sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Amoras & Iogurte

Faz parte das rotinas de Agosto a apanha de amoras silvestres. Este ano, apesar do cóccix partido, não foi excepção... Foi tão produtiva que consegui fazer doce e ainda congelar uma parte para ir matando saudades ao longo do ano.

O destino preferido cá por casa, para estas amoras congeladas, é iogurtes. Nada de muito complexo, faço um simples iogurte açucarado e junto-lhe um pouco de doce de amora (daqueles bem rápidos de se fazer, sem um ponto de açúcar forte já que é para consumo imediato). O resultado final é algo de transcendente... Recomendo vivamente!

Os que não tiverem amoras congeladas lá terão de esperar pelo próximo ano... Mas não deixem de experimentar. Porque vale a pena cada segundo despendido.

______________________________

Iogurte de amoras silvestres

[faz 8 unidades]


Ingredientes:


Para o iogurte natural açucarado:

- 1 litro de leite meio gordo

- 1 iogurte natural

- 50 gr de leite em pó

- 90 gr de açúcar


Para o doce:

- 200 gr de amoras silvestres

- 80 gr de açúcar


Preparação:

Prepare o iogurte açucarado. Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 4 minutos, 50º, velocidade 4. Coloque o iogurte em frascos esterilizados e abafe bem. Pode consultar AQUI a melhor forma de fazer todo este processo.

Prepare o doce. Sem necessitar lavar o copo, coloque as amoras e o açúcar e programe 5 minutos, varoma, velocidade 1. Findo o tempo, triture 3 segundos, velocidade 5. Deixe arrefecer e reserve.

Antes de colocar os iogurtes no frigorifico, finalizado o tempo de fermentação, distribua o doce por cada um dos frascos de iogurte.


Alternativa de preparação:

Coloque o leite a ferver com o açúcar. Deixe arrefecer até estar morno, isto é, conseguir lá colocar um dedo. Adicione o leite em pó e o iogurte e misture bem.

Coloque o iogurte em frascos esterilizados e abafe bem. Pode consultar AQUI a melhor forma de fazer todo este processo.

Prepare o doce. Coloque as amoras e o açúcar num tacho e leve ao lume até obter um doce (como é para consumir no imediato, o ponto de açúcar não necessita ser forte). Esta operação nao deve demorar mais do que 7 a 8 minutos. Deixe arrefecer e reserve.

Antes de colocar os iogurtes no frigorifico, finalizado o tempo de fermentação, distribua o doce por cada um dos frascos de iogurte.

_____________________________

 

4 comentários:

  1. O doce de amora é mesmo uma delícia! E conjugado com o iogurte fica uma pequena maravilha!
    Beijinho doce e bom fim de semana !

    ResponderEliminar
  2. Uma combinação magnífica e cor linda!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Uma verdadeira delícia!! Gosto muito de iogurtes e esses deviam estar excepcionais!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Mesmo em dificuldades não resististe ir buscar este belo fruto! :)

    E fizeste muito bem! São uma delicia! Tal como este iogurte, muito bom :)

    ResponderEliminar