Avançar para o conteúdo principal

.

Um livro novo... E um destino para os limões!

Comprei um livro novo! De culinária, claro! Já andava com vontade de ter na minha colecção um livro da Mafalda Pinto Leite e aproveitei uma promoção para adquirir o "Dias com Mafalda". Gostei do livro. Tem comida de verdade para pessoas de verdade, para além de ter 'bonecos'. Para mim os livros de culinária só têm piada com fotografias... Os olhos também comem e sem duvida que são determinantes na decisão de executarmos uma receita ou não! E este livro sem dúvida que tem fotografias! Daquelas que nos fazem salivar e quase ter a certeza do sabor daquela receita! Mesmo antes de experimentá-la!

Pois bem, assim que comecei a desfolhá-lo encontrei logo uma receita daquelas que me arrasta de imediato para a cozinha... Os limões não param de aparecer cá por casa e a necessidade de os utilizar foi preponderante quando escolhi esta receita como a primeira a ser experimentada deste livro.

Cá por casa adoramos, mas é preciso gostar messssssmmmmmmmo de limão.

___________________________________________________________

Quadrados de Limão

[faz 16 quadrados]

Ingredientes:

- 250 gr de manteiga

- 400 + 85 gr de açúcar

- 300 + 75 gr de farinha sem fermento

- 75 gr de sumo de limão (2 limões, no meu caso)

- raspa de 2 limões

- 4 ovos L

- 1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Forre uma forma rectangular (30x20 cm) com papel vegetal e reserve.

Coloque 85 gr de açúcar no copo da Bimby e programe 15 segundos, velocidade 9. Junte a manteiga e bata 30 segundos, velocidade 4. Adicione 300 gr de farinha e programe 1 minuto e meio, velocidade espiga. Coloque a massa na forma e com as mãos tenda até cobrir uniformemente todo o fundo. Coloque no frigorifico cerca de 15 minutos (a massa ficará ligeiramente folhada).

Aqueça o forno a 170º. Coloque a forma no forno por 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Prepare o recheio colocando os ovos e 400 gr de açúcar no copo da Bimby. Programe 1 minuto, velocidade 3. Adicione 75 gr de farinha, o fermento, a raspa e o sumo dos limões e programe 15 segundos, velocidade 3. Deite a mistura por cima da base arrefecida e leve ao forno por 30 minutos.

Depois de frio corte em quadrados e polvilhe com açúcar em pó.

Alternativa de preparação:

Forre uma forma rectangular (30x20 cm) com papel vegetal e reserve.

Junte a manteiga com 85 gr de açúcar em pó e misture bem (pode colocar num robot de cozinha para facilitar). Adicione 300 gr de farinha e misture até que a massa dê para trabalhar. Coloque a massa na forma e com as mãos tenda até cobrir uniformemente todo o fundo. Coloque no frigorifico cerca de 15 minutos (a massa ficará ligeiramente folhada).

Aqueça o forno a 170º. Coloque a forma no forno por 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Prepare o recheio batendo os ovos com 400 gr de açúcar até ficar bem misturado. Adicione 75 gr de farinha, o fermento, a raspa e o sumo dos limões e misture bem. Deite a mistura por cima da base arrefecida e leve ao forno por 30 minutos.

Depois de frio corte em quadrados e polvilhe com açúcar em pó.

___________________________________________________________

Foi ligeiramente adaptada da receita de quadrados de limão do livro "Dias com Mafalda" da Mafalda Pinto Leite.

____________________________________________________

 

Comentários

  1. espectacular. adorei. vou experimentar! e mais: vou adicionar aos meus favoritos este blog!

    ResponderEliminar
  2. a minha mãe fazia um bolo muito parecido com este quando eu era pequena. era o meu preferido. nunca mais comi. hoje, dia da mãe, resolvi experimentar. está no forno!

    ResponderEliminar
  3. Olá Anabela. Obrigado pelo voto de confiança! Quando tiver oportunidade conte-me como correu, sim? Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Adoro limão! Este bolo deve ser delicioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana nem imaginas a loucura que é este bolo... Um dos meus preferidos. A massa fica tipo massa folhada, mas sem as folhas. Mas é mesmo uma loucura.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic