segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Quadradinhos de porco...

Esta semana tenho andado em modo automático… Eu sei que já devia estar a descansar, sei que já devia estar a gozar umas merecidas férias, mas resolvi investir num curso intensivo de dança, à noite, o que me tem obrigado a atalhar caminho no que toca a jantares… [Esta receita foi preparada para publicar no final de Julho de 2012. Mal sabia eu que tinha de ser forçada a parar com uma fractura no cóccix. Ainda assim, resolvi manter o texto original.]

Num destes dias, julgava eu que tinha tirado umas bifanas, mas afinal tinha tirado uns cubos de carne de porco e vi-me com 15 minutos para improvisar o jantar e 15 minutos para o engolir.

Ainda pensei em carne de porco à alentejana ou à portuguesa, mas já não tinha massa de pimentão em casa, por isso… tive de procurar outra solução.

E como é nestas alturas que mais me sinto inspirada, acabei por fazer uma refeição soberba… O incrível desta história é que usei cerveja preta na sua confecção… Não é que seja algo do outro mundo, mas… O facto de estar fora da validade desde 2009 realmente torna esta receita única.

Mas a verdade é que ficou deliciosa e nenhum de nós apanhou qualquer intoxicação alimentar! E sem dúvida será uma receita a repetir muitas e muitas vezes, mas espero que com cerveja dentro da validade…

____________________________________
Carne de Porco com camarão e cerveja preta

[serve 3 pessoas]


Ingredientes:

- 750 gr de carne de porco da pá em cubos (pode usar lombinho)

- 8 camarões

- 3 colheres de chá de pimentão-doce em pó

- 1 colher de chá de sal grosso marinho

- 4 (+ 4) colheres de sopa de cerveja preta

- 8 dentes de alho

- 4 folhas de louro

- azeite qb

- coentros qb


Preparação:

Tempere a carne de porco com sal e pimentão-doce. Adicione 4 colheres de sopa de cerveja preta e deixe marinar enquanto prepara o restante.

Descasque os alhos e dê uma pancadinha com a faca. Descasque os camarões e abra as costas para retirar a tripa.

Coloque um fio de azeite numa frigideira anti-aderente e cozinhe os camarões, devendo ser suficiente cerca de 3 minutos de cada lado. Retire e reserve.

Escorra a carne da marinada e frite no azeite (se necessário junte mais um pouco), juntamente com os alhos esmagados e as folhas de louro. Quando estiver lourinha retire e junte aos camarões.

Na frigideira deite a marinada reservada e junte mais 4 colheres de sopa de cerveja preta. Deixe ferver e reduzir. Junte a carne e o camarão e desligue o lume. Polvilhe com coentros a gosto e acompanhe com batatas fritas aos cubos.

____________________________________

 

8 comentários:

  1. Uma improvisação maravilhosa e com uma aspecto divino!!
    Beijinhos grandes e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Lia pela tua visita e carinho :-).

    ResponderEliminar
  3. Ficou bem apetitoso esse pratinho!!!
    :D
    Beijocas grandes !!!
    Boa semana ;)

    ResponderEliminar
  4. Agora ri-me a lembrar-me do meu D. sempre a perguntar se os ingredientes estão dentro do prazo de validade ... Em alguns produtos também passo por cima do prazo de validade, aliás, por vezes não é o produto em si que determina a existência de um prazo de validade, mas sim a sua embalagem. Gostei muito desta sugestão. A cerveja preta casa lindamente com a carne de porco.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso da cerveja Carla a única coisa que se perde é o gás... Estava óptima. Como nos cá por casa não bebemos álcool, o que compramos para festas de aniversario acabam irremediavelmente na comida ou fora da validade :-)

      Eliminar
  5. Resolveste muito bem a questão, tens aí uma delícia de sugestão!

    ResponderEliminar
  6. Olá

    E que belo pratinho saiu eu gostei :D

    Bjs

    ResponderEliminar