domingo, 18 de novembro de 2012

Marmelos

Adoro marmelos. Acho que é uma fruta bastante versátil, ainda que subestimada. Acreditam que há muitas zonas em que só cultivam marmeleiros para fazer a divisão de terras? E que nunca chegam a apanhar os marmelos? Ou que utilizam os marmelos para a alimentação do gado?

Diz o ditado que Deus dá nozes a quem não tem dentes... Cá por casa os marmelos são comprados :-(... E de salgados a doces, não há destino que esta fruta não conheça... Ainda nem há uma mês comprei os primeiros marmelos e já os assei para acompanhar carne, já fiz marmelada, iogurtes de marmelo, geleia, strudel e crumble! E é só vê-los nas bancas mais uns tempos que logo lhes arranjo novos destinos :-).

Desta vez deixo apenas uma sugestão de marmelos cozidos, com uma calda deliciosa. Estes marmelos foram posteriormente utilizados num strudel e em iogurtes. Mas, claro, podem ser comidos apenas assim.

Receita aprovada pelo marido que detesta marmelos e detesta erva doce. Se isto não é um bom sinal, não sei o que seja...

_______________________________

Marmelos Cozidos


Ingredientes:

- 5 marmelos

- 100 gr de açúcar mascavado

- 1 pau de canela

- 1/2 colher de chá de erva doce (em pó ou em folha)

- 2 estrelas de anis

- 1/2 laranja cortada em quatro

- 400 gr de água


Preparação:

Coloque todos os ingredientes ao lume e assim que levantar fervura, conte 10 minutos em lume brando e desligue. Os marmelos ficarão al dente!

_____________________________________

 

2 comentários:

  1. Está tão apetitoso e com essa combinação de aromas e especiarias, deve ser magnífico!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar