Já aqui referi o quanto privilegio sobremesas com fruta, especialmente no Verão. Uma apanha de amoras silvestres, num passeio nas redondezas de milfontes, acabou por me dar o mote desta tarte.
Ainda que o nome pareça pomposo, na verdade é uma tarte totalmente despretensiosa e rústica. Com muito pouca ciência ou dificuldade, mas com muito sabor. Ainda que a base tenha sotaque francês, os sabores são totalmente portugueses e bem caseiros e simples.
Não espere uma tarte particularmente doce. Na verdade, tentei que o sabor a fruta fosse mesmo o destaque, em complemento a uma base de tarte estaladiça e deliciosa.
Usei amêndoa ralada com o objetivo de secar um pouco o líquido que a fruta deita ao cozer. Se preferir pode usar farinha, pão ralado ou bolacha ralada.
Claro está que usei as frutas que aqui tinha, mas a imaginação é o limite e esta época do ano é rica em frutas deliciosas - nectarinas, pêssegos, cerejas, morangos, figos, hummmm
______________________
Galette de pêra e amoras
Ingredientes:
Para a massa:
- 200 gr de farinha
- 150 gr de manteiga sem sal bem fria
- 30 ml de água bem gelada
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de canela
- 1/2 colher de chá de sal
Para o recheio:
- 300 gr de pêras
- 100 gr de amoras silvestres
- 30 gr de amêndoas laminadas
- sumo de limão qb
- açúcar qb
- 1 gema de ovo (opcional)
Preparação:
Comece pela massa. Coloque na Bimby a farinha, o açúcar, o sal e a canela. Pressione duas vezes no turbo, apenas para misturar os ingredientes. Junte a manteiga cortada em cubos e programe 10 segundos velocidade 5. Junte a água bem fria e programe mais 10 segundos velocidade 5.
Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal. Una, sem amassar demasiado, porque nesta fase a massa parecem migalhas. Coloque uma folha de papel vegetal por cima e estenda com o rolo da massa até obter uma espessura de mais ou menos 5 mm. O objetivo não é obter um aspecto redondo perfeito, mas antes algo rústico, por isso, não se preocupe em demasia se ficar meio oval ou recortado.
Coloque a massa no frigorifico por 15 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Lave bem as pêras, elimine o caroço e as pontas, corte em 8 partes e regue com sumo de limão (se preferir descasque as pêras). Polvilhe com açúcar a gosto (usei 1 colher de sopa) e metade da amêndoa ralada. Misture bem.
Tire o disco de massa do frigorifico e retire o papel vegetal de cima. Coloque a massa, com o papel vegetal para baixo, num tabuleiro. Distribua a pêra no centro da massa, em forma de flor. Coloque por cima as amoras e dobre as pontas da massa para dentro sem grande ciência ou disciplina. O objetivo não é tapar por completo.
Polvilhe com a restante amêndoa laminada.
Pincele a massa com a gema de ovo e polvilhe os rebordos com açúcar (usei cerca de 2 colheres de sopa).
Leve ao forno por 35 minutos ou até que a massa esteja cozida e com os bordos dourados.
Nota: caso não tenha Bimby não se preocupe. O objetivo ao fazer a massa é amassá-lá o menos possível. Assim, ou usa um outro robot de cozinha e vai pressionando de forma intermitente o pulse para que a massa ligue, ou, se usar as mãos, tente que estejam o mais frias possíveis e misture a massa até obter pequenas migalhas.
______________________
Receita inspirada no blog As aventuras de uma Mamã.
______________________
Adorei a tarte, ficou mesmo bonita :)
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-
Ficou tão linda esta tarte Sónia! Eu também dou preferência às sobremesas com fruta e as amoras são das minhas frutas de verão preferidas. Apanhei imensas este verão e tenho-as congeladas à espera de serem usadas. A combinação das amoras com a pêra deve ser deliciosa, adorei a ideia. ;)
ResponderEliminarBeijinho.
Que bom aspecto. Adoro sobremesas com fruta.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/10/mousse-de-biscoito-de-laranja.html
Que belo aapecto!!!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt
Ficou mesmo ao meu gosto!
ResponderEliminarQue tarte gulosa!
ResponderEliminar_________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha
P.S.: Mal tenho tido tempo para o meu blog, quanto mais comentar os blogs que sigo... Por isso, lamento a minha ausência nos comentários.
Gostei tanto desse aspecto bem rústico, que tentação!
ResponderEliminar- Adoro amoras. São simplesmente divinas!
ResponderEliminar