Avançar para o conteúdo principal

.

Da horta...

A minha avó faz pataniscas e pastéis de bacalhau como ninguém. Saem tão fofos e sequinhos que mal acredito que são fritos… Só apetece comer um e outro e mais outro…

Como tinha um pouco de bacalhau desfiado no congelador resolvi experimentar fazer umas pataniscas. Mas quando abri a arca vi também um restinho de feijão verde e não resisti em fazer uns peixinhos da horta também. Não gosto muito de fazer fritos, mas já que ia fazê-los, fazia já uma leva deles…

Liguei à minha avó e perguntei-lhe qual era o segredo dela… Ela tentou-me explicar da seguinte forma: “ó filha para fazer pataniscas não tem nada de saber. Misturas a farinha com um poucochinho de água, juntas as gemas e o bacalhau desfiado, a cebola e a salsa picadinha e depois juntas as claras batidas em castelo. Isso é que não pode faltar.” Ao que eu perguntei “ó ‘vó e as quantidades?” ao que ela me respondeu, do cimo da sua sabedoria culinária, “ó filha isso é a olho!”

Pois claro… Estou praticamente na mesma como estava no início do telefonema, mas pelo menos sei que a minha intuição estava certa…

Claro está que esta história de ter um blog acabou por mudar um pouco a minha forma de cozinhar… Lá fui fazendo a olho, misturando aqui uma coisa, ali outra e lá consegui fazer algo de que me orgulho… No fim apontei tudo com o rigor necessário, para que pelo menos a minha filha e os meus netos possam ter alguma referência futura.

Claro está que os tempos são outros… Tempos em que a experiência se adquiria fazendo e praticando… Hoje é um tanto ou quanto diferente…

Mas receitas à parte, saíram umas pataniscas fabulosas… Não são iguais às da minha avó, mas são mesmo muito boas! Os peixinhos da horta são do melhor que existe nesta vida! E também ficaram deliciosos!

_______________________________________

Pataniscas de Bacalhau & Peixinhos da Horta

[serve 4 pessoas]




Ingredientes:

Para os peixinhos da horta:

- 120 gr de feijão verde cozido*

- 50 gr de farinha com fermento

- 1 colher de sopa de azeite

- 1 ovo

- 4 colheres de sopa de cerveja

- ½ dente de alho

- ½ cebola pequena

- salsa qb

- sal e pimenta qb




Para as pataniscas:

- 170 gr de bacalhau cru desfiado (demolhado)

- 75 gr de farinha com fermento

- 2 colheres de sopa de cerveja

- ½ cebola pequena

- ½ dente de alho

- 3 ovos

- salsa qb

- sal e pimenta qb

- óleo qb para fritar




* utilizei feijão verde que já tinha cozido ligeiramente apenas com o intuito de congelar. O feijão verde deve ser limpo dos fios e cozido cerca de 5 minutos em água fervente ou ao vapor. Posteriormente, deve ser arrefecido com gelo ou água fria para manter a cor e a firmeza.




Preparação:

Para os peixinhos da horta basta misturar bem todos os ingredientes - a farinha com o ovo e a cerveja, o azeite o alho, a cebola e a salsa picada miudinha e por fim temperar de sal e pimenta a gosto. Deixe repousar cerca de 15 minutos.

Faça as pataniscas. Bata as claras em castelo e reserve. Misture as gemas, com a farinha, a cerveja, a cebola, o alho e a salsa picada miudinha. Junte o bacalhau bem desfiado e tempere a gosto de sal e pimenta. Adicione as claras com movimentos de baixo para cima, sem bater, para não retirar a leveza à massa.

Coloque óleo a aquecer num recipiente próprio. Passe o feijão verde pelo polme e frite. Quanto às pataniscas, deite colheradas de massa no óleo e vá virando-as.


Nota: sugiro como acompanhamento um arroz de ervilha torta ou um arroz de tomate malandro e/ou uma salada.

_______________________________________






 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic