quarta-feira, 21 de junho de 2017

Raia de alhada

Sempre que podemos fugimos para o litoral alentejano. O tempo ali anda de forma diferente, tudo tem outro cheiro, outra vida. E não escondo a vontade de um dia me mudar definitivamente para lá.

Uma das coisas que fazemos sempre que vamos é aproveitar a proximidade com o produtor e abastecemo-nos de carne, peixe, fruta e vegetais. Vamos a Aljezur comprar peixe e carne, vamos a Odemira comprar queijos e frutos vermelhos, vamos às Brunheiras comprar ovos caseiros, frutas e vegetais acabados de colher. 

E sempre que voltamos a Lisboa levamos o carro cheio de arcas carregadas de coisas boas e a cabeça mais limpa. 

Numa das [muitas] idas à praça de Aljezur compramos uma raia. Há quem a goste de comer em caldeirada, cá por casa gostamos de lhe dar outros destinos...

Um dos destinos deste peixe maravilhoso foi esta alhada. Uma alhada com alcaparras à mistura, mas que ligaram lindamente e quebraram o adocicado deste peixe.

Às vezes fazemos este mesmo molho mas com outros peixes que ligam igualmente bem, mas com esta raia o casamento foi perfeito. Tão simples e tão bom.

 

 
 

Raia de alhada com alcaparras

Ingredientes:
- 1 raia cortada em postas
- 6 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 3 colheres de sopa de alcaparras
- sal, azeite e salsa qb

Preparação:
Pré-aqueca o forno a 200º.

Numa frigideira deite um fio de azeite e aloure as postas de raia temperadas com um pouco de sal. O objetivo é só dares-lhe cor porque vão terminar de cozinhar no forno. Reserve.

Junte os dentes de alho laminados, as alcaparras e a folha de louro e deixe alourar ligeiramente. Adicione mais azeite se necessário. 

Adicione as postas de raia reservadas e leve ao forno por cerca de 10 minutos.

Finalize com salsa picada e caso aprecie com umas gostas de sumo de limão.

1 comentário:

  1. Óptima sugestão! bela receita!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    E aproveito para relembrar que se precisares de algum artigo Tupperware podes enviar uma mensagem por mail (su.r.machado@gmail.com ) que tenho todo o gosto em encaminhar o pedido!

    ResponderEliminar