sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Lulas, hummmmm....

Adoro lulas... Grelhadas, em espetada, de caril, estufadas, fritas, na cataplana, enfim, adoro lulas...

Em Lisboa tenho alguma dificuldade em confiar na frescura das lulas que estão à venda... Acabo sempre por preferir comprar congeladas. E quando tenho confiança, pedem-me sempre um preço tão alto, que acabo por não comprar...

Em Milfontes vinguei-me... Comprei umas lulas fresquíssimas... Aliás todo o peixe recém apanhado em mar alto prova-me o que tanto leio nas revistas - o peixe fresco não cheira a peixe... Mas a mar! É totalmente verdade...

Deixo-vos uma das formas de que mais gosto de comer lulas, espero que gostem. Mais um vez a grandeza do simples...

____________________________

Salada de lulas grelhadas com coentros

[serve 2 pessoas]


Ingredientes:

- 3 lulas grandinhas

- 5 dentes de alho

- sal qb

- sumo de 1/2 lima

- uma mão cheia de coentros picados

- 1 folha de louro

- azeite qb


Preparação:

Grelhe as lulas com pele e sem separar a cabeça do corpo (ficam melhores no carvão, mas pode sempre fazer no grelhador). Quando estiverem tenras retire e reserve.

Deixe arrefecer e depois de frias, retire o interior do saco das lulas e separe as cabeças (retire o dente e os olhos).

Corte as lulas em argolas para uma saladeira. Junte o sumo da lima.

Numa frigideira aloure os dentes de alho laminados com uma folha de louro e azeite. Deite tudo em cima das lulas (retire o louro) e termine com coentros picados. Rectifique temperos e sirva morna.

____________________________

 

4 comentários:

  1. Também sou grande fã de lulas!Adoro !
    As tuas ficaram a chamar por mim, e ainda por cima assim fresquinhas sabem sempre melhor!

    Beijinho doce e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. eu também gosto e realmente são caras tal como o polvo. gostei da sugestão, bjks

    ResponderEliminar
  3. Adoro lulas de todas as maneiras e combinadas com seja o que for!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar