quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Compota de aproveitamentos

Isto de estar de férias duas semanas, em apartamentos, com a casa às costas, tem que se lhe diga, mas confesso... Que, de certa forma, prefiro! Há inúmeras vantagens: gasta-se menos, come-se de forma mais equilibrada e em menos quantidade, come-se às horas que se quer (ou melhor, que a Joana quer) e normalmente tem-se mais espaço do que num quarto de hotel.

Desde que a Joana nasceu que comer em restaurantes pode ser um problema... Porque nem sempre gosta do mesmo que nós, porque estraga mais do que come e porque muitas vezes os horários em que tem fome, não se coadunam com os horários de serviço... Isto significa que muitas vezes saímos para comer só porque ela diz que tem fome, come uma garfada e tudo o resto ou acaba por ser desperdício ou comido por nós, muitas vezes já sem apetite.

Assim, vamos comer fora apenas quando queremos, bem como comemos em casa quando nos apetece. É apenas mais uma opção, o que com crianças acaba por ser fantástico.

Pois bem, depois de uma semana pelo litoral alentejano, romamos ao Algarve. E alguma da fruta que sobrou, veio de viagem também... Com o calor acabou por ficar um pouco murcha e o próprio frigorifico deste segundo apartamento não esta a funcionar da melhor forma, congelando tudo o que lá coloque.

Cá comigo não há desperdícios e resolvi fazer uma compota de aproveitamentos. E assim um cacho de uvas, uns poucos de figos e uma cenoura acabaram por ter um fim mais digno do que o lixo. E que bem que soube com um pãozinho acabado de torrar, acompanhado por um belo batido de banana, que em breve deixo aqui a receita.

________________________________

Compota de figo, uva e cenoura (aproveitamentos)


Ingredientes:

- 40 gr de cenoura (1 pequena)

- 270 gr de figos inteiros (cerca de 8)

- 340 gr de uvas pretas (peso descaroçadas)

- 1 lima

- 350 gr de açúcar


Preparação:

Retire a casca à lima e corte a polpa em quatro partes. Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby, com excepção da casca da lima. Programe 5 segundos, velocidade 5.

Adicione a casca e programe 30 minutos, 100º, velocidade 1. Coloque o cesto por cima para não respingar e programe mais 10 minutos, varoma, velocidade 1. Retire a casca.

Como tem pouca quantidade de açúcar, aconselho a conservar em frascos esterilizados no frigorifico, depois de arrefecer.


Alternativa de Preparação:

Retire a casca à lima e corte a polpa em quatro partes. Coloque todos os ingredientes num tacho e deixe cozinhar em lume brando.

Deixe apurar até obter o ponto estrada (deve demorar cerca de 30 minutos), isto é, até passar com uma colher no fundo do tacho e ficar desenhada uma estrada. Retire a casca.

Como tem pouca quantidade de açúcar, aconselho a conservar em frascos esterilizados no frigorifico, depois de arrefecer.

________________________________

 

5 comentários:

  1. a Bimby e a Mycook são do melhor que pode haver para preparar compotas... eu não quero outra coisa.
    e esta tua ideia de fazer uma compota tutti-fruti parece-me perfeita.
    quem disse que a compota tem de ser de uma fruta só??

    ResponderEliminar
  2. Ficou optima, essa combinação de frutas, o aspecto é delicioso.

    Bjokas

    Paula

    ResponderEliminar
  3. Super interessante e espectacular resultado o desta receita!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar