Avançar para o conteúdo principal

.

Caracolada!

Para mim, o verdadeiro petisco de Verão é o belo do caracol… É incrível a vontade que tenho de comer caracóis assim que o calor começa a aparecer… Lembro-me de quando estava grávida que o médico não me aconselhou a comer caracóis... Mas a vontade era tanta que resolvi 'amukinar' caracóis (tradução: usei Amukina, um desinfectante para saladas)! LOL!

No entanto, como gosto muito de saber o que estou a comer, confesso que não tenho muita coragem para comer estes bicharocos fora de casa. E modéstia à parte, os meus caracóis são efectivamente muito bons…

Há sítios que ganharam fama e é ver verdadeiras romarias de gente à espera de vez nas esplanadas ou a levar os tapperwares cheios para casa. Mas, por mais fama que tenham, desatino quando vejo o quanto os caracóis por vezes estão mal lavados… E para comer com nojo, mais vale não comer e por isso passei a fazer em casa!

Pois bem, estes últimos ficaram para lá de soberbos. De tal forma que a minha filhota resolveu provar um e outro e mais outro. E quando demos conta já os comia ao desafio e falava com eles!!!!! “Anda cá ó bicho!” Foi lindo! Que pena tenho eu de não beber… Devem ser maravilhosos com a bela da imperial… ‘Bora petiscar??

______________________________________

Caracóis

[serve 4 pessoas]




Ingredientes:

- caracóis qb

- 1 cabeça de alhos

- 1 cebola com casca

- 5 hastes de orégãos secos

- uma colher de chá de sal

- uma malagueta seca

- 2 fatias de presunto

- 2 fatias de bacon

- ¼ de chouriço

- 1 caldo natura peixe




Preparação:

Coloque os caracóis a ‘jejuar’ de um dia para o outro (aguentam até 3 dias), isto é, deixe-os numa rede (pode ser a rede em que são vendidos) onde possam libertar toda a porcaria que ainda tenham. Deve ser uma rede, porque, caso contrário, se os tapa, morrem.

No dia em que for utilizar, lave bem em diversas águas, até todos os vestígios de lixo agarrado às conchas desaparecer e as águas saírem bem limpas. Elimine todas as conchas que vir vazias. Coloque numa panela com água 4 dedos acima dos caracóis. Tape e deixe repousar cerca de 1 hora.

Retire essa água e substitua por água nova na mesma quantidade. Reserve cerca de 15 minutos e findo o tempo, acenda o lume no mínimo. O objectivo é eles irem saindo da casca. Se o lume estiver forte eles vão-se encolher. Assim que começar a levantar fervura, junte todos os ingredientes ao mesmo tempo, com excepção dos orégãos (o sal, o caldo de peixe, o chouriço cortado às rodelas, o bacon e o presunto cortado em tiras finas, a malagueta, metade da cabeça de alhos com casca e a outra metade descascada e a cebola lavada, com casca). Vá retirando toda a espuma que se concentrar na superfície. Reduza o lume e deixe ferver cerca de 45 minutos. Adicione os orégãos e desligue o lume.

O ideal será fazer os caracóis de manhã para comer à tarde, para poderem assentar o sabor. Antes de os comer volte a ferver para que os temperos sejam absorvidos pelos caracóis.

______________________________________






 

Comentários

  1. ... Aqui está uma coisa que não consigo comer... Ao contrário do pessoal lá de casa. Até o meu filhote mais novo é recordista neste "desporto de verão" que é o comer caracol!
    Agora... nunca tinha conhecido ninguém que tivesse Amukinado caracois!!!! :D:D:D:D:D

    Eheheheheh
    beijocas grandes :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic