Avançar para o conteúdo principal

Iogurtes

Gosto de iogurtes... Prestam-se a uma infinidade de pratos e misturam-se com uma enormidade de sabores! É versátil, saboroso, saudável, enfim, um alimento completo... O único inconveniente é mesmo o seu preço! É absolutamente incrível o preço que levam pelos iogurtes...

Desde que comprei a Bimby, não voltei a comprar iogurtes... Depois de perceber como se podem fazer e os truques implícitos para que corram bem, não voltei a comprar mais nenhum... É efectivamente simples, rápido e económico e em pouquíssimo tempo se pode preparar uma 'fornada' de iogurtes para a semana.

Claro está que quem não tem Bimby também pode fazer iogurtes... Neste caso, a facilidade da Bimby é cozinhar à temperatura que queremos e poder pulverizar as frutas que quisermos, rapidamente, tudo no mesmo recipiente. Mas tudo se faz. Deixo dicas:

- não necessita de comprar uma iogurteira... Depois da iogurtes feitos basta enrola-los numa manta polar e mantê-los a fermentar de 8 a 12 horas. Para mantê-los em ambiente quente costumo ligar o forno cerca de 5 minutos na temperatura 60º. Findo o tempo apago-o e coloco lá os iogurtes bem tapados.

- a temperatura do leite deve ser 50º. Os bichinhos do iogurte precisam de calor, mas em excesso morrem. Se fazerem sem Bimby, atenção a este pormenor.

- a validade dos iogurtes é igual à validade do iogurte natural que adicionam.

- os recipientes onde guarda o iogurte devem ser esterilizados. Eu coloco-os no micro-ondas durante 2 minutos na temperatura máxima.

- pode comprar estes copinhos em bazares ou lojas da especialidade. Sugiro, como alternativa, comprar no supermercado os iogurtes Suíços EMMI que têm tampa de plástico. Come o conteúdo e ainda recicla a embalagem!

- frutas com muita água, como o morango, normalmente talham o iogurte quando misturadas enquanto polpa. Para ultrapassar a questão, faço um iogurte natural ligeiramente açucarado e coloco ou no topo ou no fundo um doce feito com os morangos. Este doce não precisa de ter o ponto de um doce normal. Pode ser mais ligeiro (misturar açúcar e morangos ao lume até levantar fervura basta) já que ao tempo de conservação necessário será menor. Outra opção será fazer com gelatina, tipo 'Petit Suisse'.

- os resultados com iogurte magro não são tão bons. Utilize leite meio gordo.

- os iogurtes naturais cremosos não têm o mesmo resultado.

Aventure-se a fazer as suas misturas preferidas! E garanta uma alimentação mais saudável e em conta!

______________________________________________________

Iogurte de Menta, Chocolate de Leite e Cardamomo

[serve 8]

Ingredientes:

- 900 gr de leite meio gordo

- 100 gr de chocolate de leite

- 10 gr de folhas de menta frescas

- 3 grãos de cardamomo verde

- 40 gr de açúcar

- 50 gr de leite em pó (utilizo molico magro)

- 1 iogurte natural

Preparação:

Lave as folhas de menta e coloque no copo da Bimby. Junte os grãos de cardamomo esmagados com as costas de uma colher e o leite. Programe 10 minutos, 90º, velocidade 1. Findo o tempo, coe o leite para um recipiente e deixe arrefecer cerca de 30 minutos ou até atingir os 50º.

Junte o chocolate cortado em cubos e o açucar e programe 1 minuto, velocidade 7.

Adicione o leite em pó e o iogurte e programe 4 minutos, 50º, velocidade 4.

Distribua por copinhos esterilizados e envola numa manta polar e deixe fermentar 10 horas em ambiente quente.

Coloque no frio findo o tempo.

Alternativa de preparação:

Coloque o leite a ferver com as sementes de cardamomo esmagadas e as folhas de menta. Deixe arrefecer até estar morno, isto é, conseguir lá colocar um dedo. Coe o leite e coloque num liquidificador com o chocolate partido em quadrados e o açúcar. Adicione o leite em pó e o iogurte e misture bem.

Distribua por copinhos esterilizados e envola numa manta polar e deixe fermentar 10 horas em ambiente quente.

Coloque no frio findo o tempo.

______________________________________________________

 

Comentários

  1. Pois é. Tenho a bimby há poucos meses mas nunca fiz lá iogurtes. Tenho uma iogurteira caseira, feita pelo meu marido. Simples: uma caixa de cartão (tipo as das resmas de papel) forrada com papel de aluminio, incluindo a tampa (para evitar perdas de calor), uma lâmpada de 25w na tampa, com o respetivo fio para ligar á tomada e já está! è só prepara os iogurtes (1 iogurte natural e 1 litro de leite), colocar em copinhos e ficar na iogurteira 12 a 15 horas.

    ResponderEliminar
  2. Iogurtes nunca fiz, mas ando tentada a experimentar.
    bjs
    Zezinha

    ResponderEliminar
  3. Ioguertes nnca fiz porque tenho medo de não gostar e que saiam mal

    ResponderEliminar
  4. Esta combinação de ingredientes, exótica e original, soa deliciosa. Tenho que experimentar!

    Tenho iogurteira e já fazia iogurtes (natural açucarado) em casa antes de ter a Bimby. Uso sempre leite Vigor gordo ou meio gordo.
    Com a Bimby, tenho a vida facilitada porque tenho uma nova panóplia de sabores.

    ResponderEliminar
  5. Onde compra esses iogurtes da Emmi?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Estes iogurtes encontram-se em grandes superfícies, tipo Jumbo ou continente na zona dos iogurtes. Vai reconhece-los por terem uma embalagem de vidro e tampa branca de plástico. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Para os miudos levarem na lancheira para a escola, tenho receio que partam os frascos de vidro, agora comprei os copos com tampa para guardar o leite materno, são de acrilico, dão para esterilizar e reutilizar. Vou experimentar como ficam.

      Eliminar
  6. Bom dia, primeiramente parabéns pelo blog! Tenho Bimby e fazia os iogurtes, parei durante algum tempo, nunca ficaram mt sólidos, mas o suficiente e gostosos. Fazia-a receita base, fazendo por vezes variações nos sabores. No entanto deixei de fazer durante algum tempo, e como lá em casa andavam a pedir para os fazer novamente, recomecei. NÃO FIQUAM SÓLIDOS. Não percebo onde estou a errar...pré aqueço o forno,pré aqueço o forno a 50º,envolvo numa manta polar e + um abafador, 50gr de leite em pó Molico, cheguei a fazer com iogurte grego natural e açucarado, ou outra marcar qualquer, NÂO sei onde estou a errar... :( é deveras um enigma que não consigo resolver...Dia Feliz!

    ResponderEliminar
  7. Olá, estas sugestões são fantásticas, principalmente a forma rápida de esterilizar os frascos no micro-ondas. Eusempre fiz iogurtes na iogurteira e ficaram bons: 1l leite meio gordo 1 iogurte natural ou de aromas e 2c de sopa de açucar. Não deitava leite em pó e eles solidificavam no fim das 10 horas de fermentação na iogurteira. Agora com a bimby faço a mesma receita, mas sigo os passos da receita base e uso leite sem lactose do LIDL, porque a minha filha é intolerante, ponho é a fermentar na iogurteira, saem sempre bem.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Molho cervejeira

Quem estuda economia ou gestão costuma falar sobre a curva de crescimento das empresas. Na verdade, todas as empresas têm o seu momento de crescimento, expansão e algures no tempo, a estagnação e a morte. Mais cedo, ou mais tarde, é o que acontece. Claro que há empresas que levam mais tempo do que outras a chegar ao declínio… Veja-se a Coca-cola, veja-se a MacDonalds… Independentemente da concorrência, são empresas com história que se mantêm até hoje como lideres, que ultrapassaram todos os momentos de expansão e contração da economia.Em minha opinião isto acontece por variadas razões, seja pela gestão, pelas ações de marketing, pela publicidade, mas acima de tudo, pelo segredo que os seus produtos encerram. Pela inovação que trouxeram quando chegaram ao mercado.Tentando passar isto para o panorama nacional, veja-se a Portugália e o seu molho que se mantém inalterado desde sempre (dizem). Passou de uma cervejaria de Lisboa, a uma cadeia de restaurantes espalhada por todo o país. Ainda…

Tarte de maçã

Quando percebemos que este é o tipo de alimentação em que nos revemos uma das preocupações surgiu com as visitas para jantar. O que servir? 
Na verdade os amigos já mostram curiosidade assim que percebem que mudamos a forma de comer, embora achem que é uma moda passageira. Ainda assim, quando nos convidaram a primeira vez para almoçar ficaram apreensivos e ligaram a perguntar o que nos podiam servir ao almoço. Estavam verdadeiramente preocupados...
Claro que lhes explicamos que podiam fazer uma carne ou um peixe porque a única coisa que mudava era o acompanhamento. Aproveitei e ofereci-me para levar uma salada, que por sinal foi do agrado de todos, e ajudou a derrubar barreiras.
Num destes dias surgiu um jantar improvisado cá por casa com uns amigos de que gostamos muito. Para finalizar uma refeição soberba, que acho que foi do agrado de todos, fizemos uma tarte de maçã. Dizia-me a minha amiga "não sei como tens tantas ideias, eu nem sei por onde começar". Eu partilhei o meu se…