quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sesimbra...

Numa ida a Sesimbra não resisti a ir à praça e a comprar um belo de um tamboril. Peixinho a cheirar a mar, feio como só o tamboril sabe ser, mas apelativo e versátil. Pus-me logo a imaginar as mil e uma receitas fantásticas que podia fazer com 2 kg de peixe!

Bem que pedi ao senhor para me colocar no saco apenas o lombo... Mas nem imaginam a cara do homem, como se tivesse dito a coisa mais herege e chocante que alguma vez ouviu na vida... Nem fui capaz de argumentar... Lá aceitei, com humildade, o saco com o bicho bem limpinho e 'todinho para aproveitar' e vim para casa a mentalizar-me que tinha de ser uma dona de casa poupada e que talvez pudesse dar um fim digno para todas aquelas partes gelatinosas que sobram...

Mas cada coisa a seu tempo... E claro está, resolvi cozinhar o lombo primeiro! Ainda pensei em algo mais elaborado, mas a pressão do tempo e a Joana agarrada às minhas pernas a gritar com fome, orientou-me para algo rápido! E resolvi fazer uma bela moqueca (inspirada numas revistas brasileiras fantásticas que a minha amiga Anabela M. me trouxe da sua temporada pelas terras brasileiras).

Claro está que as receitas lá por casa raramente são seguidas... E desta vez não foi excepção. Adapta-se daqui, adapta-se dali e voilá sai algo que agrade a todos. E é bom ouvir no final da refeição o Mário dizer "adorei isto e não gosto de moqueca!". Há amigos que dizem que é o amor a falar. Mas eu acho que dois pratos vazios não se fingem...

________________________________________

Moqueca de tamboril

[serve 4 pessoas]




Ingredientes:

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- 2 colheres de sopa de óleo de palma

- 1 pimento vermelho

- 10 camarões

- 3 tomates

- 600 gr de tamboril (lombo)

- 300 ml de leite de coco

- sal e pimenta qb

- caju qb

- coentros qb




Preparação:

Tempere o peixe de sal e pimenta e reserve. Coloque no copo a cebola e os alhos e pique 5 segundos, velocidade 5. Adicione o óleo de palma e programe 5 minutos, varoma, velocidade 1. Adicione o tomate e pique 3 segundos, velocidade 5. Adicione o leite de coco e programe 5 minutos, varoma, velocidade 1. Adicione o tamboril e o camarão e programe 5 minutos, 100º, velocidade colher inversa.

Sirva quente com caju (neutro, sem sal) por cima e coentros picados.





Alternativa de preparação:



Tempere o peixe de sal e pimenta e reserve. Corte a cebola e o alho miudinhos e refogue com o óleo de palma. Adicione o pimento, o tomate cortado em pedaços pequenos, o camarão e o tamboril. Regue com o leite de coco e deixe cozinhar lentamente (cerca de 15 minutos e está pronto).

Sirva quente com caju (neutro, sem sal) por cima e coentros picados.




Nota: acompanhei com arroz branco, bem soltinho.

_______________________________________________




 

3 comentários:

  1. Que aspecto tão bom tem a tua refeição, bem colorida e de aspecto caseiro delicioso!

    ResponderEliminar
  2. O melhor de tudo luisa é que não é so aspecto :-) mas tambem sabor! Ficou delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Ficou realmente com muito bom aspecto e imagino que o sabor tenha sido ainda melhor :)
    um beijinho

    ResponderEliminar