Avançar para o conteúdo principal

Arroz de legumes e um passatempo.

Hoje trago uma receita simples, mas que não é por isso que é menos merecedora de um destaque no blog. Nem sempre há tempo para malabarismos, inspirações e ao contrario do que os meus camaradas de marmita acham, nem sempre estou inspirada. E quando a inspiração falha, normalmente refugio-me nas coisas simples. A verdade é que tento sempre variar bastante, porque nunca gostei de comer sempre o mesmo e porque acho importante corrermos a pirâmide alimentar e não ficarmos apenas por um dos estratos e por isso as possibilidades acabam por ser infinitas.

Num destes fins de semana recebi o meu sobrinho cá por casa e tendo duas crianças em casa mais do que nunca me empenhei em servir um almoço colorido, atraente que os cativasse a comer, que tivesse cheio de vitaminas... Coisas de mãe, eu sei! Mas queria aproveitar o efeito socialização em meu favor e que explica o facto de eles comerem alfaces e brócolos na escola e em casa recusarem tudo o que seja verde. Por isso, tendo o primo à mesa, achei que era um boa altura para testar a teoria.

Resolvi fazer uns bifes de frango com queijo e molho de tomate no forno e a acompanhar um arroz de legumes. Tinha acabado a receber os fantásticos arrozes da Orivarzea ao abrigo da parceria com o blog e achei que o Baby Rice era a escolha indicada. E não me enganei, não sei se do amor que coloquei neste arroz,não sei se do processo de socialização ou da extrema qualidade deste arroz impar, a verdade é que só ele podia ter sido a refeição, de tão apreciado que foi!

Por isso, achei que era uma boa escolha para participar no passatempo a decorrer no blog Receitas da Sedução. Espero que gostes Áurea.

Espero que aceitem o desafio e o experimentem porque fica fantástico e na verdade podem utilizar o mix de legumes que gostarem ou tiverem no frigorifico.

______________________

Arroz de Legumes

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- 1 folha de louro

- uma lata pequena de milho de conserva

- 1 mão cheia de ervilhas congeladas

- 1 mão cheia de lombardo

- 1 mão cheia de cenoura cortada aos cubos

- 1 mão cheia de courgete cortada aos cubos

- 250 gr/ml de arroz Baby Rice Bom Sucesso

- 500 gr/ml de água a ferver

- azeite qb

- sal qb


Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho miudinhos e coloque num tacho ao lume com a folha de louro e um fio de azeite. Refogue até que fiquem transparentes, mas não deixe ganhar cor. Junte o arroz e deixe que o azeite incorpore bem o arroz.

Coloque água a ferver.

Junte os legumes ao arroz, com excepção do milho e junte a água. Tempere de sal a gosto e deixe cozer 8 minutos em lume brando, adicionando o milho mesmo no final do tempo. Depois de desligar o lume, deixe o arroz abrir por mais 2 minutos.

Bom apetite!

_________________________

 

Comentários

  1. Sem dúvida, uma boa forma de incentivar os miúdos a comer legumes!

    ResponderEliminar
  2. Sabes que o colorido é atraente, e contribui para nos apetecer saborear o prato. Ficou simples mas bem bom. Ainda não experimentei esse, só o aromático e também gostei imenso.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  3. Ficcou lindo e de certeza saboroso!
    Excelente participação!
    Mas tem que publicar a foto e a receita na página do Facebook de Receitas de Sedução. Está no regulamento! Pode ser?
    Obrigado pela participação. Boa sorte!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  4. Que belo arrozinho!
    Beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  5. arroz de legumes é tão reconfortante, sabe a comida caseirinha.
    o teu ficou lindo!

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto muito de arroz de legumes, para mim está delicioso
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Simples e muito gostoso... Huuuuuuuuummmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Brasil - Rio de Janeiro)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Que belo aspeto tem esse arroz e deve ser delicioso. Não admira que os meninos tenham gostado.
    Bj
    márcia

    ResponderEliminar
  9. óptimo arroz!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…