Numa ida a Sesimbra não resisti a ir à praça e a comprar um belo de um tamboril. Peixinho a cheirar a mar, feio como só o tamboril sabe ser, mas apelativo e versátil. Pus-me logo a imaginar as mil e uma receitas fantásticas que podia fazer com 2 kg de peixe!
Bem que pedi ao senhor para me colocar no saco apenas o lombo... Mas nem imaginam a cara do homem, como se tivesse dito a coisa mais herege e chocante que alguma vez ouviu na vida... Nem fui capaz de argumentar... Lá aceitei, com humildade, o saco com o bicho bem limpinho e 'todinho para aproveitar' e vim para casa a mentalizar-me que tinha de ser uma dona de casa poupada e que talvez pudesse dar um fim digno para todas aquelas partes gelatinosas que sobram...
Mas cada coisa a seu tempo... E claro está, resolvi cozinhar o lombo primeiro! Ainda pensei em algo mais elaborado, mas a pressão do tempo e a Joana agarrada às minhas pernas a gritar com fome, orientou-me para algo rápido! E resolvi fazer uma bela moqueca (inspirada numas revistas brasileiras fantásticas que a minha amiga Anabela M. me trouxe da sua temporada pelas terras brasileiras).
Claro está que as receitas lá por casa raramente são seguidas... E desta vez não foi excepção. Adapta-se daqui, adapta-se dali e voilá sai algo que agrade a todos. E é bom ouvir no final da refeição o Mário dizer "adorei isto e não gosto de moqueca!". Há amigos que dizem que é o amor a falar. Mas eu acho que dois pratos vazios não se fingem...
________________________________________Moqueca de tamboril
[serve 4 pessoas]
Ingredientes:
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de óleo de palma
- 1 pimento vermelho
- 10 camarões
- 3 tomates
- 600 gr de tamboril (lombo)
- 300 ml de leite de coco
- sal e pimenta qb
- caju qb
- coentros qb
Preparação:
Tempere o peixe de sal e pimenta e reserve. Coloque no copo a cebola e os alhos e pique 5 segundos, velocidade 5. Adicione o óleo de palma e programe 5 minutos, varoma, velocidade 1. Adicione o tomate e pique 3 segundos, velocidade 5. Adicione o leite de coco e programe 5 minutos, varoma, velocidade 1. Adicione o tamboril e o camarão e programe 5 minutos, 100º, velocidade colher inversa.
Sirva quente com caju (neutro, sem sal) por cima e coentros picados.Alternativa de preparação:
Tempere o peixe de sal e pimenta e reserve. Corte a cebola e o alho miudinhos e refogue com o óleo de palma. Adicione o pimento, o tomate cortado em pedaços pequenos, o camarão e o tamboril. Regue com o leite de coco e deixe cozinhar lentamente (cerca de 15 minutos e está pronto).
Sirva quente com caju (neutro, sem sal) por cima e coentros picados.
Nota: acompanhei com arroz branco, bem soltinho.
_______________________________________________
Que aspecto tão bom tem a tua refeição, bem colorida e de aspecto caseiro delicioso!
ResponderEliminarO melhor de tudo luisa é que não é so aspecto :-) mas tambem sabor! Ficou delicioso!
ResponderEliminarFicou realmente com muito bom aspecto e imagino que o sabor tenha sido ainda melhor :)
ResponderEliminarum beijinho