terça-feira, 22 de maio de 2012

Um peixe chamado... Wanda?

Para mim peixe cozido e peixe grelhado é sinónimo de comida para doentes. A melhor forma de cozinhar e comer peixe, é assado no forno… Pelo-me por pargo assado no forno. Quem diz pargo, diz outro peixe qualquer… O que importa é mesmo o molhinho, as batatas, a cebola caramelizada e os alhinhos… e claro, muito pão!

Ainda que não seja um prato muito expedito para fazer durante a semana, confesso que não me importaria de jantar um pouco mais tarde para comer este verdadeiro pitéu… Daí que me lembrei de deixar esta sugestão para hoje… Porque apesar de ter comido no fim-de-semana, já estou de desejos novamente… Realmente não me consigo saciar!

_________________________________________

Pargo Assado no forno

[serve 2]


Ingredientes:

- 2 pargos legítimos/mulatos pequenos ou um grande

- 150 ml de vinho branco

- 50 + 30 ml de azeite de boa qualidade

- 1 cebola grande

- 5 dentes de alho

- 2 colheres de sopa de polpa de tomate de compra

- 6 tomates cereja ou 1 tomate médio maduro

- 2 folhas de louro

- 2 folhas de sálvia

- 2 hastes de tomilho

- 2 hastes de salsa

- 500 gr de batata (+ ou -)

- sal qb


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Numa assadeira coloque cerca de 30 ml de azeite. Lave bem o(s) pargo(s) e recheie a cavidade onde estavam as tripas com a folha de louro, a sálvia, a salsa e o tomilho. Salgue o peixe e reserve.

Corte a cebola às rodelas e lamine os alhos. Coloque metade das cebolas cortadas no fundo da assadeira e coloque o peixe por cima. Disponha as batatas em torno do peixe (cortadas em cubos, se forem grandes ou inteiras se forem pequeninas) e tempere de sal. Distribua a restante cebola e os alhos por cima do peixe e das batatas. Num copo misture o vinho branco com cerca de 50 ml de azeite, a polpa de tomate e o tomate cortado em pedaços pequenos. Misture bem e regue o peixe e batatas.

Leve a assadeira ao forno cerca de 45 minutos. Para dar um pouco de cor, aumente a temperatura. Vá vigiando e quando estiver ao seu gosto, desligue.


Nota: se tiver tarifa bi-horária, e o forno for a electricidade, opte por utilizar o forno em horários mais económicos. E já que o ligou, porque não fazer pão ou um bolinho para a semana?

_________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário