terça-feira, 4 de setembro de 2012

Uma vez mais Koala

Em Julho fiz um workshop fantástico, "patrocinado" pela Koala e realizado na QB Essence em Oeiras (veja AQUI). Todos os pratos realizados eram fantásticos, mas houve um que me encheu verdadeiramente as medidas - um gelado de bolacha e doce de leite com redução de maracujá.

Assim que vi o maracujá torci logo o nariz... Não sou fã de frutos ácidos e achei que não ia gostar de todo. Pois bem, foi uma enorme surpresa... Não só porque o gelado em si era divinal, mas a própria redução completava na perfeição a sobremesa.

Claro que esta foi a primeira receita que quis fazer cá em casa para mostrar o que tinha aprendido no curso! Até porque a Koala tinha gentilmente oferecido um cabaz de produtos onde se incluía uma lata de polpa de maracujá.

Claro está que também o Mário torceu o nariz ao Maracujá... Mas no final, também ficou fã da receita na integra, com a redução. Sem surpresa.

Aqui está uma receita para repetir muitas e muitas vezes. E como a redução rende bastante, ainda deu para fazer um belo cheesecake, tal como expliquei AQUI. Espero que gostem.

A receita tal qual foi feita no curso foi servida à bola. Como fiz esta receita para sobremesa de um jantar de família, resolvi enformar o gelado. Ficou lindíssimo.

______________________________

Gelado de bolacha e leite condensado com redução de maracujá

[serve 6 pessoas]




Ingredientes:




Para o gelado:

- 1 lata de leite condensado cozido (eu coloquei uma lata de leite condensado na panela de pressão com água até metade da altura da lata e cozi por 60 minutos)

- 200 ml de natas

- 6 claras

- 10 bolachas Maria




Para a redução:

- uma lata de polpa de maracujá (565 gr)

- 200 ml de água

- 100 ml de açúcar




Preparação:

Bata as claras em castelo e reserve (na Bimby programei 6 minutos, velocidade 3 e 1/2, com a borboleta). Bata as natas em chantilly. Moa as bolachas até ficarem em pó (na Bimby programei 20 segundos, velocidade 4).

Junte delicadamente as natas e a bolacha ao leite condensado e envolva com as claras até ficar uma mistura homogénea. Leve ao congelador por cerca de 4 horas. [Opcionalmente pode forrar uma forma de bolo inglês com película aderente e verter esta mistura. Leve ao congelador pelo mesmo tempo.]

Prepare a redução. Coloque ao lume todos os ingredientes e deixe reduzir para metade do líquido, isto é, até formar um xarope. Em alternativa, coloque no copo da Bimby os ingredientes e programe 10 segundos, velocidade 6 (porque não gosto de sentir as grainhas). E depois programe 25 minutos, varoma, velocidade 2.

Deixe arrefecer e reserve até ao momento de servir. Verta por cima do gelado a gosto.

______________________________


Esta receita foi fornecida após o workshop na QB Essence, limitei-me a replicá-la e adaptá-la à Bimby.

______________________________


 

4 comentários:

  1. eu adoro maracujá! esta sobremesa está soberba! bjks

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha!
    Com esse aspecto tem mesmo que ser uma delícia.

    ResponderEliminar
  3. Sónia ... sou perdida por maracujá!
    Vou fazer , com certeza. O teu gelado ficou lindo !!! :)
    Beijinho doce !

    ResponderEliminar
  4. Adoro maracujá e esta combinação deve ser mesmo dos Deuses!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar