmeras vezes!
___________________________________________

Rolinhos de presunto, pimento e queijo

Ingredientes:
- 1 pimento vermelho
- 1 pimento verde
- 1 pimento amarelo/laranja
- 125 gr de queijo creme
- 25 gr de queijo parmesão ralado
- cebolinho picado (usei cerca de 20 raminhos)
- oregãos frescos picados
- 1 colher de sopa de alcaparras de conserva escorridas e picadas
- 1 colher de sopa de pinhões picados
- 12 fatias de presunto (ou prosciutto)

Preparação:
Corte os pimentos em quartos, limpos de sementes e membranas e cozinhe num grelhador de fogão até que a pele fique bem tostada. Coloque dentro de um saco plástico até que arrefeçam e elimine a pele.
Misture o queijo creme, o parmesão, o cebolinho picado, os oregãos, as alcaparras e os pinhões.
A técnica para montar estes rolinhos é idêntica à do salame. Corte uma folha de alumínio e disponha por cima as fatias de presunto alinhadas em forma de rectângulo, sem sobrepor. Espalhe o queijo creme por cima do presunto e termine com os pimentos (bem secos).
Enrole no sentido do comprimento apertando bem, com recurso ao papel de alumínio. Deixe assim fechado de um dia para o outro (preparei à noite e cortei de manhã).
Corte em rodelas com cerca de 1 centímetro, removendo todo o papel de alumínio. Se for necessário, prenda com um palito. Mantenha no frio até ao momento de servir.
___________________________________________

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…