Gosto de pequenos-almoços de sábado que me façam sentir que não há pressas, que o relógio pára para mim, para me deixar respirar, espreguiçar e ter tempo para mim. Os cereais comem-se no dia-a-dia e não cabem na minha mesa de sábado. Chega a vez dos batidos, dos sumos naturais ou mesmo dos waffles ou de uns crepes simples, mas aconchegantes.
Claro está que os sábados de manhã são apressados, entre as compras, a piscina da Joana e o fazer o almoço… Claro está que mal tempo tenho para respirar, quanto mais espreguiçar ou ter tempo para mim, são utopias. Mas… Gosto de imaginar assim as coisas… Entre uma garfada e outra. E dou Graças pela sorte que tenho em ter a minha pipoca a correr pela cozinha, enquanto tenho um marido que me faz estes crepes deliciosos – os meus preferidos! Só para eu ter tempo de fazer a lista de compras e arranjar a Joana… Sem dispensar os nossos pequenos-almoços de sábados… É tão bom…
E hoje, segunda-feira, depois de um fim-de-semana tão bom, apeteceu-me partilhar convosco a simplicidade das pequenas coisas… Porque nem sempre as receitas mais complexas são as melhores. Esta é para mim a minha receita preferida de crepes… Simples, feita com amor. Experimentem.
____________________________________________________Crepes com mel e amêndoa
[serve 4 pessoas]
Ingredientes:
Para a massa:
- 200 gr de leite
- 50 gr de açúcar
- 50 g de manteiga
- 2 ovos
- 150 gr de farinha
- 1 colher de chá de fermento para bolos
- 1 pitada de sal
Para o recheio:
- mel qb
- amêndoa qb
Preparação:
Coloque uma mão cheia de amêndoa no copo da Bimby e transforme em pó (10 segundos, velocidade 9). Retire e reserve.
Coloque todos os ingredientes para a massa no copo e programe 15 segundos, velocidade 6.
Retire pequenas quantidades e numa frigideira anti-aderente untada faça os crepes um a um.
Coloque mel a gosto por cima e polvilhe com amêndoa ralada.
Alternativa de preparação:
Pulverize a amêndoa num moinho de café ou num outro robot de cozinha.
Misture todos os ingredientes da massa de crepes (pode usar um liquidificador).
Retire pequenas quantidades e numa frigideira anti-aderente untada faça os crepes um a um.
Coloque mel a gosto por cima e polvilhe com amêndoa ralada.
___________________________________________
Que delícia!
ResponderEliminaros pequenos almoços de fim de semana têm outro glamour! Não temos o relógio em cima "da nossa cabeça".
ResponderEliminarBjs Ana
É tão bom podermos comer o pequeno almoço sem o ter de engolir a correr... E há algo na mistura do mel e das amêndoas que me deixa nas nuvens... Com nozes o sabor é demasiado presente, as amêndoas têm um sabor mais suave e subtil. Experimentem e digam-me o que acham :-)
ResponderEliminarÉ bom imaginar pequenos-almoços assim. Só consigo mesmo ao domingo quando estou de folga. Uns crepes, panquecas, waffles ou scones são tão bons nesses momentos com tempo. Simples, porque a beleza das coisas reside muitas vezes na simplicidade. Lindos crepes!
ResponderEliminarUm beijinho.
Ginja já não e volto a queixar do pouco tempo que tenho... Só folga ao domingo?! Então esse pequeno almoço só pode ser mesmo de rainha! Concordo consigo... As coisas simples são mesmo as melhores. Estes crepes eram para terem sido 'suzette'. Ainda bem que a falta de tempo determinou esta delicia :-)
ResponderEliminar