sexta-feira, 23 de maio de 2014

Doce de laranja inteira

Tudo começou no Natal… No Natal ofereci uns miminhos a alguns amigos e familiares. Coisas feitas por mim, na minha cozinha e que me dão muito prazer oferecer nesta época.

Pois a Maria e o Dionicio, do restaurante Dominicano “Recuerda Amor”, de que somos fãs, retribuíram com um doce de laranja selvagem feito à maneira dominicana.

Nós amamos e não descansamos enquanto não o deitamos abaixo. Um dia e meio depois de o recebermos e devorarmos sabíamos que tínhamos de fazer algo idêntico em casa. E depois de muito pesquisar resolvi fazer uma receita antiga do Chef. Silva que fui buscarAQUI.

Claro está que aproveitei que estava a fazer, para fazer uma grande quantidade para ir oferecendo. Mas quem quiser fazer menos quantidade, já sabe que utiliza o dobro do peso da fruta de açúcar e de água. Fica uma delícia……….

_______________________

Doce de laranja inteira


Ingredientes:

- 1,850 kg de laranjas de casca fina

- 3,500 kg de açúcar

- sumo de 2 limões

- 3,5 l de água


Preparação:

Lave bem as laranjas esfregando-as bem para sair o encerado da casca, já que vai utilizar a fruta inteira no doce.

Fatie as laranjas em rodelas bem finas e corte cada rodelas em 4, formando pequenos triângulos. Coloque numa panela grande e cubra com água. Deixe repousar durante 8 horas.

Findo o tempo leve ao lume a cozer até que as cascas estejam moles (cerca de 2 horas, reduza para metade se tiver menos quantidade de laranjas).

Junte o açúcar e o sumo de limão e deixe cozinhar até que o doce atinja o ponto (cerca de 1 hora e meia/2 horas).

Verta para frascos esterilizados e coloque-os de cabeça para baixo até arrefecer (para fazer vácuo).

_____________________

5 comentários:

  1. Tem um aspeto maravilhoso!!! e deve ser tão bom.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Olá Sónia ficamos muito contentes por terem apreciado o doce de laranja selvagem dominicano e ainda mais, que tenha impulsionado a confecção do doce, que agora nos apresentam. Obrigada e beijinhos Maria e Dionicio

    ResponderEliminar
  3. Absolutamente fabuloso este doce de laranja e a textura é fabulosa!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar